domingo, 31 de agosto de 2014

30 coisas que você deve COMEÇAR a fazer para si mesmo.

Segundo autores a #4 é um benefício instantâneo.

1. Comece a passar o tempo com as pessoas certas

30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (1)
Estas são as pessoas que você gosta, que amam e apreciam você, e que o incentivam a melhorar de maneira saudável e estimulante. São aquelas pessoas que fazem você se sentir mais vivo, e não só aceitam quem você é agora, mas também estão de acordo e aceitam quem você quer ser, incondicionalmente.

2. Comece a enfrentar seus problemas de frente


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (2)
Não são os seus problemas que definem você, mas como você reage e se recupera deles. Os problemas não vão desaparecer se você não agir. Faça o que você puder, quando puder, e reconheça o que você fez. É uma questão de dar passos de bebê na direção certa, centímetro por centímetro. Estes centímetros contam, eles somam metros e quilômetros a longo prazo.

3. Comece a ser honesto com você mesmo sobre tudo


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (3)
Seja honesto sobre o que está bem, assim como sobre o que precisa ser mudado. Seja honesto sobre o que você quer alcançar e quem você quer se tornar. Seja honesto com todos os aspectos da sua vida, sempre. Porque você é a única pessoa que você sempre pode contar. Procure a verdade na sua alma, para que você realmente saiba quem você é. Quando você fizer isso, você terá uma melhor compreensão de onde você está agora e como você chegou aqui, e você estará melhor equipado para identificar onde você quer ir e como chegar lá. Leia O Caminho Menos Percorrido.

4. Comece a fazer da sua própria felicidade uma prioridade


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (4)
Suas necessidades importam. Se você não se valoriza, não se cuida e não se defende, você está se sabotando. Lembre-se, é possível cuidar das suas próprias necessidades e ao mesmo tempo cuidar das pessoas ao seu redor. E quando as suas necessidades forem atendidas, você provavelmente vai ser muito mais capaz de ajudar aqueles que precisam de você.

5. Comece a ser você mesmo, genuinamente e orgulhosamente


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (5)
Tentar ser qualquer outra pessoa é um desperdício da pessoa que você é. Seja você mesmo. Abrace essa pessoa dentro de você, que tem ideias, força e beleza como ninguém. Seja a pessoa que você sabe que você é – a melhor versão de você – do seu jeito. Acima de tudo, seja fiel a VOCÊ, e se seu coração não quiser fazer algo, então não faça.

6. Comece a prestar atenção e viver no presente


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (6)
O agora é um milagre. Agora é o único momento garantido para você. Agora é a vida. Então pare de pensar em como as coisas vão ser ótimas no futuro. Pare de ficar pensando sobre o que você fez ou deixou de fazer no passado. Aprenda a ficar no “aqui e agora” e experimentar a vida enquanto ela está acontecendo. Aprecie o mundo pela beleza que ele possui nesse momento.

7. Comece a valorizar as lições que seus erros ensinam


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (7)
Tudo bem errar. Os erros são os degraus do progresso. Se você não está falhando de vez em quando, você não está se esforçando o suficiente e você não está aprendendo. Assuma riscos, tropece, caia, e, em seguida, levante-se e tente novamente. Aprecie que você está se esforçando, aprendendo, crescendo e melhorando. Conquistas significativas são quase invariavelmente realizadas no final de um longo caminho de fracassos. Um dos “erros” que você teme pode ser apenas o elo para o seu maior feito na vida.

8. Comece a ser mais gentil com você mesmo


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (8)
Se você tivesse um amigo que falasse com você da mesma forma como, às vezes, você fala com você mesmo, quanto tempo você permitiria que essa pessoa fosse sua amiga? A maneira como você se trata estabelece o padrão para os outros. Você deve amar quem você é ou ninguém mais irá.

9. Comece a desfrutar as coisas que você já tem


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (9)
O problema com muitos de nós é que pensamos que vamos ser feliz quando alcançarmos certo nível na vida – um nível que outros conseguiram – seu chefe com seu escritório de canto, o amigo de um amigo que é dono de uma mansão na praia, etc. Infelizmente, pode levar algum tempo antes que você chegue lá, e quando você chegar lá, você provavelmente vai ter um novo destino em mente. Você vai acabar gastando toda a sua vida trabalhando em direção a algo novo, sem nunca parar para apreciar as coisas que você tem agora. Então, fique em silêncio todas as manhãs quando você acordar, e aprecie onde você está e o que você já tem.

10. Comece a criar sua própria felicidade


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (10)
Se você está à espera de alguém para lhe fazer feliz, você está perdendo tempo. Sorria porque você pode. Escolha a felicidade. Seja a mudança que você quer ver no mundo. Seja feliz com quem você está agora, e deixe a sua positividade inspirar sua jornada para o amanhã. Felicidade é frequentemente encontrada quando e onde você decide procurá-la. Se você procurar a felicidade dentro das oportunidades que você tem, você acabará por encontrá-la. Mas se você constantemente procurar outra coisa, infelizmente, você vai encontrar isso também. Leia Tropeçar na Felicidade.

11. Comece a dar uma chance para as suas ideias e sonhos


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (11)
Na vida, raramente é sobre ter uma oportunidade, mas sim sobre se arriscar. Você nunca vai estar 100% certo que vai funcionar, mas você sempre pode estar 100% certo que não fazer nada não vai funcionar. Na maioria das vezes você só precisa ir em frente! E não importa o resultado, sempre acaba do jeito que deveria ser. Ou você tem sucesso ou você aprende alguma coisa. De qualquer jeito, você ganha.

12. Comece a acreditar que você está pronto para a próxima etapa


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (12)
Você está pronto! Pense nisso. Você tem tudo que você precisa agora para dar o próximo passo adiante, pode ser pequeno, mas deve ser realista. Então abrace as oportunidades que surgem em seu caminho, e aceite os desafios – eles são presentes que irão ajudá-lo a crescer.

13. Comece novos relacionamentos pelas razões certas


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (13)
Entre em novas relações com pessoas confiáveis​​, honestas, que refletem a pessoa que você é e a pessoa que você quer ser. Escolha amigos que você tem orgulho de conhecer, pessoas que você admira e que demonstram amor e respeito por você – pessoas que retribuem sua bondade e seu compromisso. E prestam atenção ao que as pessoas fazem, porque as ações de uma pessoa são muito mais importantes do que suas palavras ou como os outros a descrevem.

14. Comece a dar uma chance às novas pessoas que você encontra


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (14)
Parece desagradável, mas você não pode manter cada amigo que você já fez. As pessoas e suas prioridades mudam. Assim como alguns relacionamentos vão desaparecer, outros vão crescer. Aprecie a possibilidade de novas relações enquanto você naturalmente larga mão das antigas que não funcionam mais. Confie em seu julgamento. Abrace novas relações, sabendo que você está entrando em território desconhecido. Esteja pronto para aprender, esteja pronto para o desafio e esteja pronto para encontrar alguém que pode mudar sua vida para sempre.

15. Comece a competir contra uma versão anterior de você mesmo


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (15)
Seja inspirado pelos outros, aprecie os outros, aprenda com os outros, mas saiba que competir contra eles é um desperdício de tempo. Você está em competição com uma pessoa e apenas uma – você mesmo. Você está competindo para ser o melhor que você pode ser. Vise quebrar seus próprios recordes pessoais.

16. Comece a torcer pela vitória das outras pessoas

30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (16)
Comece a perceber o que você gosta nos outros e diga a eles. Apreciar o quão incrível as pessoas ao seu redor são conduz a lugares, bons, produtivos, gratificantes e pacíficos. Então, fique feliz por aqueles que estão progredindo. Torça pelas suas vitórias. Seja grato abertamente pelas bênçãos que eles receberam. O que vai, volta, e mais cedo ou mais tarde, as pessoas para quem você está torcendo começarão a torcer por você.

17. Comece a olhar para o lado positivo nas situações difíceis


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (17)
Quando as coisas estão difíceis, e você se sente para baixo, faça algumas respirações profundas e procure o lado positivo – os pequenos sinais de esperança. Lembre-se que você pode e vai ficar mais forte quando esses tempos difíceis passarem. E permaneça consciente de suas bênçãos e vitórias – todas as coisas em sua vida que estão bem. Concentre-se no que você tem, não no que você não tem.

18. Comece a perdoar a si mesmo e aos outros


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (18)
Todos nós fomos feridos pelas nossas próprias decisões e pelos outros. E enquanto a dor dessas experiências é normal, às vezes perdura por muito tempo. Nós revivemos a dor repetidamente e temos dificuldade em deixá-la ir. O perdão é o remédio. Isso não significa que você está apagando ou esquecendo o que aconteceu no passado. Isso significa que você está deixando de lado o ressentimento e a dor, e está escolhendo aprender com o incidente e seguir em frente com sua vida.

19. Comece a ajudar aqueles que estão a sua volta


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (19)
Se preocupe com as pessoas. Oriente-as se você souber um caminho melhor. Quanto mais você ajudar os outros, mais eles vão querer ajudá-lo. Amor e bondade gera amor e bondade. E assim por diante.

20. Comece a ouvir a sua voz interior


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (20)
Se isso ajuda, discuta suas ideias com as pessoas mais próximas de você, mas dê a você mesmo espaço suficiente para seguir a sua própria intuição. Seja fiel a si mesmo. Diga o que você precisa dizer. Faça o que o seu coração diz que está certo.

21. Comece a ficar atento ao seu nível de estresse e faça pausas curtas


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (21)
Vá mais devagar. Respire. Dê a você mesmo permissão para fazer uma pausa, reagrupar e avançar com clareza e propósito. Quando você estiver muito ocupado, um breve recesso pode rejuvenescer a sua mente e aumentar a sua produtividade. Estas pausas curtas vão ajudá-lo a recuperar sua sanidade e refletir sobre suas ações recentes, assim você pode ter certeza que elas estão alinhadas com seus objetivos.

22. Comece a perceber a beleza dos pequenos momentos


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (22)
Em vez de esperar que grandes coisas aconteçam – casamento, filhos, grande promoção, ganhar na loteria – encontre a felicidade nas pequenas coisas que acontecem todos os dias. Pequenas coisas, como tomar tranquilamente uma xícara de café no início da manhã, ou o delicioso cheiro e sabor de uma refeição caseira, ou o prazer de compartilhar algo que você gosta com outra pessoa ou ficar de mãos dadas com o seu parceiro. Perceber esses pequenos prazeres diariamente faz uma grande diferença na qualidade de sua vida.

23. Comece a aceitar as coisas quando elas não são perfeitas


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (23)
Lembre-se, “perfeito” é o inimigo do “bom”. Um dos maiores desafios para as pessoas que querem melhorar a si mesmas e melhorar o mundo é aprender a aceitar as coisas como elas são. Às vezes é melhor aceitar e apreciar o mundo como ele é, e as pessoas como elas são, em vez de tentar fazer com que tudo e todos estejam em conformidade com um ideal impossível. Não, você não deve aceitar uma vida medíocre, mas deve aprender a amar e valorizar as coisas até mesmo quando elas não são perfeitas.

24. Comece a trabalhar na direção dos seus objetivos todos os dias


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (24)
Lembre-se, a viagem de mil quilômetros começa com um passo. Seja qual for o seu sonho, todo dia dê um passo pequeno, mas coerente, para que seu sonho aconteça. Vá lá e faça alguma coisa! Quanto mais você trabalhar, mais sorte você terá. Enquanto muitos de nós dizemos, em algum momento durante o curso de nossas vidas, que queremos seguir a nossa vocação, poucos são aqueles astutos que realmente trabalham para que isso aconteça. Por “trabalhar por isso”, eu quero dizer se dedicar consistentemente ao resultado final. Leia Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

25. Comece a dizer mais como você se sente


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (25)
Se você está sofrendo, dê a você mesmo o espaço e o tempo necessário para se sentir a dor, mas esteja aberto sobre isso. Converse com as pessoas mais próximas a você. Diga-lhes a verdade sobre como se sente. Deixe-os ouvir. O simples ato de desabafar é o seu primeiro passo para se sentir bem novamente.

