quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Micro-ondas: 9 usos alternativos que vão te deixar de boca aberta

Já abordei sobre o funcionamento do micro-ondas por aqui, hoje vamos ter uma informação de utilidade pública desse eletrodoméstico!!
Resultado de imagem para micro ondas
imagem de Magazine Luiza
O micro-ondas é um eletrodoméstico que já entrou na casa da maioria dos brasileiros. A sua patente foi emitida em 1946 pela Raytheon Company, uma importante empresa no ramo de defesa; no entanto, somente na década de 1970, o micro-ondas começou a ter um preço acessível para a população média em geral e estima-se que, hoje em dia, 95% dos americanos possuem um. No Brasil, este produto que tem revolucionado a maneira como concebemos a cozinha, chegou somente nos anos 80, (ou seja, pra mim sempre existiu) encontrando dificuldades para convencer as donas de casa, as mães brasileiras com relação à sua eficácia e também, segurança. O micro-ondas é usado principalmente para aquecimento, descongelamento, para cozinhar, mas na verdade, as suas utilidades não param por aí: acredite! Existem muitos usos alternativos pouco conhecidos e, acima de tudo, aplicáveis.

Eis aqui uma lista de 9 coisas que você pode fazer com o micro-ondas, que todos deveriam saber. Boa leitura e aplique o que lhe for necessário!!

1) Esquentar panos

Devido às suas características, o micro-ondas pode aquecer até tecidos. Na verdade, se precisar com urgência, de um pano quente para colocar no estômago ou abdômen para aliviar possíveis dores, esse recurso foi feito para você. Imagina que foi constatado que 57% dos europeus que possuem um micro-ondas, o usam para aquecer travesseiros terapêuticos contra a dor muscular ou no pescoço.

2) Descascar alho sem tocá-lo

Se o cheiro forte e persistente do alho nas mãos te incomoda, sabe que é possível descascá-lo sem tocá-lo. Não, nós não estamos a brincar ou ludibriar, e sim, estamos te a aconselhar a livrar da casca do alho através do micro-ondas. Coloque o alho no micro por 20 segundos na potência média. Quando for tirar a casca, esta cairá praticamente sozinha.

3) Não chore ao picar cebola

Se também é daquelas pessoas que não consegue controlar as lágrimas quando está a picar a cebola para fazer o molho, significa que estamos diante de outro problema que o teu micro-ondas pode resolver. Tudo que precisa fazer, é cortar a cabeça e a base da cebola e colocá-la no micro-ondas, na potência média, por 30 segundos. Quando esse meio minuto passar, poderá picar a cebola, sem o risco de chorar.

4) Tirar a umidade do açúcar ou sal

A umidade no sal e no açúcar é muito comum, principalmente nas casas mais úmidas e durante os meses de inverno. Eis a maneira mais simples de eliminar estes grânulos e a umidade dos produtos de uso quotidiano: abre a embalagem, por exemplo o sal, coloca um pouco do conteúdo num prato e aquece-o no micro-ondas por alguns segundos. Será assim, novamente friável e granulado

5) Faz o teu suco num instante

Espremer frutas cítricas, como limões e laranjas, pode ser difícil, além de arriscar não espremer o suficiente a fruta, deixando de aproveitar todo o sumo que esta contém. O suco perfeito pode ser obtido simplesmente colocando a fruta, que preferir, no micro-ondas por 10-20 segundos. O micro-ondas vai aquecer a fruta e assim, será fácil espremer até a última gota

6) Cozinhar batatas crocantes

Não compre batatas industrializadas no supermercado, faça vc mesmo! Corta 1 ou 2 batatas em fatias finas e coloque num prato, cuidado para não colocarem uma sobre a outra. Em seguida, coloque o prato com as batatas no micro-ondas e por 3 minutos em potência alta. Vira-as de vez em quando até que estas fiquem perfeitamente crocantes. Terás um delicioso aperitivo caseiro!

7) Torrar pão

Quer preparar pão torrado que servirá de acompanhamento num jantar para os amigos? Utilize o micro-ondas, mesmo que a única dificuldade será fazer com que o pão não fique mole, obtendo assim o efeito contrário ao desejado. É recomendável escolher a modalidade grill (muitas vezes esquecemos esta modalidade). O grill do micro-ondas irá dourar a superfície das fatias de pão, fazendo com que as mesmas fiquem crocantes como as brusquetas italianas. Outra idéia é colocar o pão crocante na sopa

8) Remover selos de envelopes (um pouco fora de moda... ma vai que...)

Se você se enganou ao colar um selo e gostaria reutilizá-lo? Ou recebeu um cartão-postal e está pensando em preservá-lo para a tua coleção? Se sim, segue estes métodos para não estragá-lo: umedece o selo colado com uma gota de água e, em seguida, coloca o envelope com o selo no micro-ondas, na potência máxima por 20 segundos. O selo irá soltar-se sem estragar!

9) Esterilizar frascos de vidro

Utilize o micro-ondas para esterilizar os frascos de vidro, onde pretende inserir as tuas compotas caseiras, extrato de tomate, picles… É muito simples: lave os vidros deixando-os um pouco úmidos e, em seguida, coloque-os no micro-ondas por 30-45 minutos. Depois deste simples procedimento, os frascos estarão esterilizados e prontos para serem usados.

FONTES:
http://www.muitobom.com/conhece-9-utilidade-micro-ondas-nunca-pensaste-ser-possivel/
http://www.amigaironica.com.br/micro-ondas-9-usos-alternativos-que-vao-te-deixar-de-boca-aberta-2/6/

Nenhum comentário:

Postar um comentário