terça-feira, 10 de maio de 2016

ESTUDO REVELA QUE USAR ESMALTE PODE ENGORDAR... (Nooooossaaaa... será mesmo!?)

Existe uma imensa quantidade de coisas que comemos e que podem contribuir para o ganho de peso. Mas você sabia que o esmalte que usamos (sim... homens e mulheres tá?!!) também pode influenciar nos quilinhos a mais na balança?
A revelação chocante é de um estudo recente publicado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

esmalte engorda
Foto: Istock/triocean
De acordo com os pesquisadores, o  fosfato de trifenila, uma substância presente na maioria dos esmaltes, está fortemente ligada ao hormônios. 

O excesso dessa substância altera o organização hormonal e pode levar ao aumento de peso, além de afetar o desenvolvimento neurológico e até mesmo o ritmo de crescimento durante a puberdade.

Segundo a co-autora do estudo, Kate Hoffman, essa descoberta indica uma necessidade de reformulação das leis que dizem respeito à venda de comésticos. “Precisamos nos certificar de que todos os componentes são seguros antes de colocá-los à venda e expor o corpo das pessoas a eles”, alerta.

O fosfato de trifenila, chamado também de TPHP ou trifenilfosfato, foi encontrado em cerca de 1500 esmaltes dos 3000 testados no estudo. A princípio, a recomendação é verificar o rótulo da embalagem e evitar os produtos que contenham a substância.
OP(OPh)3.png
Fosfato de trifenila
----------------------------------------------
Fosfato de trifenila, citado como trifenilfosfato, é o composto químico orgânico aromático organofosforado com a fórmula OP(OC6H5)3. Este sólido incolor é o éster (triéster) do ácido fosfórico e fenol. É usado como um plastificante e um retardador de chama.

É abreviado na literatura técnica seguidamente como TPP (do inglês triphenyl phosphate). É insolúvel em água e apresent ponto de fulgor de 435 °F. É classificado com o CBNumber CB9233809 e MOL File 115-86-6.mol.
----------------------------------------------

Quem diria, não?

FONTES:
http://www.vilamulher.com.br/beleza/unhas/estudo-aponta-que-usar-esmalte-pode-engordar-m1215-714481.html?utm_source=me&utm_medium=site&utm_campaign=r7_editorial

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fosfato_de_trifenila

Nenhum comentário:

Postar um comentário