segunda-feira, 28 de março de 2016

Tinta que absorve poluição é criada por cientistas de universidade italiana

A tinta está sendo testada em um túnel com grande circulação de veículos. A cidade de Roma está na lista das vinte mais poluídas de toda a Europa.

imagem de www.absolutroma.com
Uma tinta que absorve a poluição está sendo testada, em Roma. Esse é o tema da crônica dos nossos correspondentes na Itália, Ilze Scamparini e Maurízio Della Costanza.
A tecnologia nova está sendo desenvolvida por cientistas de uma universidade italiana e já está em algumas áreas turísticas da cidade.
Na lista das 20 cidades mais poluídas da Europa, uma das medidas adotadas pela prefeitura de Roma, foi apostar na microtecnologia contida em uma tinta. A primeira experiência na capital italiana aconteceu em uma passagem subterrânea, há mais de oito anos.

O túnel Umberto I, de 9 mil metros, continua branco. Ele foi inaugurado em 1902, para se chegar mais rápido à praça Di Spagna, da colina do Quirinal, e possui um tráfego intenso.

O que parece uma simples tinta pode se tornar um instrumento eficaz contra a poluição. Feita a base de cimento, e de um princípio ativo fotocatalítico, a tinta é capaz de "engolir" a poluição do ar e reduzir pela metade.
Os testes de laboratório mostram os gases de escapamento entrando numa caixa de acrílico, que reproduz um prédio pintado com a tinta antipoluição. Assim que a luz é acesa, ativa as substâncias presentes na tinta, como o dióxido de titânio, reduzindo imediatamente os níveis dos poluentes, em mais de 50%. Assim que a luz é apagada, os níveis voltam aos valores iniciais.

imagem de www.asb.sk

O mesmo acontece com a pintura e as partículas contaminadas. A combinação da luz natural com o produto, cria oxidantes radicais que interagem com esses poluentes do ar e os transformam em moléculas de sal. A tecnologia funciona também com a luz artificial.

Três semanas antes da pintura do túnel, foi feita uma pesquisa sobre os níveis da sujeira do ar lá dentro. Depois de pintado, uma nova pesquisa revelou um corte de 51% dos gases poluentes.
Se alguém atravessar, a pé, os 400 metros deste túnel, vai sentir que o cheiro de gás carbônico realmente diminuiu.

A invenção foi apoiada pelas pesquisas da faculdade de engenharia química da universidade de Roma, La Sapienza, e está sendo usada para obras públicas.

Os estudos indicam alguns cálculos. Uma parede de um metro quadrado pintada com a tinta antipoluição possui o mesmo efeito de uma árvore alta. Cem metros quadrados eliminam os gases poluentes produzidos em um ano por 12 automóveis. Dentro de casa, a tinta pode comer bactérias, vírus e fontes de mal cheiro em até 90%.

A tinta está sendo testada em superfícies de metal. Em breve, até os carros poderão engolir a poluição que produzem.

Em metrópoles como esta, onde o número de automóveis é quase igual ao de pessoas, pode fazer diferença. Os romanos agradecem. As obras de arqueologia e arte também.
Abaixo mais informações técnicas!!

A tinta é feita a base de dióxido de titânio (TiO2), que é uma substancia que possui um principio fotocatalítico, capaz de acelerar o processo de destruição de poluentes atmosféricos e  quando recebi radiação UV, o dióxido é ativado tornando a superfície  onde se encontra autolimpante.  Os poluentes são transformados em nitratos sais (nitratos e carbonos) que são removidos com água.

Esses sais não são tóxicos e são dissolvidos na água da chuva em concentração muito baixa, abaixo ainda dos limites das quantidades existentes na água que bebemos.

Alguns experimentos feitos pelos cientistas, na cidade de  Roma, comprovaram que um metro quadrado pintado com a tinta antipoluição conseguiu absorver a mesma quantidade de gases tóxicos que uma árvore de grande porte.
imagem de http://mundoengenharia.com.br/
O dióxido de titânio tem muitas aplicações vejam algumas :
  • Corante industrial – É o pigmento branco mais utilizado devido ao seu brilho, alto índice de refração e à sua baixa deterioração ao longo do tempo. É ainda aplicado de forma a tornar mais brancas e opacas as tintas, revestimentos, plásticos, papéis, assim como em todos os produtos de decoração brancos.
  • Corante dentífrico – Praticamente todas as pastas de dentes levam dióxido de titânio de forma a produzir uma pasta mais branca.
  • Corante alimentar – Usado em pastilhas elásticas, rebuçados e gelados brancos, e inclusive no leite, sendo estes apenas alguns dos exemplos.
  • Corante têxtil – Tecidos sintéticos conseguem um branco perfeito devido ao dióxido de titânio.
  • Cosméticos – O dióxido de titânio é usado em cosméticos para a pele e protetores solares como um bloqueador físico, devido ao seu alto índice de refração e à sua grande capacidade de absorver a luz UV.
  • Purificação da água – O dióxido de titânio funciona como um filtro, bloqueando a passagem de qualquer contaminante. Também pode ser usado para dessalinização da água.
  • Construção civil – O cimento branco, bem como cerâmicas e revestimentos brancos têm na sua constituição dióxido de titânio.
  • Baterias – Baterias com ânodo formado por nanopartículas de dióxido de titânio podem durar até duas vezes mais que os modelos tradicionais.
  • Corretivos líquidos- Para deixar o aspecto esbranquiçado.
  • Remédios.
FONTES:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/03/tinta-que-absorve-poluicao-e-criada-por-cientistas-de-universidade-italiana.html
http://mundoengenharia.com.br/tinta-antipoluicao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário