sábado, 2 de maio de 2015

Uma Abordagem Diferenciada para o Ensino de Funções Orgânicas através da Temática Medicamentos

Imagem de www.mundoeducacao.com
RESUMO

A escola deve preparar os cidadãos para atuar conscientemente na sociedade, para tanto, o ensino de química deve oferecer subsídios para que os alunos compreendam o mundo que os cerca. Com esse propósito, o presente artigo aborda a temática medicamentos na tentativa de contextualizar o ensino de funções orgânicas na disciplina de Química. A partir de uma entrevista realizada com professores das escolas de Santa Maria (RS) e da posterior análise dos livros didáticos de química mais utilizados por eles, é sugerida uma atividade experimental de identificação de grupos funcionais, tendo como amostras reais os medicamentos. Essa atividade foi desenvolvida com alunos da graduação do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, com o intuito de fornecer aos futuros professores novas estratégias para a abordagem de funções orgânicas. A escolha do tema medicamentos proporciona a análise da estrutura química de princípios ativos, que são moléculas polifuncionais.


Veja artigo completo em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/05-EA-43-11.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário