quarta-feira, 27 de maio de 2015

Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro

Imagem de luciblimabraga.blogspot.com
Leonardo Maciel Moreira1, Martha Marandino2

1Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rua Aloisio Gomes da Silva, 50, Laboratórios de Química, Granja dos Cavaleiros, CEP 27930560, Macaé, RJ, Brasil. E-mail: <leo.qt@hotmail.com>
2Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.


O teatro de temática científica ainda é um fenômeno recente no Brasil. Ele se configura como um tipo de teatro que se propõe favorecer a divulgação e a educação científica. Apesar de não existirem muitas pesquisas acadêmicas sobre esse tema, o teatro de temática científica tem sido uma prática de professores da Educação Básica e Superior, bem como de instâncias não formais de educação. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sistematizada do teatro de temática científica, visando à educação em ciências. Para isso, será problematizado o termo teatro de temática científica, explicitando sua definição e sua articulação com alcance de uma alfabetização científica. Ao final, são enunciados grupos e projetos no Brasil que realizam esse tipo de atividade, focalizando suas produções e propostas.

Palavras-Chave: Teatro científico; Educação em ciências; Divulgação científica; Popularização da ciência; Alfabetização científica

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