segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Prática da Escrita e Reescrita em Aulas de Química como Potencializadora do Aprender Química

Imagem de lusoleituras.wordpress.com
Judite Scherer Wenzel
Otavio Aloisio Maldaner

Ensino de Química em Foco

Apresenta-se uma discussão referente ao ensinar e aprender química pelo uso da escrita e da reescrita orientada em aulas de química. A escrita possibilitou ao estudante fazer uso da linguagem química e, com a ajuda sistemática da professora por meio de orientações, ele, ao reescrever o seu texto, mostrou indícios de um maior entendimento químico. Pela prática da escrita e reescrita, o aluno não apenas reproduziu as palavras da química, mas começou a realizar importantes relações conceituais que indiciavam um real aprendizado em química. Escrever um texto fazendo uso coerente das palavras e dos significados químicos historicamente estabelecidos requer um nível cognitivo que supera a simples memorização e que reporta para diferentes níveis de significação conceitual. Os resultados foram construídos mediante a análise textual discursiva dos textos dos estudantes e da professora, com atenção para indícios de apropriação e de evolução conceitual nos alunos e para a interação discursiva estabelecida entre a professora e o estudante. Esse processo foi caracterizado como escrita e reescrita orientada e pode ser norteador de outras práticas pedagógicas no ensino de química.

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