quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Química: Funções Orgânicas no Enem

A identificação de funções orgânicas no Enem é cobrada praticamente todos os anos. Assim, é importante saber quais são os grupos funcionais que identificam cada função.
Resultado de imagem para Química: Funções Orgânicas no Enem
imagem de Super Vestibular
Hoje vamos dar dicas relacionadas com um aspecto estudado dentro da Química Orgânica, que é a identificação de funções orgânicas. Praticamente todas as edições do Enem cobraram alguma questão sobre esse conteúdo. 
Dessa forma, prepare-se estudando com a ajuda da seção Funções Orgânicas. Lá você encontrará vários artigos que especificam as características e propriedades de cada um desses grupos, bem como suas regras de nomenclatura e quais são os principais compostos de cada função usados no cotidiano. 
Resumidamente, a Química Orgânica estuda os compostos do elemento carbono. Visto que esse elemento é tetravalente (realiza quatro ligações covalentes), ele pode ligar-se de várias formas com átomos de diferentes elementos químicos, o que resulta em uma infinidade de compostos orgânicos. A fim de organizar o estudo dessas substâncias, elas foram separadas em grupos, que são chamados de funções orgânicas.
Cada função orgânica é formada de compostos que possuem propriedades químicas semelhantes, o que significa que, diante de determinadas substâncias e/ou circunstâncias, eles  comportam-se de maneira muito parecida. Essas propriedades são iguais graças à presença de um grupo funcional, isto é, um agrupamento de átomos que aparece na estrutura da cadeia carbônica de todos os compostos pertencentes à mesma função. Por exemplo, todos os compostos pertencentes à função dos álcoois possuem o grupo OH ligado a um carbono saturado; por outro lado, todos os compostos da função dos éteres possuem um oxigênio entre carbonos. 
Geralmente, a identificação das funções orgânicas no Enem abrange principalmente os seguintes grupos: hidrocarbonetosálcooiscetonasésteresamidasácidos carboxílicosaminas, bem como funções menos conhecidas, como os compostos organoclorados, organometálicos, entre outros.
Veja agora exemplos de questões de funções orgânicas no Enem:
Exemplo 1: Enem 2013 – caderno azul:
Questão 68 do Enem 2013 sobre funções orgânicas
Questão 68 do Enem 2013 sobre funções orgânicas
Resolução:
O enunciado da questão disse que o glifosato possui a fórmula molecular C3H8NO5P e que, entre os grupos funcionais que existem em sua estrutura, estão o carboxilato, o amino e o fosfonato. Então, por eliminação, a única estrutura que possui essas características é a mostrada na alternativa b:
Identificação de funções orgânicas em questão do Enem 2013
Identificação de funções orgânicas em questão do Enem 2013
Exemplo 2: Enem 2011 – caderno azul:
Questão 72 do Enem 2011 sobre funções orgânicas
Questão 72 do Enem 2011 sobre funções orgânicas
Resolução:
O grupo amida pode ser obtido entre dois compostos, um do grupo dos ácidos carboxílicos e outro das aminas. Então, a reação ocorre entre o grupo amina da glicina ou taurina com o grupo carboxila do ácido cólico, como fala na alternativa “a”. Veja um exemplo genérico:
Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas
Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas

FONTE: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/funcoes-organicas-no-enem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário