quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

24 Ensinamentos que 2016 me deu (excelente leitura!) e... FELIZ 2017!!

Resultado de imagem para 24 Ensinamentos que 2016 me deu
imagem de www.contioutra.com
Por Amanda Areias

2016 foi um ano de muita turbulência, onde muitas coisas aconteceram.

Para os que acreditam em astrologia, esse ano foi um ano de encerramento, de muitos términos, onde muitos ciclos se acabaram, o que trouxe muitas coisas ruins, mas também muitas coisas boas.

Eu sempre acreditei no poder da mudança. Acho que mudanças são extremamente importantes na vida de cada um, e que devemos saber apreciá-las e tirar o melhor de cada uma delas.

2016 foi um ano de muitas mudanças para mim, e com tudo isso eu aprendi muita coisa que com certeza levarei pros anos seguintes.

24 coisas que 2016 me ensinou:

1. As pessoas são temporárias nas nossas vidas. Todas. E todas se vão exatamente no momento que deveriam ter ido. Não adianta chorar nem reclamar, se é o momento delas irem embora, elas vão.

2. Crescer, muitas vezes, significa se sentir sozinho.

3. As pessoas que você tem ao seu redor têm um impacto direto em como você se sente. Se elas não estão te fazendo bem, por que continuar ao lado delas?

4. Pessoas que você nunca imaginaria que sairiam da sua vida, na maioria das vezes, saem. E não tem problema.

5. A sua felicidade deve vir sempre em primeiro lugar.

6. Ajudar os outros te faz crescer como pessoa.

7. Você nunca conhece alguém tão bem quanto você pensa que conhece. E saber disso é o primeiro passo para não se decepcionar.

8. Os problemas do mundo não são seus para você carregar nas costas. As injustiças do mundo não são culpa sua. Trabalhe para melhorá-los, mas não se culpe se não conseguir.

9. Às vezes você vai sentir falta de pessoas que te machucaram. Não tem problema. Isso significa que elas foram importantes na sua vida e que você soube amá-las.

10. Aprenda a perdoar.

11. Você vai crescer, e você vai se distanciar cada vez mais da pessoa que você já foi um dia. Certifique-se que você está se distanciando na direção certa.

12. 365 dias podem mudar muita coisa.

13. Lutar pelo o que você acredita vai te trazer muita dor de cabeça e muita decepção, mas é extremamente necessário. Não desista.

14. Não se compare com os outros. A vida não deveria ser uma grande competição entre quem é mais bem sucedido, bonito ou popular. Cada pessoa tem seu brilho próprio. O sucesso de uma pessoa não significa o seu fracasso.

15. Gaste o dinheiro que você ganha com experiências, não com coisas materiais.

16. Não ponha a sua felicidade nas mãos de outras pessoas. Elas vão derrubar. Elas sempre derrubam.

17. Aprenda a admitir que está errado, quando estiver.

18. Tente não se preocupar com o que os outros pensam de você. Se conseguir, me conte como.

19. SE IMPONHA. Não tolere o desrespeito e não tenha medo de dizer o que você pensa.

20. Se informe antes de opinar sobre qualquer assunto. O mundo não precisa da sua opinião em todos os assuntos.

21. Não importa o que você faça ou diga, as pessoas vão sempre acreditar no que elas querem acreditar.

22. Aprenda a escolher as suas batalhas. Existem coisas que simplesmente não valem a pena.

23. Não desista, tem sempre alguém se inspirando em você.

24. Comece hoje aquele projeto que você tem em mente, ou comece a aprender a tocar aquele instrumento que você sempre quis, ou aquele idioma que você sempre quis falar, ou comece hoje a juntar dinheiro pra aquela viagem que você sempre quis fazer. Daqui a um ano você vai desejar ter começado agora.

Feliz 2017!

FONTE: 
http://www.contioutra.com/24-ensinamentos-que-2016-me-deu-o-11-e-o-mais-importante/

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

CARBONO COM SEIS LIGAÇÕES (Um presente de Natal 2016)

Essa é uma daquelas notícias que mexe com todo mundo, pois rompe conceitos tidos como estabelecidos na química. É o caso do carbono, que era tido como tetravalente, capaz de fazer quatro ligações com outros átomos...

Contudo, cientistas obtiveram uma estrutura cristalina indiscutível contendo o dicátion (carga +2) do hexametilbenzeno, confirmando que essa espécie possui uma estrutura não-clássica, com um átomo de carbono fazendo seis ligações.

Os químicos sempre estão fascinados em encontrar exceções a regras clássicas como a tetravalência do carbono. O cátion hexametilbenzeno, C6(CH3)62+, preparado pela primeira vez em 1973, era forte candidato a possui um átomo de C hexacoordenado e que o anel não era planar como no caso do benzeno. Pois o que era suposição foi agora confirmado em um artigo publicado na revista Chemical and Engineering News (da American Chemical Society), volume 94, n. 49, p. 13, 19 de dezembro de 2016. (http://cen.acs.org/articles/94/i49/Six-bonds-carbon-Confirmed.html?type=paidArticleContent).

Na figura, pertencente ao artigo, o átomo de C no topo do anel é o hexavalente.

15697601_1483739581655109_4297183810918328272_n


Será que as provas de Química Orgânica vão mudar?
A Química continua se superando...

FONTE: Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Você sabe qual a verdadeira diferença entre perfume, colônia, eau de toilette e eau de parfum?

Mas... o que isso tem a ver com QUÍMICA? Simplesmente TUDO, pois aborda as concentrações de essência (óleos essenciais) numa solução (perfume...etc.), então vamos lá!!

perfumes
imagem de http://www.jornalciencia.com/
Parfum, eau de parfum, eau de cologne, eau de toilette. Você já deve ter lido isso diversas vezes em lojas de perfumes e ficou extremamente confuso. No entanto, essas definições não são apenas marketing, elas simplesmente indicam a composição de cada fragrância, que determinará a intensidade da concentração e por quanto tempo ela ficará em sua pele.

As fragrâncias são misturas complexas do que a indústria de cosméticos chama de matérias-primas. Essas matérias podem ser extraídas de fontes naturais ou sintéticas, em forma de óleos que, posteriormente, serão dissolvidos em solventes (normalmente álcool) para preservar uma mistura de aromas agradáveis. Quanto maior for a concentração desses óleos, maior será a intensidade da fragrância e o tempo que ela durará na pele. Mas então, qual a diferença entre fragrância, perfume,toilette e colônia?


diferenca-entre-perfume-colonia-eau-de-parfum
imagem de http://www.jornalciencia.com/
A fragrância nesse caso, é um termo genérico e unissex usado para o perfume. As fragrâncias vêm em muitas formas e são chamadas de diferentes nomes, mas que geralmente se enquadram nessas categorias:

1 – Eau Fraiche
Trata-se da versão mais diluída de uma fragrância, geralmente com 1% a 3% de óleos essenciais dissolvidos em álcool e água. Geralmente fica na pele por menos de uma hora.

2 – Colônia (eau de cologne)
É o termo mais antigo para perfume, usado na América do Norte para identificar perfumes masculinos. São leves, frescos, frutados e geralmente compostos de 2% a 4% de óleos essenciais em álcool e água. Tendem a ser usados por pessoas mais jovens e normalmente duram cerca de duas horas na pele.

3 – Toilette (eau de toilette)
Trata-se de spray com composição de 5% a 15% de essência pura (óleos essenciais) de perfume dissolvida em álcool. Normalmente, pode durar cerca de 3 horas na pele.

4 – Perfume (eau de parfum)
Historicamente não possui um gênero definido, sendo usado para descrever perfumes masculinos e femininos, além de ser o melhor termo para descrever uma fragrância. Sua composição é de 15% a 20% de essência (óleos essenciais) de perfume puro e pode durar cerca de 5 a 8 horas na pele.

5 – Perfume (parfum)
Trata-se da corruptela da frase em latim per fumun (através da fumaça, em português). É a mais cara e mais concentrada de todas as fragrâncias. Ligeiramente mais oleoso, o perfume é composto de 20 a 30% de essência pura (óleos essenciais). Uma única aplicação pode durar até 24 horas na pele.

Se você está pensando em comprar um novo perfume, saiba que estudos científicos sugerem que cada indivíduo é capaz de possuir uma fragrância que funcione melhor de acordo com o odor natural do corpo. Sendo assim, a dica aqui é não comprar um perfume de acordo com a recomendação de outra pessoa: você precisa testá-lo em seu odor natural, e as lojas de não são os lugares mais recomendados para fazer isso, já que existem muitas outras fragrâncias no ar. Sendo assim, aqui vão algumas dicas de como você pode testar essas fragrâncias:
 – Aplique o perfume em cada pulso e parte interna do cotovelo;
– Entre uma fragrância e outra, experimente limpar o seu olfato com algo forte, como grãos de café;
– Evite usar as tiras de papéis fornecidas pela loja, o cheiro que está ali não será o mesmo em sua pele;
– Após testar as fragrâncias no corpo, saia da loja e faça um intervalo de até uma hora para verificar como a fragrância se comporta na pele.

FONTE: http://www.jornalciencia.com/voce-sabe-qual-a-verdadeira-diferenca-entre-perfume-colonia-eau-de-toilette-e-eau-de-parfum/

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Utilidade pública: Cheiro ruim nos ralos e vasos? Conheça alguns "remédios" naturais para eliminá-lo

Resultado de imagem para mau cheiro banheiro
imagem de A InfoDicas
Acabar com o mau cheiro que vem dos ralos é um grande desafio para quem cuida da casa. E a questão do cheiro de esgoto que as vezes vem da pia, outras do vaso sanitário, é um problema muito comum.

