Imagem de www.mundoeducacao.com |
A escola deve preparar os cidadãos para atuar conscientemente na sociedade, para tanto, o ensino
de química deve oferecer subsídios para que os alunos compreendam o mundo que os cerca. Com esse
propósito, o presente artigo aborda a temática medicamentos na tentativa de contextualizar o ensino de
funções orgânicas na disciplina de Química. A partir de uma entrevista realizada com professores das escolas
de Santa Maria (RS) e da posterior análise dos livros didáticos de química mais utilizados por eles, é sugerida
uma atividade experimental de identificação de grupos funcionais, tendo como amostras reais os medicamentos.
Essa atividade foi desenvolvida com alunos da graduação do curso de Química Licenciatura da Universidade
Federal de Santa Maria, com o intuito de fornecer aos futuros professores novas estratégias para
a abordagem de funções orgânicas. A escolha do tema medicamentos proporciona a análise da estrutura
química de princípios ativos, que são moléculas polifuncionais.
Veja artigo completo em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/05-EA-43-11.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário