sexta-feira, 14 de junho de 2019

O uso de corpus no ensino da Química: uma ferramenta para produção de material didático

imagem reprodução
por Iandra Maria Weirich da Silva Coelho

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre o uso de um corpus computadorizado voltado para a produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem da Química. À luz dos pressupostos da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2006) e de ferramentas computacionais específicas (SPHINX, 2008), evidenciamos os procedimentos utilizados para compilação desse recurso. Com o objetivo de verificar suas contribuições, criamos um jogo didático baseado neste corpus e aplicamos com alunos do Ensino Médio. A avaliação é feita por meio de um questionário e os resultados destacam contribuições significativas em relação à revisão de conteúdos e potencial uso na elaboração de materiais didáticos baseado em corpus.

Palavras-chave

Ensino de Química; Corpus; Jogo didático.

Clique no link abaixo e baixe o artigo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário