sábado, 3 de dezembro de 2016

GÁS LACRIMOGÊNEO

Por Líria Alves

Muitos protestos violentos (ou não) são dispersos pelos policiais com a ajuda do Gás Lacrimogênio. Este gás orgânico começou a ser utilizado na Primeira Guerra Mundial, ele pertence à classe dos Haletos que são compostos que apresentam pelo menos um átomo do grupo dos Halogênios (F, Cl, Br, I), ligado a um grupo derivado de hidrocarboneto.

Nas manifestações de rua os policiais não podem acalmar a euforia da multidão com armas de fogo, sendo assim, o uso do gás é uma opção válida já que este apresenta baixa toxicidade, e faz com que as vítimas soltem lágrimas incessantes e se afastem. A palavra "Lacrimogêneo" vem do Latim "lacrima" que significa lágrima.
Resultado de imagem para o-Clorobenzilideno malononitrilo
o-Clorobenzilideno malononitrilo ou CS(A estrutura química revela a presença de um anel benzênico conectado a um átomo de cloro (Cl) e dois grupos ciano (C≡ N))
É também reconhecido pela sigla CS, cuja composição é gás (o-Clorobenzilideno malononitrilo). É um agente incapacitante, ou seja, os efeitos resultantes do contato com tais substâncias atrapalham qualquer indivíduo de realizar tarefas, já que vai estar muito ocupado tentando respirar ou esfregando os olhos (inutilmente).

O gás CS em contato com os olhos produz uma reação involuntária de lacrimação, ele age diretamente sobre o terminal nervoso da membrana mucosa ocular. A vítima passa então a produzir um enorme fluxo de lágrimas, com o intuito de expulsar as moléculas ofensivas. O incômodo inibe qualquer ação, e assim a vítima permanece limitada por vários minutos.


Além de lágrimas, o gás ainda pode causar: tosse, irritação da pele e vômitos. A queda do líquido irritante na pele causa sensação de queimadura. Os efeitos levam entre 20 a 45 minutos para passar.

Esses gases podem ser dispersos por meio de sprays (aerosol) ou na forma de granadas de mão como projéteis a serem lançados.
FONTE: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/gas-lacrimogeneo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário