segunda-feira, 3 de junho de 2019

A pesquisa em ensino de Química e sua relação com a prática docente

Resultado de imagem para A pesquisa em ensino de Química e sua relação com a prática docente
Imagem de Blog Maxi Educa
por Leonir Lorenzetti, Thiago Felipe da Silva, Tafiny Nayara Nunes Bueno
Resumo
O presente trabalho analisa a Pesquisa em Ensino de Química e sua relação com a prática docente. As pesquisas foram localizadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 1999 a 2013, identificando de cada um destes trabalhos um conjunto de descritores, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Arte. Constatou-se que as pesquisas englobam, principalmente, focos temáticos envolvendo Recursos Didáticos, Conteúdo-Método e Formação de professores. De posse destes indicativos teóricos, durante três meses foram acompanhadas as aulas de quatro professores que ministram a disciplina de Química no Ensino Médio, verificando a sua prática docente, observando como se estabelece a relação professor e aluno no contexto da sala de aula, os conteúdos ministrados, as estratégias didáticas utilizadas, os recursos didáticos adotados e as formas de avaliação da aprendizagem. Evidencia-se o distanciamento entre o que se pesquisa na área e o que se faz efetivamente no contexto escolar.

Palavras-chave

ENPEC; Ensino de Química; Atuação docente.

FONTE: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020

Nenhum comentário:

Postar um comentário