Não importa o quão limpos estejam o banheiro ou a cozinha: dos ralos pode sair um cheiro horrível (para não dizer fedor), que acaba se espalhando por toda a casa. Nos supermercados não é difícil encontrar produtos específicos, frascos com substâncias químicas que desobstruem os canos: porém, o problema é que se tratam de produtos corrosivos, além de danosos ao meio ambiente. Por isso, vale muito a pena recorrer à uma solução natural, que além de ser simples de utilizar, é praticamente grátis.

Um conselho, sempre válido para evitar o mau cheiro proveniente dos encanamentos, é o de evitar de jogar no vaso ou nos ralos, produtos degradáveis, como – por exemplo – resíduos orgânicos.

Na verdade, a causa principal do problema de fedor está próprio no uso exagerado e prolongado de detergentes e sabões. Se trata de substâncias que se fixam nas paredes internas dos canos, formando uma camada (gosma) de gordura (eca): consequentemente, no momento em que essa camada começa a se desmanchar, a se degradar, começa a surgir aquele cheiro horroroso que todos nós conhecemos.

O que você precisa saber para uma manutenção correta do encanamento

Dentro das tubulações existem pontos, projetados para essa finalidade, nos quais a água fica retida e parada: é justamente aqui que, com o passar do tempo, se desenvolvem as bactérias e o mofo. Não esquecendo que, as vezes, até mesmo o material com que são vedados os canos e as juntas (borrachas) podem sofrer evidente degradação, e o mesmo vale para os componentes das torneiras: resultando um cheiro de silicone ou de plástico que pode ser desagradável para muitas pessoas. Em geral, quanto mais velhos são os canos, mais eles representam um ambiente adequado para a proliferação de bactérias: nas tubulações menos recentes, as substâncias em decomposição formam camadas umas sobre as outras, misturando-se com a água parada alí dentro. Você pode imaginar o resultado.
imagem de amigaironica.com.br 

Um produto natural contra o mau cheiro

Um possível remédio natural contra o mau cheiro dos canos requer o uso de: um copo de água, um copo de vinagre de vinho branco e cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em primeiro lugar, é necessário colocar o vinagre e a água dentro de uma panela e deixar essa mistura ferver. Enquanto isso, você pode colocar as cinco colheres de bicarbonato nos ralos que deseja tratar, prestando atenção para que todo o conteúdo caia lá dentro. No momento em que a mistura de água e vinagre começa a ferver, tire-a do fogo e despeje-a diretamente no ralo. Você verá imediatamente que essa mistura desencadeia uma reação que formará uma espuma: não se assuste, é graças a ela que a camada de gordura interna será eliminada, deixando os tubos desengordurados e acabando com o mau cheiro. Quando você terminar esse procedimento de higienização, a única coisa a fazer é deixar a torneira fechada por ao menos 30 minutos, para deixar o produto agir bem. (Se possível, faça esse procedimento antes de dormir para não utilizar a torneira durante toda a noite.)

puzza-tubature4
imagem de  amigaironica.com.br

Outra solução natural: o fermento

Uma solução alternativa ao bicarbonato de sódio pode ser encontrada na levedura de cerveja. Neste caso é necessário colocar para ferver em uma panela, um copo de água: quando levantar fervura, desligue a boca do fogão e adicione 1 tablete ou 1 colher de fermento, de modo que este derreta. Você pode derramar esta solução diretamente no ralo e deixá-la agir durante a noite. (Evitando aqui também de usar o vaso ou as torneiras em que tiver colocado o produto no ralo). O cheiro ruim se tornará uma lembrança distante.

puzza-tubature5
imagem de  amigaironica.com.br
FONTE: http://www.amigaironica.com.br/cheiro-ruim-nos-ralos-conheca-um-remedio-natural-para-elimina-lo/

sábado, 17 de dezembro de 2016

Técnica de captura solar transforma gás carbonico em combustível utilizável

co2-luz-solar
imagem de http://gizmodo.uol.com.br
Engenheiros da Universidade de Chicago criaram um novo tipo de célula solar que converte eficientemente dióxido de carbono atmosférico em hidrocarbonetos combustíveis utilizáveis – e faz isso usando apenas a luz solar para produzir energia.

Em um novo artigo publicado na Science, o engenheiro Amin Saheli-Khojin e seus colegas descreveram o novo sistema, que transforma CO2 em combustível a um custo comparável à produção de gasolina. “Em vez de produzir energia em uma rota única não-sustentável a partir de combustíveis fósseis para gerar gases do efeito estufa, agora podemos reverter o processo e reciclar carbono atmosférico em combustível usando luz solar,” disse Saheli-Khojin.

Para fazer funcionar, os pesquisadores usaram uma célula fotossintética, em vez de uma fotovoltaica convencional. Então em vez de converter luz solar em eletricidade e então armazenar essa energia em baterias, o novo dispositivo converte dióxido de carbono atmosférico diretamente em combustível. Essencialmente, ele faz o trabalho de usinas.

Mas em vez de transformar combustível em açúcar, a “folha artificial” entrega um gás sintético, que é uma mistura de gás hidrogênio com monóxido de carbono. Esse gás produzido com luz solar pode ser queimado diretamente, ou convertido em outras formas de combustível, como diesel.

Para tornar o processo eficiente, os pesquisadores usaram uma família de compostos nanoestruturados chamados metais de transição dicalcogenados. Esses compostos químicos servem como catalisadores ativos, quebrando as ligações químicas do dióxido de carbono. Experimentos mostraram que o novo catalisador é 1.000 vezes mais rápido do que catalisadores convencionais, e cerca de 20 vezes mais barato.

No futuro, uma usina solar vai poder usar milhares dessas “folhas artificiais” que além de produzir combustível também vão remover quantidades significativas de CO2 da atmosfera. Os pesquisadores dizem que o sistema também pode funcionar em escalas menores, e até pode se provar útil em Marte onde a atmosfera é cheia de dióxido de carbono.
Foto: Luz solar simulada energiza uma célula fotossintética que transforma dióxido de carbono atmosférico em gás sintético. Via Universidade de Chicago.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/tecnica-transforma-co2-em-combustivel/

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Aos 16 anos, estudante amazonense cria fórmula química que leva o seu nome

Kelvin Márcio Sales Pereira criou uma fórmula para encontrar o Nox de um metal eletrolisado, a massa eletrolisada ou a massa atômica do mesmo

Show show show kelvin1
Kelvin Pereira e a fórmula química criada por ele e que leva o seu nome (Fotos: Aguilar Abecassis)
por Paulo André Nunes

Com apenas 16 anos de idade, o aluno Kelvin Márcio Sales Pereira é o que podemos chamar de prodígio: ele criou uma fórmula química para encontrar o Nox (número de oxidação que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade) de um metal eletrolisado, a massa eletrolisada ou a massa atômica do mesmo.

A fórmula em questão leva o seu nome, está registrada em cartório e será encaminhada para avaliação do Conselho Internacional de Química, informa o estudante, que está aprovado para o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Militar da Polícia Militar Waldocke Fricke de Lira (3º CMPM), na comunidade Parque São Pedro, Zona Norte.

“A fórmula é de extrema importância na área industrial porque pode ser utilizada na produção de alumínio na etapa da redução eletrolítica da alumina (óxido de alumínio (Al2O3), composto químico usado na produção de alumínio, abrasivos, refratários, isolantes elétricos e como catalisador em cromatografia), mas também para outras funções como folhagem de jóias e revestir materiais para protegê-los da corrosão”, explica Kelvin.

A fórmula geral criada por ele envolve massa eletrolisada (representada pela letra M), número de oxidação (Nox) e massa atômica (A), e é representada pela equação M x Nox = A /10 (M multiplicado por Nox é igual a A dividido por 10).

Para se encontrar o M, Kelvin criou a fórmula M = A / 10 x Nox (M igual a A dividido por 10 multiplicado por Nox).

Para encontrar o Nox é Nox = A / 10 x M.

Já a fórmula para descobrir o A é A = 10 x M x Nox.

imagem de www.acritica.com
Inspiração divina

O jovem conta que a inspiração para criar a fórmula surgiu quando ele estava estudando para Química no cursinho pré-vestibular Alpha, localizado na Cidade Nova, Zona Norte, sobre massa, eletrolisada de metal.

“Sempre tive o hábito de olhar para o quadro em busca de fórmulas, sempre tentando encontrar o conteúdo. E certo dia percebi que havia uma lógica entre massa eletrolisada de metal, nox e peso atômico. Daí fui fazendo exercícios e criei macete para encontrar o número atômico do metal. Estudei, comecei a ver as regras todas e cheguei finalmente à formula após dois meses”, explica ele, que credita a Deus a obtenção da equação.

“Tive uma inspiração divina”, completa ele, que ainda não acredita ter sido o autor da fórmula. “A ficha ainda não caiu. Não esperava alcançá-la pois é uma coisa demorada para conseguir. Mas fui fazendo os macetes e tive sucesso”, conta o estudante, que é adventista. 

Antes de registrar a criação no cartório, Kelvin Márcio Sales Pereira mostrou a equação para seus mestres no cursinho e para a professora Luciana de Souza Freire, que leciona Química no Colégio da Polícia Militar. Após os cálculos, veio a confirmação.

“A fórmula que ele criou é coerente com a didática, e surpreende pela facilidade que um aluno de ensino Médio, como ele, teve para descobrir valores a partir de uma simples fórmula, mesmo sem embasamento científico”, conta a professora.

imagem de www.acritica.com

O próximo passo que Kelvin quer dar para a vida será buscar a aprovação no vestibular de Medicina, para se especializar em ortopedia e deixar ainda mais orgulhosos seus pais, os autônomos Luzia de Souza Sales e Gerônimo Márcio da Silva Pereira. E, acredite se quiser, não é a Química a sua matéria preferida, mas a segunda. “Gosto de Biologia, Química e Matemática”, conta o admirador do físico e matemático Isaac Newton.

Fórmula da humildade

Enquanto a aprovação não vem, ele se reveza estudando de manhã no 3º CMPM, de tarde no Curso Alpha e de noite (e até madrugada) em casa. E não esquece de agradecer seus professores.

“Eles me ajudaram bastante, sendo criteriosos e me explicando as coisas de uma forma que a nossa cabeça fique aberta, nos aprofundando nos assuntos”, conta ele, também utilizando a fórmula da humildade!


Luciana de Souza Freire, Professora de Química de Kelvin

"Me surpreendi com essa descoberta do Kelvin pois eu não esperava por essa notícia neste final de ano. No entanto, ele sempre foi um bom aluno e era de se esperar isso dele, pois sempre correu atrás dos seus objetivos e, quando me procurou, já estava com tudo pronto nas mãos. Fico feliz principalmente por se tratar de um aluno de uma escola de ensino público, e por me deparar com pessoas capacitadas como o Kelvin. Na maioria das vezes as pessoas reclamam que não têm boas aulas, mas ele prova que quando se corre atrás do seu conhecimento, do estudo, é possível”.

Contra a má química poluidora

Por falar em Química, Kelvin não perdeu a  oportunidade de analisar a polêmica situação das substâncias químicas em contato com o homem, isso mais notadamente quanto à poluição no ar e rios.

“Vivemos em um mundo onde as coisas não podem ser controladas totalmente. É difícil falar de conscientização das pessoas, é complicado, a não ser algo cultural. Comparemos a cultura japonesa com a brasileira, por exemplo. No Japão se convive com uma intensa poluição, mas eles não costumam jogar coisas nas ruas, numa consequência de hábitos antigos. Já no Amazonas, há substâncias da floresta que poderiam ser utilizadas. As grandes empresas poderiam criar políticas para que tudo aquilo que é despejado por elas nos rios e mares passassem por um sistema de tratamento para que as gerações futuras não tenham mais contato com produtos contaminados”, disse ele.

Veja video:


FONTE: http://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/aos-16-anos-estudante-amazonense-cria-formula-quimica-que-leva-o-seu-nome

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Estudo (feito no Pará) indica que estamos bebendo água com pH impróprio para consumo

A água é essencial à vida. Especialistas indicam que precisamos sempre nos hidratar para evitar uma série de complicações e doenças. A água que consumimos precisa ter necessariamente 3 características. A seguir: ela precisa ser inodora, ou seja, não possuir cheiro; incolor, que significa não possuir cor; e insípida, ou desprovida de gosto.

ph-da-agua_01
imagem de jornalciencia.com
Outra característica importante da água é o pH. O pH é uma escala que vai do 0 ao 14 utilizada para medir o potencial de hidrogênio e indica a acidez ou a basicidade de uma solução líquida.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o pH da água deve estar entre 6,0 e 9,5. Mas, um estudo publicado pela engenheira agrônoma Érika Ferreira, para obtenção do título de especialista em Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará, mostrou que nenhuma das marcas analisadas no Laboratório de Recursos Hídricos do Instituto de Geociências da UFPA estão dentro desses padrões recomendados.
 “Água precisa ter um pH acima de 6,5 para ser potável. Abaixo disso, não é água potável, podendo, inclusive, causar problemas de saúde. Se consumida durante dez, vinte anos, pode causar problemas gástricos, como gastrites, úlceras e câncer de estômago”, advertiu o professor Milton Matta, que orientou o estudo.
Para você se informar melhor sobre o pH da água que consumimos, confira a lista das águas mais vendidas no Brasil com seus respectivos pH:
  • Santa Joana – pH 5,25
  • Petrópolis – pH 5,38
  • Bonafont – pH 5,44
  • São Lourenço – pH 5,45
  • Perrier – pH 5,5
  • Lindoya – pH 6,74
  • Schin – pH 6,79
  • Puris – pH 6,98
  • Água Prata – pH 7,01
  • Crystal – pH 7,28
  • Pureza Vital (Nestlé) – pH 7,44
  • Minalba – pH 8,04
  • Levity – pH 8,84
  • Sarandi – pH 9,35
  • Ibirá – pH 10,15
Confira também algumas águas vendidas no Pará, estado onde a pesquisa foi realizada. Os resultados são bastante preocupantes.
  • Belágua – pH 3
  • Top Line – pH 3,75
  • Mar Doce – pH 3,80
  • Nossa Água – pH 3,89
  • Terra Alta – pH 4,14
  • Indaiá – pH 4,52
Esses níveis de pH apresentam um grande risco para o consumidor. O estudo reforça que as empresas que produzem as águas analisadas precisam se adequar aos padrões o quanto antes.
Além disso, o estudo evidencia que existe uma ausência no monitoramento nesse processo de produção, o que poderia evitar que águas com pH impróprio para o consumo fossem produzidas e comercializadas
Sempre que for comprar água, verifique o índice de pH, indicado no rótulo. Isso pode fazer com que você compre apenas águas dentro dos padrões recomendáveis e assim evite doenças a longo prazo.
FONTE: http://www.jornalciencia.com/estudo-indica-que-estamos-bebendo-agua-com-ph-improprio-para-consumo/

sábado, 10 de dezembro de 2016

Os mistérios da mente... muito bom saber!!

Entender como o cérebro humano funciona é importante não só para os alunos, mas para poder ensinar cada vez melhor

imagem de http://www.cartaeducacao.com.br
Neurociência é o ramo da Biologia que estuda o sistema nervoso. Atualmente, é considerada uma ciência interdisciplinar, pois permite que os estudos moleculares, celulares, estruturais, funcionais, médicos, evolutivos, do desenvolvimento e cibernéticos sejam realizados por diversas áreas do conhecimento, como Química, Medicina, Psicologia, Filosofia, Matemática e Engenharia da Computação.


Os métodos bioquímicos e a produção de imagens do cérebro vivo e intacto, por meio de tomografias e ressonância magnética, estão produzindo conhecimentos essenciais para entendermos o funcionamento cerebral, mas não é de hoje que pesquisadores estão empenhados em desvendar os mistérios da mente humana por meio da Neurociência. No Brasil, a Neurociência teve início a partir de experimentos de Neurofisiologia, pelos irmãos Álvaro e Miguel Ozório de Almeida, no início do século XX. Desde a década de 1920, a partir de estudos de Otto Loewi, busca-se desvendar como acontece a comunicação entre os neurônios, conhecida como sinapse.


Competências Apropriar-se de conhecimentos da Biologia para interpretar intervenções científico-tecnológicas
Habilidades  Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida; 
avaliar propostas que 
visam a preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva










Para compreender as sinapses, é importante voltarmos na história. Em 1904, Ramon y Cajal, obteve as primeiras evidências de que o sistema nervoso era formado por células individualizadas, os famosos neurônios.
Os neurônios são responsáveis por receber e transmitir informações. São formados por um corpo celular, onde está localizado o material genético: dendritos, que são prolongamentos responsáveis por receber o estímulo, axônio, que é um prolongamento por onde caminha a informação, e terminações nervosas, responsáveis por transmitir a informação. Nos axônios da maioria dos neurônios há a bainha de mielina, que faz com que a condução da mensagem aconteça mais rapidamente.
Uma característica importante dos neurônios diz respeito à capacidade de gerar e propagar impulsos elétricos. Isso é possível porque há diferença de íons presentes no meio extra e intracelular, o que torna a parte externa da membrana positiva e a interna, negativa. Merecem destaque os íons de sódio e potássio que estão distribuídos, respectivamente, nos meios extra e intracelular.
Na membrana, existem canais iônicos que permitem a entrada e/ou saída de íons das células. Quando ocorre um estímulo, esses canais são abertos, disparando um potencial de ação. Íons de sódio passam para o meio intracelular, gerando uma corrente elétrica que se propaga através da membrana do neurônio, o que faz com que os canais de potássio se abram, liberando íons no meio extracelular, equilibrando as cargas elétricas.
Na sinapse, as membranas dos neurônios não se tocam. Há um espaço entre eles conhecido como fenda sináptica. Mas, se há um espaço entre eles, você deve estar se perguntando: como a informação se propaga de um neurônio para o outro? Isso acontece graças à sinapse química.
Na terminação dos axônios ficam armazenados os neurotransmissores, que são substâncias químicas. Essas substâncias são liberadas na fenda sináptica quando ocorre potencial de ação e se ligam aos receptores presentes na membrana do outro neurônio, gerando uma resposta intracelular.
Existem vários neurotransmissores com funções específicas, ou seja, cada um leva uma mensagem e gera uma resposta diferente. A deficiência nesses neurotransmissores gera prejuízo nas sinapses e pode levar a várias patologias. Por exemplo, a acetilcolina é importante para a memória, a sua deficiência leva à doença de Alzheimer; a dopamina é importante para os movimentos e as emoções. Sua falta leva à doença de Parkinson e o excesso, à esquizofrenia. A depressão é causada pela falta de noradrenalina e serotonina.
O uso de drogas como cocaína, crack, êxtase, maconha, álcool e cigarro também causa prejuízo nas sinapses, inibindo ou estimulando a liberação dos neurotransmissores, o que pode gerar sérias consequências ao organismo.
O sistema nervoso é capaz de alterar sua estrutura ou função em resposta às influências ambientais, fenômeno conhecido como plasticidade. Essa capacidade independe da idade. Quando o cérebro é estimulado com a leitura, atividade física, trabalhos manuais, ou seja, com algo novo, ocorrem alterações no sistema nervoso, novas sinapses são formadas, a comunicação entre os neurônios se torna mais eficaz, o que melhora a concentração, o raciocínio, o aprendizado e a memória.
Quando o estímulo ocorre com algo que é prejudicial, como as drogas de abuso, as modificações são maléficas, podendo gerar prejuízos para o aprendizado e a memória de forma permanente.
Diferentemente do que muitos imaginam, o cérebro necessita de estímulos bons para se manter ativo e, mesmo quando dormimos, ele não “desliga”, continua trabalhando, processando, selecionando e armazenando as informações recebidas ao longo do dia.
Apesar dos avanços da Neurociência, o funcionamento do cérebro continua sendo um grande mistério. Hoje, muitas descobertas estão auxiliando não apenas a medicina, mas também o professor em sala de aula.
No século XIX, Piaget, Vygotsky e Wallon defendiam teorias sobre a interferência da emoção, da atenção, da motivação, da afetividade, da relação com o meio e dos conhecimentos prévios no aprendizado. Com o avanço das pesquisas no campo da Neurociência, é possível constatar que o desenvolvimento cerebral acontece a partir da integração entre o corpo e o meio social. A Psicologia Cognitiva busca formas de explicar como essa relação acontece, como os indivíduos percebem, interpretam e utilizam o conhecimento adquirido.
Ninguém nasce sabendo. Todas as pessoas são capazes de aprender e de se tornarem boas no que fazem. O grande desafio para o século XXI na área da Pedagogia consiste em criar estratégias de ensino inovadoras, capazes de melhorar os processos de ensino e aprendizagem.
Portanto, professor, diversifique sua forma de ensinar. Além de aulas expositivas, use vídeos, imagens, experimentos, cartazes, leitura de artigos de jornais e revistas, estimule trabalhos em equipe e coloque sempre o aluno como centro dos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, você estará desenvolvendo habilidades diferentes e exercitando o seu cérebro e o de seus alunos também.
Neurociência e Educação
Emoção

Estar atento às emoções dos alunos 
ajuda a identificar se estão sendo adequadamente estimulados. Se perceber que estão desestimulados, você pode pensar em estratégias para reverter a situação, favorecendo a aprendizagem.
Motivação

Hoje não se ensina mais como antes: 
o professor falando e o aluno anotando. É preciso propor atividades diversificadas, estimulantes e desafiadoras, que despertem a curiosidade e a vontade de aprender.
Atenção

A indisciplina e o desinteresse levam 
à falta de atenção. A interação entre 
o professor e os alunos e a seleção adequada de situações de aprendizagem são essenciais 
para combater esse problema.
Plasticidade cerebral

Todos somos capazes de aprender. 
O professor deve estimular e orientar os alunos a desenvolver suas habilidades e suas potencialidades de diferentes formas.
Memória

Só se aprende de verdade quando 
o conhecimento tem significado, faz sentido e pode ser utilizado em situações do cotidiano. Cabe ao professor dar condições para que o conhecimento seja resignificado e gravado na memória.

Dicas para aprender mais e melhor
Escolha um ambiente agradável e silencioso 
para estudar.
• Evite se distrair ouvindo música, assaltando a geladeira ou mandando mensagens enquanto estiver estudando. Atenção é fundamental para o aprendizado.

• Retome os estudos de uma aula no mesmo dia. Os conhecimentos estarão “frescos” e será mais fácil assimilá-los.
• Leia e escreva bastante. Esses são os melhores exercícios para o cérebro.
• Exercite o cérebro com atividades desafiadoras, como jogos, quebra-cabeças e estudo de idiomas.
• Tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e durma bem – uma boa noite de sono é essencial para a memória.
• Respire fundo, assim 
mais oxigênio chegará ao 
seu cérebro e você conseguirá pensar melhor.
• Estude e explique aos colegas o conteúdo estudado. Ensinar é uma das melhores formas de exercitar a memória e aprender.

FONTE: http://www.cartaeducacao.com.br/disciplinas/os-misterios-da-mente/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Micro-ondas: 9 usos alternativos que vão te deixar de boca aberta

Já abordei sobre o funcionamento do micro-ondas por aqui, hoje vamos ter uma informação de utilidade pública desse eletrodoméstico!!
Resultado de imagem para micro ondas
imagem de Magazine Luiza
O micro-ondas é um eletrodoméstico que já entrou na casa da maioria dos brasileiros. A sua patente foi emitida em 1946 pela Raytheon Company, uma importante empresa no ramo de defesa; no entanto, somente na década de 1970, o micro-ondas começou a ter um preço acessível para a população média em geral e estima-se que, hoje em dia, 95% dos americanos possuem um. No Brasil, este produto que tem revolucionado a maneira como concebemos a cozinha, chegou somente nos anos 80, (ou seja, pra mim sempre existiu) encontrando dificuldades para convencer as donas de casa, as mães brasileiras com relação à sua eficácia e também, segurança. O micro-ondas é usado principalmente para aquecimento, descongelamento, para cozinhar, mas na verdade, as suas utilidades não param por aí: acredite! Existem muitos usos alternativos pouco conhecidos e, acima de tudo, aplicáveis.

