terça-feira, 17 de junho de 2014

ENSINO EXPERIMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

http://sonytauane6.blogspot.com.br/
Lenir Basso Zanon
(bzanon@unijui.edu.br; Unijuí, Ijuí, RS)

Resumo: Partindo de uma contextualização histórica e de uma problematização do papel das atividades experimentais no ensino de ciências/química, este texto ressalta a idéia de que introduzir atividades práticas nas salas de aula não assegura a aprendizagem significativa dos conteúdos/conceitos nem a superação do modelo de ensino tradicional: linear e fragmentado. Sem mudar o modelo de organização do ensino, o mesmo modelo reprodutivista, unidiretivo e mecânico de aprendizagem é mantido, carente de processos de significação conceitual, ainda que as aulas de química/ciências contemplem atividades práticas. Discute a complexidade das interrelações entre conhecimentos diversificados em aulas de química/ciências organizadas com base na contextualização dos conteúdos/conceitos. Contribuições para uma aprendizagem significativa, duradoura e socialmente relevante levam em conta entendimentos sobre a problemática referente a complexidade das teorias, das práticas, das relações de teorias entre si, das situações reais entre si e entre teorias e teorias e situações reais, em processos de ensino que possibilitem
aprendizados relevantes ao desenvolvimento dos estudantes.

Veja artigo completo em: http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/viii-evequim-anais-e-resumos.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário