sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Química: Equilíbrio químico no Enem

Resultado de imagem para Equilíbrio químico no Enem
imagem de ENEM Estuda.com
Hoje falaremos sobre equilíbrio químico no Enem, um dos conteúdos que estatisticamente mais caem não só nesse exame, mas na maioria das provas e vestibulares por todo o Brasil. 
Para se sair bem na resolução de questões de equilíbrio químico, você precisa estudar bem esse conteúdo, pois ele não é simples e envolve vários outros conceitos que são básicos, como concentração, acidez, basicidade, reações e equações químicas. 
Primeiramente você precisa saber o que é equilíbrio químico e quando ele ocorre para identificar que é esse conteúdo que está sendo cobrado na questão. 
O equilíbrio químico ocorre somente no caso de reações reversíveis. As reações irreversíveis são as que ocorrem em um único sentido (reação direta), nas quais todo o reagente transforma-se no produto e a reação cessa. Já as reações reversíveis ocorrem nos dois sentidos (reação direta e reação inversa). Nesse tipo de reação, tanto os reagentes quanto os produtos são consumidos e formados simultaneamente.
equilíbrio químico é atingido quando a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa (Vd = Vi). Isso é indicado por uma seta dupla (↔) que aparece na equação química.
Além disso, é importante saber o seguinte:

- Cálculo e análise do pH;

Esses e outros conteúdos relacionados podem ser estudados por meio dos artigos presentes na seção Equilíbrio Químico
Lembre-se de que as questões do Enem costumam ser interdisciplinares e contextualizadas, assim, esses conteúdos podem vir relacionados com aspectos ambientais, sociais, tecnológicos, bem como com outros conteúdos de Química, como meios neutro, ácido e básico, e cálculos matemáticos.
Veja alguns exemplos de questões de Equilíbrio Químico que já foram cobradas em provas anteriores do Enem:
Exemplo 1: Enem 2009 – caderno azul: Conteúdos cobrados: PH, Princípio de Le Chatelier e fatores que alteram o equilíbrio químico (deslocamento do equilíbrio químico).
Questão 12 do Enem 2009 do caderno azul
Questão 12 do Enem 2009 do caderno azul
ResoluçãoAlternativa “a”.
O enunciado da questão explica que, se o ácido carboxílico (CH3(CH2)16COOH) for formado, o sabão ficará menos eficiente. Assim, o equilíbrio precisa deslocar-se para o outro sentido da reação, o sentido inverso, no qual o ácido carboxílico é consumido e os ânions do sabão (CH3(CH2)16COO-) são formados.
O Princípio de Le Chatelier diz que, quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a reajustar-se no sentido de diminuir os efeitos dessa força. Assim, se o pH for básico, isto é, se aumentarmos a concentração dos íons OH- do sistema, o equilíbrio tenderá a deslocar-se para a direita.  
Exemplo 2: Enem 2011 – caderno azul: Conteúdo cobrado: Deslocamento do equilíbrio. 
Questão 75 do Enem 2011 do caderno azul
Questão 75 do Enem 2011 do caderno azul
Resolução: Alternativa “b”.
Se houver aumento da concentração de H+ (que vem do ácido fosfórico do refrigerante), ele reagirá com a hidroxila (OH-), diminuindo a sua concentração e deslocando o equilíbrio para a direita a fim de repor o OH-, ou seja, ocorrerá a desmineralização do dente.
Exemplo 3: Enem 2013 – caderno azul: Conteúdos cobrados: Cálculo do pH e Constante de equilíbrio.
Questão 64 do Enem 2013 do caderno azul
Questão 64 do Enem 2013 do caderno azul
Resolução: Alternativa “b”.
Segundo o enunciado, o segundo equilíbrio é dado por:
HClO(aq) + H2O(l) ↔ H3O+(aq) + Cl–(aq), pKa = 7,53, tem-se que Ka = 10–7,53
O enunciado também diz que a ação desinfetante do HClO é 80 vezes maior que a do  ClO–(aq), então a concentração do HClO deve ser maior, ou seja, o equilíbrio deve deslocar-se para a esquerda. 
Agora vejamos em qual dos valores de pH dados nas alternativas será melhor para produzir esse ácido e, consequentemente, haver uma desinfecção mais efetiva:
* Meio muito ácido (pH = 0): Com um meio assim, teremos uma quantidade muito grande de íons H3O+(aq) na primeira reação (de dissolução do cloro). Para reajustar o sistema, eles deverão ser consumidos, o que deslocará o equilíbrio fortemente para a esquerda e isso causará a diminuição da concentração do próprio HclO formado nessa reação:  
Cl2(g) + 2 H2O(l) ↔ HClO(aq) + H3O+(aq) + ClO(aq).
*Meio ácido (pH = 5):
Ka = [H+]⋅[ClO] = 10−7,53
          [HClO]
Ka = [10−5]⋅[ClO−] = 10−7,53
            [HClO]
Ka = [ClO]= 10−7,53
        [HClO]   10−5
Ka ≈  1
       100
Esse valor indica que a concentração de HClO é cerca de 100 vezes maior que a concentração de ClO. Portanto, concluímos que a melhor opção para que haja a desinfecção da água é o pH = 5.
*Meio neutro (pH = 7):
Ka = [H+]⋅[ClO] = 10−7,53
          [HClO]
Ka = [10−7]⋅[ClO−] = 10−7,53
            [HClO]
Ka = [ClO]= 10−7,53
        [HClO]   10−7
Ka ≈ 1
Esse valor indica que a concentração de ClO é praticamente igual à concentração de HClO, [ClO] ≈ [HClO].
* Meio básico (pH > 7): em soluções básicas, o segundo equilíbrio encontra-se deslocado para a direita, e a concentração do íon ClO é maior que a do HClO.

FONTE: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/equilibrio-quimico-no-enem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário