sexta-feira, 11 de março de 2016

A importância de ser resiliente

A resiliência: a arte da sobrevivência (por Bruna Garcia)
imagem de comoumfarolquebrilha.com
Ser resiliente vai muito além de aceitar as coisas que nos acontecem de bom grado. É aceitá-las e reconhecer que independente do acontecido, sempre será a oportunidade para um novo aprendizado.

A adaptação ao novo requer grande parcela de paciência e otimismo. De uma hora para outra tudo pode mudar em nossas vidas, acontecimentos em vários pontos das nossas vidas podem causar uma ruptura da estrutura atual em que vivemos. E como encarar isso? A forma mais fácil é praticando a resiliência, que nada mais é do que voltar ao seu estado natural após passar por situação crítica ou de forte estresse.

Grandes mudanças vêm inesperadamente e o desfecho positivo delas está inerente a como você se adapta à nova realidade. Temos conhecimento de várias pessoas de sucesso que souberam extrair de suas maiores dificuldade a principal motivação para virar o jogo e serem os mestres de suas vidas. As dificuldades estão aí para serem superadas, para servirem de aprendizado a cada um de nós. Temos a mania de achar que sempre o gramado do vizinho é mais verde e não imaginamos quais batalhas diárias ele trava para conseguir mantê-lo verde e bonito. A capacidade de superar obstáculos nos leva a lugares inimagináveis, nos faz adquirir autoconhecimento. Adotar certos hábitos pode ser uma grande ferramenta para superar obstáculos e conseguir tornar sua vida incrível.

O termo resiliência é empregado nas mais diferentes áreas. É muito usado na psicologia, na administração, na física, entre outros.

Muitas pessoas nascem com essa qualidade, mas isso não quer dizer que não possamos aprimorá-la no decorrer da vida. Muitas outras qualidades nos ajudam a nos tornarmos mais resilientes: uma delas é a empatia, capacidade de sentir o que o nosso semelhante está sentindo; outra é o otimismo, pois pessoas otimistas se adaptam muito melhor a mudanças, já que as mesmas conseguem sempre extrair o melhor nas mais diferentes situações; analisar seu ambiente também é importante, pois pode ser uma grande estratégia para reconhecer a origem de muitos dos problemas. E a principal: sempre ter em mente a solução, não o problema. A existência do problema é algo que foge ao nosso alcance, o importante é lembrar-se do foco na sua solução. Ficar se lamentando não é uma estratégia boa.

E se analisarmos direitinho, vemos como somos cercados de pessoas incríveis que souberam extrair de momentos terríveis de suas vidas e transformaram nos melhores momentos que poderiam ter. Histórias de superação de doenças, de superação da condição financeira e profissional. Com certezas essas pessoas não vieram com uma marca de nascença que as fariam ser vencedoras e sim souberam se adaptar às mais inóspitas situações e foram resilientes o suficiente para alcançarem o sucesso. 

Dias atrás ouvi um relato de um jovem amigo enfermeiro, casado com uma médica recém formada que estava maravilhada com sua vida dentro da medicina. Ele não conseguia imprimir o mesmo amor à profissão dele e a seguia pelo Brasil atrás das especializações dela, não se apegando à sua profissão e de fato infeliz com ela. Se punia por ter “desperdiçado” o tempo na faculdade estudando algo com que realmente não se identificava, permitiu que a vida o levasse sem que ele desse o rumo nela, vivia na sombra da esposa, que era apaixonada por sua profissão e ele seguia aceitando sua infelicidade.
imagem de fernandafuscaldo.com.br
Num novo emprego em uma nova cidade, foi hostilizado por um médico em seu primeiro plantão e aceitou, pois sendo novo na cidade seria difícil conseguir outro emprego na sua área. Novamente no plantão seguinte foi hostilizado, só que dessa vez formalizou seu pedido de demissão. 

E nesse momento ele ficou preocupado com o que faria, numa nova cidade e desempregado. Foi quando ele resolveu seguir seu coração e se adaptar com a mudança. Foi onde ele descobriu a energia que o movia e mudou completamente a profissão e se tornou um editor de vídeos de uma emissora conceituada. Toda sua vida mudou a partir de um acontecimento ruim. Mas hoje ele agradece profundamente àquele médico ranzinza que mudou completamente a vida dele.
Outro caso de superação que me inspira muito é o da Aimee Mullins, atriz, modelo, atleta com diversos recordes e medalhas olímpicas em seu currículo. Hoje palestrante, nascida no estado americano da Pensilvânia, faz da sua principal missão espalhar que a superação está dentro de cada um de nós. Ainda bebê, com aproximadamente 1 ano, teve que amputar as 2 pernas logo abaixo do joelho devido a uma má formação óssea rara, mas isso não a fez parar. E hoje ela deixa seu legado através de diversas palestras que faz pelo mundo. Busca novas tecnologias para as próteses, para que possa ajudar pessoas que passaram por processos de amputação também. Ela é um exemplo lindo de pessoa resiliente.

E nós estamos esperando o quê? Vamos mudar nossa realidade e arquitetar um presente e futuro lindos, nos desprendendo do passado, trazendo dele apenas uma linda lição para nosso futuro promissor?

Dentro de cada um de nós existe a força da mudança da superação. Às vezes precisamos achar o caminho para a mudança, alguns problemas nos fecham a mente e não nos permitem enxergar o oásis que está logo ali. Nenhum problema pode ser maior do que a vontade de solucioná-lo. Nenhum conformismo é capaz de mudar algo. A felicidade pode estar onde menos se espera. Saia da sua zona de conforto e descubra como é bom viver.

FONTE: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/a-importancia-de-ser-resiliente/92966/

Nenhum comentário:

Postar um comentário