Eis aqui uma lista de 9 coisas que você pode fazer com o micro-ondas, que todos deveriam saber. Boa leitura e aplique o que lhe for necessário!!

1) Esquentar panos

Devido às suas características, o micro-ondas pode aquecer até tecidos. Na verdade, se precisar com urgência, de um pano quente para colocar no estômago ou abdômen para aliviar possíveis dores, esse recurso foi feito para você. Imagina que foi constatado que 57% dos europeus que possuem um micro-ondas, o usam para aquecer travesseiros terapêuticos contra a dor muscular ou no pescoço.

2) Descascar alho sem tocá-lo

Se o cheiro forte e persistente do alho nas mãos te incomoda, sabe que é possível descascá-lo sem tocá-lo. Não, nós não estamos a brincar ou ludibriar, e sim, estamos te a aconselhar a livrar da casca do alho através do micro-ondas. Coloque o alho no micro por 20 segundos na potência média. Quando for tirar a casca, esta cairá praticamente sozinha.

3) Não chore ao picar cebola

Se também é daquelas pessoas que não consegue controlar as lágrimas quando está a picar a cebola para fazer o molho, significa que estamos diante de outro problema que o teu micro-ondas pode resolver. Tudo que precisa fazer, é cortar a cabeça e a base da cebola e colocá-la no micro-ondas, na potência média, por 30 segundos. Quando esse meio minuto passar, poderá picar a cebola, sem o risco de chorar.

4) Tirar a umidade do açúcar ou sal

A umidade no sal e no açúcar é muito comum, principalmente nas casas mais úmidas e durante os meses de inverno. Eis a maneira mais simples de eliminar estes grânulos e a umidade dos produtos de uso quotidiano: abre a embalagem, por exemplo o sal, coloca um pouco do conteúdo num prato e aquece-o no micro-ondas por alguns segundos. Será assim, novamente friável e granulado

5) Faz o teu suco num instante

Espremer frutas cítricas, como limões e laranjas, pode ser difícil, além de arriscar não espremer o suficiente a fruta, deixando de aproveitar todo o sumo que esta contém. O suco perfeito pode ser obtido simplesmente colocando a fruta, que preferir, no micro-ondas por 10-20 segundos. O micro-ondas vai aquecer a fruta e assim, será fácil espremer até a última gota

6) Cozinhar batatas crocantes

Não compre batatas industrializadas no supermercado, faça vc mesmo! Corta 1 ou 2 batatas em fatias finas e coloque num prato, cuidado para não colocarem uma sobre a outra. Em seguida, coloque o prato com as batatas no micro-ondas e por 3 minutos em potência alta. Vira-as de vez em quando até que estas fiquem perfeitamente crocantes. Terás um delicioso aperitivo caseiro!

7) Torrar pão

Quer preparar pão torrado que servirá de acompanhamento num jantar para os amigos? Utilize o micro-ondas, mesmo que a única dificuldade será fazer com que o pão não fique mole, obtendo assim o efeito contrário ao desejado. É recomendável escolher a modalidade grill (muitas vezes esquecemos esta modalidade). O grill do micro-ondas irá dourar a superfície das fatias de pão, fazendo com que as mesmas fiquem crocantes como as brusquetas italianas. Outra idéia é colocar o pão crocante na sopa

8) Remover selos de envelopes (um pouco fora de moda... ma vai que...)

Se você se enganou ao colar um selo e gostaria reutilizá-lo? Ou recebeu um cartão-postal e está pensando em preservá-lo para a tua coleção? Se sim, segue estes métodos para não estragá-lo: umedece o selo colado com uma gota de água e, em seguida, coloca o envelope com o selo no micro-ondas, na potência máxima por 20 segundos. O selo irá soltar-se sem estragar!

9) Esterilizar frascos de vidro

Utilize o micro-ondas para esterilizar os frascos de vidro, onde pretende inserir as tuas compotas caseiras, extrato de tomate, picles… É muito simples: lave os vidros deixando-os um pouco úmidos e, em seguida, coloque-os no micro-ondas por 30-45 minutos. Depois deste simples procedimento, os frascos estarão esterilizados e prontos para serem usados.

FONTES:
http://www.muitobom.com/conhece-9-utilidade-micro-ondas-nunca-pensaste-ser-possivel/
http://www.amigaironica.com.br/micro-ondas-9-usos-alternativos-que-vao-te-deixar-de-boca-aberta-2/6/