26. Comece a tomar plena responsabilidade pela sua vida


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (26)
Seja responsável pelas suas escolhas e pelos seus erros, e esteja disposto a tomar as medidas necessárias para melhorar de acordo com eles. Ou você assume responsabilidade pela sua vida ou alguém o fará. E quando alguém o fizer, você vai se tornar um escravo das suas ideias e sonhos em vez de um pioneiro dos seus próprios sonhos. Você é o único que pode controlar diretamente o resultado da sua vida. E não, não vai ser sempre fácil. Cada pessoa tem uma pilha de obstáculos na frente delas. Mas você tem que assumir a responsabilidade pela sua situação e superar esses obstáculos. Optar pelo contrário é escolher uma vida de mera existência.

27. Comece a nutrir seus relacionamentos mais importantes


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (27)
Leve para a sua vida, e para as vidas daqueles que você ama, verdadeira e honesta alegria com o ato simples de lhes dizer regularmente o quanto eles significam para você. Você não pode ser tudo para todos, mas você pode ser tudo para algumas pessoas. Decida quem são essas pessoas em sua vida e trate-as como se fossem da realeza. Lembre-se, você não precisa de certo número de amigos, apenas um número de amigos que você pode contar.

28. Comece a se concentrar nas coisas que você pode controlar


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (28)
Você não pode mudar tudo, mas você sempre pode mudar alguma coisa. Desperdiçar seu tempo, talento e energia emocional com coisas que estão além do seu controle é uma receita para a frustração, miséria e estagnação. Invista sua energia nas coisas que você pode controlar e aja sobre elas agora.

29. Comece a se concentrar na possibilidade dos resultados positivos


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (29)
A mente tem que acreditar que pode fazer alguma coisa antes que seja realmente capaz de fazê-la. O caminho para superar os pensamentos negativos e as emoções destrutivas é desenvolver emoções positivas que são mais fortes e mais poderosas. Ouça a sua voz interior e substitua pensamentos negativos por positivos. Independentemente de como a situação parece, foque sobre o que você quer que aconteça e, em seguida, dê o próximo passo positivo. Não, você não pode controlar tudo o que acontece com você, mas você pode controlar como você reage às coisas. A vida de todos tem aspectos positivos e negativos. A longo prazo, você ser ou não ser feliz e bem-sucedido depende muito de quais são os aspectos mais focados na sua vida. LeiaThe How of Happiness.

30. Comece a perceber o quão rico você é agora


30 coisas que você deve começar a fazer para si mesmo (30)
Henry David Thoreau disse certa vez: “Riqueza é a capacidade de experimentar a vida plenamente.” Mesmo quando os tempos estão difíceis, é sempre importante manter as coisas em perspectiva. Você não foi dormir com fome na noite passada. Você não dormiu na rua. Você pôde escolher que roupa vestir esta manhã. Você não se cansou hoje. Você não gastou um minuto com medo. Você tem acesso à água potável. Você tem acesso a cuidados médicos. Você tem acesso à Internet. Você pode ler. Alguns poderiam dizer que você é incrivelmente rico, então se lembre de ser grato por todas as coisas que você tem.

FONTE: http://awebic.com/pessoas/30-coisas-que-voce-deve-comecar-fazer-para-si-mesmo-4-e-um-beneficio-instantaneo/

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Amaciante de roupas: conheça todas as suas utilidades domésticas

Apesar do perfume, os produtos industrializados nem sempre são a melhor opção para amaciar todas as fibras; saiba como aproveitar o vinagre branco como alternativa caseira.

  • Além de deixar os tecidos mais macios, a fragrância do amaciante o tornou um produto popular
    Yahoo Brasil/Getty Images - Além de deixar os tecidos mais macios, a fragrância do amaciante o tornou um produto popular
Quem não gosta de vestir uma roupa com cheirinho de limpa? E com tantas marcas de amaciantes de tecidos no mercado, o consumidor pode escolher a fragrância que mais o agrada. Isso não significa que o produto industrializado é a melhor alternativa para todos os tipos de fibras, em certos casos, o ideal mesmo é partir para a solução caseira. Mas antes de simplificar, vamos entender porque as opções expostas nas gôndolas ainda são as mais pedidas.


O amaciador de roupas que usamos atualmente não é tão antigo assim, foi criado na década de 1950, na Inglaterra, para minimizar a sensação de roupas ásperas após a lavagem, principalmente do algodão. “Na prática, a fórmula foi desenvolvida para lubrificar os tecidos e garantir uma textura mais suave. Isso significa reduzir a eletricidade estática entre as fibras”, explica a química Jamile Alves.


Além de deixar os tecidos mais macios ao toque, a fragrância que o amaciante proporciona às roupas o tornou um produto tão popular. Segundo a especialista, para fixar o perfume e a hidratação, as composições contêm sal quaternário de amônio (uma química que faz com que as fibras se afastem uma das outras, o que garante a maciez). “Muitas marcas usam uma espécie de silicone que também serve para criar uma película capaz de afastar o pó”.

Sal quaternário de amônio
Componente ativo biodegradável dos amaciantes.
 Os radicais R podem ser o mesmo grupo ou grupos alquílicos diferentes.
Além disso, quaisquer um dos Rs podem estar conectados entre si.
E é justamente por conta desta proteção contra a poeira que o amaciante tem outras funções domésticas além de deixar a roupa fofinha e cheirosa. Donas de casa podem utilizar a fórmula diluída em água para tirar manchas de vidros. Por criar uma camada protetora, evita o pó por vários dias. A mesma mistura também pode substituir o tradicional lustra móveis, garantindo proteção contra a poeira e um brilho discreto nas superfícies.           

No caso de porcelanatos ou pisos de cerâmicas, o efeito é ainda melhor se misturado ao álcool, pois ajuda a desinfetar o ambiente e deixa um cheirinho de limpeza por horas. “A mistura é simples, indica-se um litro de água para cada dois dedos de amaciador de roupas e dois de álcool”, indica Jamile.

A medida certa
Os amaciantes são incompatíveis com os detergentes e só devem ser aplicados após o enxague do sabão. Além de deixar as roupas mais cheirosas e macias, o produto garante que as peças fiquem mais fáceis de passar. O amaciador industrializado pode ser utilizado em qualquer fibra, mas os rótulos indicam que sejam evitados em couro e seda. 

No entanto, para garantir tecidos conservados por mais tempo, é importante saber a medida certa na hora de lavar. Exagerar na quantidade não significa que a roupa ficará mais cheirosa, e é preciso obedecer a uma regra: nunca aplicar diretamente na roupa, pois o produto pode manchar a peça. O correto é jogar na água – caso a máquina de lavar não tenha o compartimento adequado para colocar o líquido. 

A quantidade correta varia conforme o volume de roupa. Normalmente, a medida é uma tampinha do frasco para cada lavada normal, ou seja, um tanque cheio ou uma máquina de lavar cheia com capacidade para 10 kg. Além da indicação na embalagem, sites de marcas de amaciantes indicam a dosagem ideal. Para uma máquina com capacidade para 5 kg, é preciso meia tampa. Se o peso for 7 kg, meia tampa mais um dedo é o suficiente.

Vinagre, a solução ecologicamente correta
Já parou para pensar como as nossas mães e avós deixavam as roupas mais macias se o amaciante é um produto tão recente no mercado? A solução é caseira e barata: o vinagre branco. Sim, ele tem as mesmas funções do famoso amaciador de tecidos só que, além de ter um custo mais acessível, não poluir o meio ambiente, por não conter aditivos químicos, ele reaviva as cores das peças e não danifica os fios.
Acetic-acid-2D-flat.png     ou     Acetic-acid-CRC-GED-3D-balls-B.png
Ácido Acético (ácido do vinagre)

O uso do vinagre é indicado em casos de pessoas alérgicas aos componentes químicos utilizados na fórmula industrializada. Basta colocar cerca de 200 ml do líquido em um tanque cheio ou uma máquina de 10 kg no nível máximo. Pronto, esta quantidade diluída na água é suficiente para amaciar qualquer tecido. O único diferencial é realmente o perfume. Quem opta pelo produto caseiro não tem roupa perfumada, porque o cheiro do vinagre evapora durante a secagem.

Outra recomendação é usá-lo para lavar toalhas, já que o amaciador industrializado forma aquela fina camada protetora, o que diminui a capacidade de absorção das fibras. Econômico, o produto usado na cozinha também é poderoso contra a sujeira e indicado para a limpeza de pisos. Neste caso, é só diluir uma xícara de chá de vinagre branco, de preferência de álcool, em um balde de água limpa. A solução pode ser usada depois da limpeza pesada, em qualquer cerâmica, pois não agride a superfície e ainda mantém o brilho. 

FONTE: https://br.mulher.yahoo.com/amaciante-de-roupas--conhe%C3%A7a-todas-as-suas-utilidades-dom%C3%A9sticas-130413782.html













domingo, 24 de agosto de 2014

Memória em dia: alimentos que estimulam o cérebro

Eles melhoram a concentração e ajudam a aumentar seu rendimento nos estudos

A fisetina é uma substância que se encontra no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre. Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), essa substância vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem, porque sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las. Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. Confira abaixo alguns nutrientes e minerais amigos do cérebro: 

- Zinco, Selênio, Ferro e Fósforo: Sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo (elétrico). Presente em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro, iogurtes.

- Vitamina E: Poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Vitamina C: Famosa ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-geminadas, assim como na maioria das frutas
- Vitaminas do complexo B: Regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurônios, presente nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e proteínas.
Vitamina B12

- Bioflavonoides: São polifenois com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uva e nas folhas verde escuro.

- Colina: Participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.
Colina
- Acetil-colina: Um neurotransmissor, fundamental para as funções de memorização no hipocampo. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.
- Fitosterois: Estimulante poderoso do sistema de defesa do organismo, reduzindo proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Fosfolipídeos (entre eles a Lecitina): Funcionam como um detergente, desengordurando todos os sites por onde passa. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presente em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio. 

- Ômega-3: Funciona como um antiinflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios. Existem somente três fontes: os peixes de águas frias e profundas e as sementes de linhaça e prímula.
Imagens: vide publicação sobre ômega 3 aqui no blog.

- Carboidratos: A glicose é a energia exclusiva do cérebro. Por isso, ficar muito tempo sem comercarboidratos diminui a atividade mental. Carboidratos complexos (pão, batata, grãos) são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular. Já o açúcar dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura, sem fornecer energia de modo constante.

- Cafeína: É um potente estimulante do sistema nervoso central. Tem efeitos positivos, como aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, causa danos à memória. Café e chá verde.
Cafeína
- Triptofano: Aminoácido que atua no sono e na performance cerebral. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e nozes. 
FONTE: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11850-memoria-em-dia-alimentos-que-estimulam-o-cerebro

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Refrigerante pode fazer parte de uma vida saudável, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho

Imagem: www.vozdabahia.com.br
No começo, era remédio – mas a bebida ficou tão gostosa que, mais de um século depois de sua criação, se tornou um ícone contra a sede para milhões de pessoas. Nos últimos anos, porém, o refrigerante ficou sob os holofotes na discussão sobre alimentação saudável. No entanto, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, o refrigerante pode fazer parte de um estilo de vida saudável.
Para Ribas Filho, o problema hoje com a bebida está no excesso de consumo, e não no produto em si. "O que é o refrigerante? É água com corante e açúcar. Portanto, se a pessoa, ao invés de ingerir água, beber o refrigerante, estará consumindo água com açúcar, um componente energético à base de carboidratos. O grande problema está no consumo exagerado", explica.
Defensor do consumo moderado da bebida, Ribas Filho também questiona pesquisas que indicam a presença de substâncias químicas danosas à saúde nos refrigerantes. "Até hoje, absolutamente nenhum trabalho conseguiu mostrar ou provar que, na quantidade em que se deve ser consumido o refrigerante, o corante e o aromatizante seriam suficientes para favorecer o desenvolvimento de doenças", explica.
Ribas Filho lembra que a principal diferença entre as gerações atuais e a passada é a forma como o refrigerante é usado. "Antes, o refrigerante era consumido, na maioria das vezes, no final de semana. Não havia o excesso", lembra. E o refrigerante também pode ajudar na hidratação, uma vez que a água compõe entre 87% e 99% da bebida e o sabor incentiva as pessoas a consumirem mais líquido.
O açúcar presente no refrigerante costuma ser apontado como o argumento mais forte para se evitar a bebida. Um copo de 200ml contém aproximadamente 20g de açúcar, o que corresponde a duas colheres de sopa. Vale lembrar que todo alimento que contém açúcar deve ser consumido de acordo com o estilo de vida da pessoa. O nutrólogo afirma que o consumo consciente do açúcar implica em estabelecer uma boa relação entre a quantidade ingerida e o gasto calórico de cada um, ou seja, o consumo deve ser individualizado.
Segundo ele, é preciso levar em consideração a presença do refrigerante na cultura da sociedade moderna e, ao invés de atacá-lo, descobrir formas de conviver saudavelmente com a bebida. "O refrigerante já faz parte da nossa história há quatro gerações. Em vez de combatê-lo, é necessário investir na educação alimentar", defende o nutrólogo.
FONTE: Durval Ribas Filho / Contato: (21) 3206-6246 / https://br.financas.yahoo.com/noticias/refrigerante-pode-fazer-parte-vida-090000351.html

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Não é brincadeira, é preciso economizar água

Foto: Como Fazer
Você sabia? (Fonte Sabesp)
- 97,5% da água presente no planeta é salgada e imprópria para o consumo;
- 2,5% da água restante é doce, mas 2,493% estão em geleiras e subterrâneos de difícil acesso;
- Apenas 0,007% da água do planeta é própria para o consumo e acessível;
- Desse número, 90% é usada para a agricultura, pecuária e indústria;
- Apenas 10% é para o consumo urbano;
- Entre 1970 e 1995 a quantidade de água disponível para cada habitante no mundo caiu 37%.
Os números assustam, não é mesmo? A água é muito preciosa e, se as condições climáticas não favorecem, temos que fazer a nossa parte para evitar o caos e problemas ainda maiores. Você sabe como fazer essa economia? A Sabesp preparou um guia com algumas dicas que podem ajudar.

Vaso sanitário
Opte por válvulas sanitárias de duplo acionamento, já que essas consomem de três a seis litros por disparo – comparando com os vasos comuns, a economia é de até 12 litros por uso.
Foto: MegaRadio
Pia
Escovar os dentes com a torneira um pouco aberta durante cinco minutos gasta em média 12 litros de água. Já escovar os dentes com apenas um copo de água gasta 200 ml. Com isso, é possível economizar mais de 11 litros por escovação. A barba também pode ser outro vilão. Ao fazer a barba com a torneira um pouco aberta por cinco minutos, usa-se 12 litros de água. Ao abrir a torneira apenas quando necessário, para enxaguar o barbeador e o rosto, o consumo pode alcançar de dois a três litros.
Também preste atenção aos vazamentos. Um torneira totalmente aberta gasta entre 12 e 20 litros de água por minuto. Se essa peça estiver com vazamento são jogados pelo ralo 48 litros, ao dia.

Chuveiro
Um banho de 15 minutos consome em média até 243 litros de água. Ao reduzir esse tempo para cinco minutos pode haver uma economia de até 160 litros. Além disso, deixe um balde com você e use a água que cair durante o banho para lavar banheiros e quintais (quando for extremamente necessário).

Lava-louças


Para lavar 135 peças manualmente são necessários cerca de 91 litros de água. Para lavar essa mesma quantidade em uma lava-louças usa-se cerca de 16 litros. Para quem não tem a opção de lava-louças, espere juntar os itens, ensaboe todos e faça o enxágüe também de uma vez, abrindo um pouco da torneira.


Esse assunto é sério também.
Contribua e faça o uso consciente desse recurso tão importante.
FONTE: https://br.mulher.yahoo.com/blogs/pode-entrar/n%C3%A3o-%C3%A9-brincadeira-%C3%A9-preciso-economizar-%C3%A1gua-001725052.html?page=all