(FOTO: NIELS LINNEBERG / FLICKR/ CREATIVE COMMONS) |
Se juntássemos todos os gases emitidos pelos meios de transporte convencionais - automóveis, trens, barcos e aviões - não chegaríamos no tanto que as vacas ‘produzem’. A indústria da carne bovina e de laticínios é responsável por 14,5% de todos os gases que causam o efeito estufa.
Além da produção de carne e laticínios, vacas e porcos emitem metano e óxido nitroso - gases poderosos contra a camada de ozônio. Mas se perguntássemos pra qualquer pessoa o que causa o aquecimento global, dificilmente ela responderia vacas e porcos.
METANO (imagem de www.infoescola.com) |
Uma pesquisa realizada em 12 países - incluindo Brasil, China e Estados Unidos -, revelou que as pessoas não sabem da relação das vacas com o efeito estufa. 63% dos entrevistados identificam como principal causa do aquecimento global os gases emitidos por automóveis. E 25% acredita que a produção de carne e laticínios causa “pouca ou nenhuma mudança climática”.
A cada ano que passa, as pessoas consomem mais proteína - carne bovina. Inclusive, a produção de carne e laticínios aumentou 70% em pouco menos de dez anos. Somada à poluição habitual dos grandes centros urbanos, a emissão de gás carbônico cresce de forma assustadora. A relação da produção de alimentos e as alterações climáticas é perigosa - e não sabermos disso é ainda mais assustador.
ÓXIDO NITROSO (imagem de www.sebbm.es)) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário