Essa é uma daquelas notícias que mexe com todo mundo, pois rompe conceitos tidos como estabelecidos na química. É o caso do carbono, que era tido como tetravalente, capaz de fazer quatro ligações com outros átomos...
Contudo, cientistas obtiveram uma estrutura cristalina indiscutível contendo o dicátion (carga +2) do hexametilbenzeno, confirmando que essa espécie possui uma estrutura não-clássica, com um átomo de carbono fazendo seis ligações.
Os químicos sempre estão fascinados em encontrar exceções a regras clássicas como a tetravalência do carbono. O cátion hexametilbenzeno, C6(CH3)62+, preparado pela primeira vez em 1973, era forte candidato a possui um átomo de C hexacoordenado e que o anel não era planar como no caso do benzeno. Pois o que era suposição foi agora confirmado em um artigo publicado na revista Chemical and Engineering News (da American Chemical Society), volume 94, n. 49, p. 13, 19 de dezembro de 2016. (http://cen.acs.org/articles/94/i49/Six-bonds-carbon-Confirmed.html?type=paidArticleContent).
Na figura, pertencente ao artigo, o átomo de C no topo do anel é o hexavalente.
Na figura, pertencente ao artigo, o átomo de C no topo do anel é o hexavalente.
Será que as provas de Química Orgânica vão mudar?
A Química continua se superando...
FONTE: Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário