Você sabia que quando ensinamos, é quando mais aprendemos? Conheça a pirâmide de aprendizagem de William Glasser.
O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a educação. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno e não um chefe.
Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez  disso, o psiquiatra sugere que os alunos aprendem efetivamente com você,  fazendo .
Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.
Segundo a teoria nós aprendemos:
- 10% quando lemos;
 - 20% quando ouvimos;
 - 30% quando observamos;
 - 50% quando vemos e ouvimos;
 - 70% quando discutimos com outros;
 - 80% quando fazemos;
 - 95% quando ensinamos aos outros.
 
A teoria de William Glasser vem amplamente sendo divulgada e aplicada pro professores e pedagogos mundo  afora, é uma das muitas teorias de educação existentes, e uma das mais interessantes, pois ela demonstra que ensinar, é aprender!
FONTES:“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dosestudantes ” (William Glasser)
http://www.antroposofy.com.br/forum/a-piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser/
http://professoracoruja.com.br/piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser/
Nenhum comentário:
Postar um comentário