segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Batata frita pode ser mais benéfica que a cozida, diz estudo

Segundo uma pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, a batata, se frita da forma correta, é mais benéfica do que a versão cozida
McCain
imagem de exame.abril.com.br/
Para alegria geral, a ciência voltou a encontrar benefícios surpreendentes em comidas demonizadas pelos defensores da alimentação saudável. E a hora chegou: as incríveis, crocantes e douradas batatas fritas estão oficialmente redimidas.

Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que vegetais fritos podem trazer mais vantagens para o corpo do que quando são cozidos – desde que a fritura seja feita em azeite extra virgem.

A universidade espanhola estava estudando a famosa Dieta Mediterrânea, que já foi associada a prevenção de doenças degenerativas por ser rica em antioxidantes.

A alimentação típica da região é rica em vegetais frescos e azeite extra virgem – que, segundo os pesquisadores, não só contém vitaminas C, E e betacarotenos, mas também outro grupo de antioxidantes chamados de fenóis.

Vegetais crus como batata, abóbora, berinjela e tomate são cheios de fenóis, mas os pesquisadores queriam descobrir se esses antioxidantes se perdiam quando os alimentos passavam por algum processo de cozimento.
Algumas estruturas de compostos fenólicos antioxidantes encontrados em vegetais
Aí testaram formas diferentes de preparar os alimentos: fritar mergulhando em azeite extra virgem, cozinhar em água, cozinhar em água com óleo e saltear.

O que eles descobriram é que a quantidade de fenóis não muda muito quando a batata e os outros vegetais são cozidos. Mas, quando passam pelo azeite extra-virgem, que também é rico em fenóis, esses compostos são transferidos para a comida – aí a quantidade de fenóis dá um salto.

As calorias e gorduras dos alimentos, é claro, também aumentaram. Mas os pesquisadores acreditam que os resultados desafiam a ideia corrente de que toda fritura é ruim: não só a quantidade de fenóis aumentou mais que em qualquer outro método de preparo, mas o potencial antioxidativo desses compostos foi mantido. Ou seja: batata frita em azeite extra virgem demonstrou um potencial maior em prevenir câncer, diabetes e outras doenças degenerativas do que a versão cozida.

Vale lembrar que os benefícios extras da batata frita observados na pesquisa vinham de um cenário bem específico:
a) Primeiro, os fenóis transferidos para a comida vinham do do tipo mais nobre de azeite, que é obviamente mais caro e não se encontra a cada esquina.
b) Em segundo lugar, as batatas e os demais vegetais da pesquisa estavam frescos antes de fritar, ao contrário das batatas congeladas que vemos lanchonetes afora.

Nada impossível de fazer, mas não tão simples quanto entrar na fila do McDonalds. Batata frita pode ser mais saudável sim – mas não sem um toque de gourmetização.

-------------------------------------------------------------------

Convém (re)lembrar de coisas importantes acerca da batata frita (em geral):

Informações nutricionais da batata frita
Quantidade                                            10 batatas (20g)
Água (%)                                                       3
Calorias                                                        105
Proteína (g)                                                    1
Gordura (g)                                                    7
Ácido Graxo Saturado (g)                            1,8
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)                 1,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)                    3,6
Colesterol (mg)                                              0
Carboidrato (g)                                             10
Cálcio (mg)                                                    5
Fósforo (mg)                                                 31
Ferro (mg)                                                    0,2
Potássio (mg)                                              260
Sódio (mg)                                                    94
Vitamina A (UI)                                              0
Vitamina A (Retinol Equivalente)                   0
Tiamina (mg)                                              0,03
Riboflavina (mg)                                        Traços
Niacina (mg)                                                0,8
Ácido Ascórbico (mg)                                    8

Qual são os malefícios da batata frita causado na saúde?

Gorduras saturadas
Tanto as batatas pré-fritas congeladas quanto as tipo chips são ricas em gordura saturada. Dependendo da marca, uma xícara de batata palha, por exemplo, pode ter 20 gramas de gorduras totais, o que representa mais de 35% do valor diário de referência de consumo, em uma dieta de 2.000 calorias. Essa mesma quantidade pode levar 10g de saturadas (45% do VDR).

Uma porção de 50 gramas de batata chips pode ser ainda pior, já que há marcas em que há quase 20 gramas de gordura, sendo 17 gramas do tipo saturado (quase 80% do indicado por dia). Já uma porção de 85 gramas de batata inglesa frita em casa (12 tirinhas) tem 10 gramas de gorduras (quase 20% do VDR).

Esse excesso é prejudicial ao organismo já que, além de engordar, pode provocar problemas cardiovasculares, nas artérias e no coração, aumentar o colesterol ruim (LDL), a pressão arterial e provocar doenças como diabetes.

Gorduras trans
A conservação das batatas industrializadas (pré-fritas, servidas em redes de fast-food ou do tipo salgadinho) depende, em alguns casos, das gorduras trans (formadas pelo processo de hidrogenação dos óleos vegetais). Em excesso é capaz de aumentar o mau colesterol e baixar o nível de bom colesterol (HDL), além de estar associado à incidência de cancro e doenças cardiovasculares.
Sódio em excesso
O sódio é outro ingrediente muito existente nas receitas de batatas industrializadas e que faz mal se houver abuso. “A conservação delas é feita com sal e gordura”. Em quantidade excessiva, esse ingrediente pode levar ao aumento de pressão arterial, aumentando o risco de infarto, AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência renal e cardíaca, doenças neurológicas, aneurisma, problemas respiratórios e retenção de líquidos.

Fertilidade
O Consumo de alimentos fritos, como a batata frita, podem diminuir a fertilidade tanto de homens, quanto de mulheres. Estudos desenvolvidos no Instituto Sapientiae, em São Paulo, revelam que pacientes que modificaram seus hábitos alimentares durante o tratamento de fertilização duplicaram suas chances de engravidar.  No caso dos homens, a produção de esperma foi maior para os que reduziram drasticamente o consumo de fast food.

Câncer
As batatas fritas contêm gordura trans e uma perigosíssima substância cancerígena, a acrilamida, que se forma quando a batata branca é aquecida em alta temperatura. Além disso, os níveis de acrilamida são ainda mais elevados nas versões congeladas das batatas, aquelas que podem ser compradas em supermercados, já fatiadas e prontas para fritar.

FONTES:
http://exame.abril.com.br/ciencia/estudo-mostra-que-batata-frita-e-mais-benefica-que-a-cozida/
http://remediodaterra.com.br/maleficios-da-batata-frita/

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Sobre construir metas!



definir
Imagem de novo.claudiozanutim

"Sempre fui uma pessoa que estabeleci metas e buscou atingí-las. Mas eu, assim como a maioria de todos que traçam metas, por muitas vezes boicoto o contrato que faço comigo mesmo.
Criar uma meta pessoal é realmente um momento que nos deixa “excitados”, simplesmente porque surge na nossa mente como seria o cenário ao viver esta nova fase. Porém, entre escrever uma meta e realizá-la, está o difícil exercício de mudar hábitos.
O hábito constrói nossa vida e define as pessoas que somos. Tudo o que fazemos habitualmente é fortalecido, ou enfraquecido, de acordo com a recompensa que propomos a nos dar. O legal de mudar um hábito através de uma meta, é que tudo o que definimos como nosso objetivo, é estabelecido por nós mesmos. Isso garante que, o que a gente quer ser estará dentro do que podemos ser, afinal ninguém nos conhece melhor que nós mesmos.
Não é fácil estalecer desafios próprios, porque a derrota por não conseguir atingir a meta é sempre mais frustrante. Como alguém “inventa” um objetivo próprio e mesmo assim não consegue atingí-lo? É muito mais fácil definir metas para que outras pessoas possam “correr atrás” ou então que você “corra atrás” das metas de outras pessoas.
Não tem como fugir. Quem não define metas para a vida, ficará estacionado no tempo ou então viverá uma vida que não é sua.
Resultado de imagem para Sobre construir metas
imagem de "O Portal da Administração"
Na internet existem muitos aplicativos para te auxiliar na construção e acompanhamento dos seus objetivos pessoais. Mas de nada adiantará se você não definir este objetivo como algo realmente importante para a sua vida.
Não sou nenhum exemplo de pessoa que cumpre 100℅ das metas, mas tenho a convicção de que preciso melhorar e sempre busco exercitar a mudança.
Então aproveite o ano novo, o novo ciclo e crie metas específicas, que possam ser acompanhadas, atingíveis e importantes para você. Escreva o contrato da sua vida em forma de metas pessoais e vai ver que viver a sua história é bem melhor que aparecer de coadjuvante na história dos outros.
Grande abraço,
Fabrício Longuinhos."
FONTE: http://blog.fabriciolonguinhos.com.br/?p=77 (<-- clique aqui e veja outras ótimas postagens)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Entenda a polêmica envolvendo a Nutella e o óleo de palma na Europa

Nutella leva óleo de palma (azeite de dendê) em sua composição. A Europa alertou que óleo gera componente cancerígeno quando refinado em altas temperaturas.
Resultado de imagem para nutella
imagem de Fatos Desconhecidos

Indústria de óleo de palma, sob pressão na Europa depois que autoridades afirmaram que o produto aumenta o risco de câncer, encontrou um aliado de peso no setor alimentício: o fabricante da Nutella.


A empresa italiana Ferrero assumiu uma posição pública em defesa do ingrediente que outras empresas alimentícias europeias estão boicotando. Ela lançou uma campanha para assegurar o público sobre a segurança da Nutella, produto que representa cerca de um quinto de suas vendas.


O creme de chocolate e avelã, uma das marcas de alimento mais bem-conhecidas da Itália e um ingrediente popular do café da manhã para crianças, usa o óleo de palma para garantir a textura macia e a durabilidade ao produto. Outros substitutos, como óleo de girassol, mudariam suas características, segundo a Ferrero. “Fazer Nutella sem óleo de palma resultaria em um substituto inferior ao produto real, sria um passo para trás”, disse o gerente de compras da Ferrero Vincenzo Tapella à Reuters. O óleo de palma é conhecido no Brasil como azeite de dendê.


-----------------------------------------------------

A palma ou dendém é o fruto dado pelo dendezeiro, uma palmeira originária da África que foi trazida ao Brasil no século XVII e se adaptou no litoral baiano devido ao clima tropical. A Malásia e a Indonésia, por possuírem clima favorável, são os maiores cultivadores de óleo de palma do mundo.
Dois tipos de óleos podem ser obtidos a partir do mesmo fruto: o óleo de palma (extraído da polpa) e o óleo de palmiste (extraído da amêndoa).

Dendê (imagem de http://www.ecycle.com.br/)
O óleo obtido contém muitos ácidos graxos, como ácido palmítico, ácido esteárico, oleico (ômega 9) e linoleico (ômega 6), além de ser fonte de tocoferol e tocotrienol (vitamina E), que atuam como antioxidante e também são ricos em betacaroteno (vitamina A).

O óleo em questão é utilizado em uma enorme gama de produtos, variando de margarina e chocolate à velas, graxas e lubrificantes, cosméticos e sabão.
-----------------------------------------------------

Abrir mão do óleo de palma também teria implicações econômicas, já que é o óleo vegetal mais barato, com custo de US$ 800 a tonelada. A Ferrero usa cerca de 185 mil toneladas de óleo de palma por ano, portanto substituí-lo por outros tipos de óleo poderia custar à empresa de US$ 8 a 22 milhões a mais por ano.


Risco ao ser processado em altas temperaturas

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) disse, em maio, que o óleo de palma gera um contaminante potencialmente carcinogênico – conhecido como GE – quando refinado a temperaturas acima de 200ºC. Mas o órgão não recomendou que os consumidores parassem de consumi-lo, acrescentando que mais estudos são necessários para determinar o risco.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO) alertaram sobre o mesmo risco potencial, mas também não recomendaram que os consumidores parassem de consumir óleo de palma.


Várias indústrias de alimento deixaram de usar óleo de palma em seus produtos depois dos alertas das autoridades.


Além dos possíveis riscos para a saúde, o uso do óleo de palma pela indústria alimentícia também é questionado por razões ambientais. A palma é uma planta cultivada principalmente na Indonésia e Malásia, países que sofrem com o desflorestamento.

FONTE:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/entenda-a-polemica-envolvendo-a-nutella-e-o-oleo-de-palma-na-europa.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2659-oleo-vegetal-palma-que-e-para-serve-onde-comprar-puro-uso-hidratacao-pele-cabelo-saude-beneficios-propriedades-fazer-sabao-cosmeticos-cremes-quimica-nociva-parabenos-extracao.html

domingo, 22 de janeiro de 2017

Descoberta acidental pode resultar em baterias com vida quase infinita

Uma descoberta feita acidentalmente por pesquisadores da UC Irvine não soluciona totalmente esse problema, mas faz com que ele seja bastante minimizado.
Descoberta acidental pode resultar em baterias com vida quase infinita
foto reprodução
Por melhor que seja a qualidade das baterias de íon-lítio disponíveis atualmente no mercado, fato é que elas têm ciclos de vida bastante delimitados. Após certo tempo de uso, é comum que smartphones, tablets e outros aparelhos não “segurem carga” da mesma forma que antes graças à degradação natural dos elementos químicos usados em sua produção.

Uma descoberta feita acidentalmente por pesquisadores da UC Irvine não soluciona totalmente esse problema, mas faz com que ele seja bastante minimizado. Ao substituir o lítio usado em baterias por uma mistura de nanotubos de ouro banhados em gel eletrolítico, eles conseguiram fazer com que um componente do tipo perdesse somente 5% de sua capacidade total após mais de 200 mil ciclos de recarga.
Embora técnicas semelhantes já tivessem sido testadas no passado, pesquisadores ainda não haviam solucionado um problema recorrente. Apesar de nanotubos serem vistos como um “material do sonho” para a produção de baterias, eles se corroem com relativa facilidade após alguns milhares de ciclos em ambientes que usam lítio.

Surpresa bem-vinda

A maneira de prevenir que isso aconteça surgiu de forma acidental, quando os cientistas da UC Irvine revestiram o ouro utilizado com dióxido de manganês e trocaram o lítio por um gel eletrolítico. O gel e o manganês se fundiram em uma camada protetora que revestiu os tubos, resultando em uma bateria capaz de sobreviver a milhares de ciclos de recarga realizados em um período de três meses sem sofrer nenhuma degradação notável.

O que dificulta um pouco o uso comercial da solução é o fato de que o ouro não é exatamente o metal mais barato disponível na atualidade. Assim, embora ainda não tenham testado essa possibilidade, os pesquisadores acreditam que o níquel pode servir como um substituto à altura caso a solução algum dia comece a ser produzida em escala massiva.

FONTE.:http://www.tecmundo.com.br/bateria/103957-descoberta-acidental-resultar-baterias-vida-infinita.htm

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

10 Benefícios da CANELA para a Saúde

A canela é uma especiaria que é extraída da árvore caneleira Cinnamomum zeylacum que significa madeira doce. É proveniente do Sri Lanka (antigo Ceilão) e bastante cultivada na Índia, sendo comercializada em pau e pó.

imagem de quimica-dos-alimentos
Utilizada desde a antiguidade por povos como os portugueses que dominaram o seu comércio até ao século XVII, chegou a valer cerca de 10 gramas de ouro por quilograma. Existindo variadas espécies destaca-se a Cinnamomum cassia que é muito semelhante à espécie referida anteriormente e por essa razão é conhecida por falsa canela e também por canela-da-China, possuindo um valor comercial inferior. 



A canela pode ser usada como planta medicinal porque possui propriedades que melhoram a saúde do indivíduo.

Os principais benefícios da canela incluem:
  1. Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
  2. Melhorar transtornos digestivoscomo gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  3. Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  4. Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;
  5. Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
  6. Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  7. Combater infeções das vias respiratórias ela tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  8. Diminui o apetite pois é rica em fibras;
  9. Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
  10. Ajuda a diminuir as calorias ingeridas pois a canela pode substituir o açúcar no leite, café, chá e vitaminas, por exemplo.



Aplicações da Canela -Culinária (para condimentar carnes, doces...); 
-Bebidas (alcoólicas, chá, café...); 
-Medicamentos; 
-Cosmética (pastas dentárias, óleos bronzeadores, perfumes, sabonetes...).


Excesso de canela no organismo
A canela em excesso no organismo pode provocar danos no fígado, nos rins e também na parede do estômago. Pode provocar o aumento da pressão arterial e a intoxicação devido à presença da substância cumarina.

Estrutura do ácido cinâmico

A substância que é responsável pelo aroma característico da canela é designada por cinamaldeído ou aldeído cinâmico, constituindo cerca de 90% do óleo essencial. 

De fórmula molecular C9H8O e nomenclatura 3-fenil-2-propenal é um líquido amarelo claro e que possui temperatura de fusão de -7,5 °C e temperatura de ebulição de 248 °C.

NOTA:O óleo essencial se for aplicado diretamente na pele pode provocar irritações podendo ocorrer queimaduras.

Aplicações do aldeído cinâmico 
De entre as aplicações que não são idênticas às da canela destacam-se: 
-Ação Fungicida e Inseticida; 
-Agente antimicrobiano.

FONTES:
http://quimica-dos-alimentos.blogspot.com.br/p/blog-page_96.html
https://www.tuasaude.com/beneficios-da-canela/

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

12 MANEIRAS DE USAR O BICARBONATO DE SÓDIO NA FAXINA

Misturado ou sozinho, esse "pó mágico" facilita muito a limpeza da casa

Bicarbonato-matéria (Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)

Não pense que o bicarbonato de sódio é essencial apenas na cozinha, com a fermentação de bolos. Ele também pode ser um grande aliado na limpeza da casa. Assim como o vinagre e a pasta de dente, o bicarbonato pode ser usado em vários momentos na faxina, para remover manchas e desentupir a pia, por exemplo. Mas, antes de passar no supermercado para comprá-lo, confira abaixo que ele é capaz de fazer:


1. Remover manchas de panelas
Sempre que a receita pede que você aumente o fogo, você já pensa que isso vai deixar as panelas manchadas? Acredite, o bicarbonato pode acabar com esse impasse. Basta colocar um pouco do pó em uma esponja úmida com detergente e esfregar na área queimada. O mesmo procedimento vale para limpar as peças de inox do fogão. Mas, se mesmo assim a mancha permanecer, misture o bicarbonato com água quente e cubra a panela, ou assadeira, e deixe agir por 10 minutos. Depois de esfriar, lave a peça com a mistura de detergente e bicarbonato.

2. Limpar paredes rabiscadas e rejuntes
As crianças fizeram “obras de arte” na parede do quarto com lápis de cor? Adicione o bicarbonato em uma esponja úmida de água e esfregue de maneira delicada. Para clarear os rejuntes, misture o pó em água oxigenada e limpe a sujeira com uma escova.

3. Desgrudar restos de comida
Se você tem preguiça de assar uma lasanha bem recheada com bastante molho e queijo pela dificuldade de lavar a assadeira depois, o bicarbonato resolve esse problema para você. Antes de lavá-la, adicione a mistura de água quente e bicarbonato no interior da travessa. Deixe descansar por alguns minutos. Quando esfriar, lave normalmente com detergente.

4. Acabar com o chulé
Difícil aguentar o cheiro de chulé dos meninos depois que eles chegam do futebol? Durante a noite, espalhe o bicarbonato no interior dos sapatos e deixe-os descansar. Na manhã seguinte, retire o que sobrou do pó e limpe os sapatos com um pano seco.

5. Desentupir a pia
O produto acaba com o excesso de gordura e restos de comida que entopem a pia da cozinha. Para isso, jogue diretamente no ralo uma mistura de 200 ml de vinagre, água e bicarbonato de sódio. Vale fazer as aplicações frequentemente.

6. Lavar as roupas
Para acabar com aquele cheirinho de suor das roupas, faça uma mistura de bicarbonato e pouca água – até formar uma pasta -  e espalhe pela peça, principalmente nas áreas das axilas. Espere alguns minutos e lave normalmente em seguida. Antes de fazer a aplicação em roupas coloridas, faça um teste no verso da roupa para ter certeza que o tecido não mancha.
Resultado de imagem para bicarbonato de sódio fórmula
imagem de Blog Mcientifica
7. Eliminar o mau cheiro da geladeira
Coloque meia xícara de chá de bicarbonato em um pote aberto e guarde-o dentro da geladeira. Só cuidado para não derrubar o conteúdo quando for pegar algo e renove o pó a cada três meses. O mesmo procedimento pode ser feito em armários e guarda-roupas.

8. Limpar colchões e paredes
Os ácaros estão em toda a parte, incluindo colchão, travesseiros, sofás e tapetes. Para limpá-los, espalhe o bicarbonato pela superfície da peça e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire o excesso com um aspirador de pó ou escova.  

9. Eliminar manchas de café dos utensílios
Depois do almoço, nada melhor que um cafezinho, certo? Mas retirar as manchas de café do bule, ou do filtro da cafeteira, não é tarefa fácil. Para isso, encha o recipiente com água e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, fervendo por 10 minutos. Depois de esfriar, lave normalmente.

10. Dar brilho nas torneiras
Para conseguir torneiras, chuveiros e sifão brilhantes, aplique o bicarbonato em pano úmido e esfregue nos metais. Finalize a limpeza com um pano seco.

11. Tirar manchas do carpete
Resolveu almoçar na sala e acabou derrubando um pouco de óleo no sofá? Ou não sabe como remover aquela mancha de gordura do carpete? Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com álcool e, com uma escova, esfregue a solução na área afetada. Enxague com água.

12. Deixe os panos de limpeza branquinhos
Utilize também o bicarbonato para limpar as escovas e panos de limpeza que você usou nos itens acima. Deixe-as de molho em uma mistura de água e bicarbonato durante toda a noite. Enxague na manhã seguinte.

FONTE: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/02/12-maneiras-de-usar-o-bicarbonato-de-sodio-na-faxina.html

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Energético além dos muros da academia

Sabia que dá para usar a bebida para turbinar a concentração e o foco nas atividades do dia a dia? Descubra como os energéticos agem no corpo humano.


Por Abril Branded Content

Imagem super.abril
Energéticos são vilões para quem quer manter o corpo saudável, certo? Nem sempre. É verdade que há substâncias, na maioria das bebidas disponíveis no mercado, que, se ingeridas em excesso, podem ser prejudiciais à saúde. Taurina, inositol e glucoronolactona estão no topo da lista. Essa tríade faz com que o corpo fique agitado, o que prejudica o sono. Mas por que recorrer a produtos químicos se há alimentos estimulantes na natureza, como guaraná, erva-mate e açaí? Eles proporcionam mais disposição e concentração para estudar sem abdicar das horas de sono, tão necessárias para o bom funcionamento do corpo.

Imagem super.abril

“Os energéticos tais como açaí, guaraná e erva-mate apresentam, além da característica estimulante ao cérebro, também propriedades antioxidantes, promovidas por diferentes substâncias”, diz a nutricionista Roberta Cassani, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). Inclusive, já existe no Brasil um energético feito apenas com o extrato desses três ingredientes e água gaseificada – ou seja, nada de aditivos químicos. O Organique é natural, orgânico e ajuda a estimular as células a produzir energia.

Imagem super.abril
FONTE: http://super.abril.com.br/ciencia/energetico-alem-dos-muros-da-academia/?utm_source=redesabril_super&utm_medium=facebook&utm_campaign=publi-organique

sábado, 14 de janeiro de 2017

Alerta: Álcool com energético tem o mesmo efeito que cocaína

Isso entre adolescentes - mas as consequências podem durar até a vida adulta.
Por Karin Hueck

Alcool com energetico mesmo efeito cocaina
imagem super.abril.com.br
Vodca com energético já virou um clássico das baladas, mas pode ser uma bomba para os adolescentes. Pesquisadores da Universidade Purdue, em Indiana, EUA, fizeram testes com os cérebros de ratos adolescentes (já que não poderiam fazer o mesmo com humanos) e observaram mudanças químicas em suas massas encefálicas muito parecidas com os efeitos da cocaína.

Uma lata de energético pode ter até 10 vezes mais cafeína do que um refrigerante comum – e costuma ser procurada por adolescentes para curtir uma noitada. Já se sabia que os jovens que consumiam energético (mesmo sem misturá-lo com outras bebidas) têm mais chance de virarem consumidores de álcool quando adultos. Mas, quando o energético é tomado com álcool ainda durante a adolescência, o centro de recompensas do cérebro é alterado – e os jovens sentem mais dificuldade em lidar com substâncias prazerosas. Os efeitos podem durar até a vida adulta.

Os ratos que tomaram álcool com energético se tornaram muito mais ativos (como era de se esperar) e seus cérebros foram inundados pela proteína ΔFosB, típica de quem abusa da cocaína ou da morfina. Quando adultos, os ratinhos se tornaram muito mais resistentes à sensação de prazer da cocaína – o que pode indicar que eles procurariam doses maiores da droga. 

“Tudo indica que as duas substâncias misturadas causam mudanças de comportamento e na neuroquímica do cérebro”, disse Richard van Rijn, um dos autores do estudo. “Há claramente efeitos em tomar essa mistura que não existiriam quando se toma o álcool ou o energético separadamente.”

FONTE: http://super.abril.com.br/saude/alcool-com-energetico-tem-o-mesmo-efeito-que-cocaina/

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

10 DICAS ÚTEIS PARA USAR O LIMÃO EM CASA


Se a vida te der limões, não os use apenas na limonada. Da casca ao bagaço, a fruta pode ser utilizada na limpeza do banheiro, na conservação do açúcar e até para evitar o escurecimento de panelas. 
Limão (Foto: Stock Photos)
(Foto: Stock Photos)
O ácido encontrado no limão é o ÁCIDO CÍTRICO. O ácido cítrico ou citrato de hidrogênio, de nome oficial ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico, é um ácido orgânico fraco, que se pode encontrar nos citrinos. É usado como conservante natural (antioxidante), sendo conhecido também como acidulante INS 330, dando um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas.

Resultado de imagem para ácido citrico
Estrutura do Ácido Cítrico
Veja algumas maneiras de aproveitá-la ao máximo.

1 Tirar odor
Coloque os bagaços do limão na água para a limpeza de panelas e recipientes usados para cozinhar peixe. A mistura acabará com o odor desagradável.

2 Limpeza das mãos
Se, após um período mexendo com frutas na cozinha, suas mãos ficarem manchadas por conta dos corantes naturais, a mistura de limão com vinagre é infalível para fazer com que a pele volte ao normal. Mas atenção: lave muito bem as mãos com sabonete depois, já que, sob o sol, o limão pode causar sérias queimaduras na pele.

3 Clarear banheiras e pias
Sabe aquela louça amarelada que não fica branca de jeito nenhum? O limão pode te ajudar. Esfregue a fruta na área manchada de banheiras e pias e deixe agir por 30 minutos. Depois, é só esfregar com sabão e enxaguar bem para que as peças retornem à cor natural.

4 Conservar o açúcar mascavo
É comum que, com o tempo, o açúcar mascavo empedre e fique mais grosso. Ao colocá-lo com uma casca de limão em um recipiente hermeticamente fechado, você impede que isso aconteça. O truque é ficar atento para trocar a casca sempre que ela secar.

5 Fazer um arroz perfeito
Para quem gosta de arroz bem soltinho, uma alternativa é colocar um pouco de água fria com gotas de limão na panela quando a primeira água do cozimento estiver secando. Outra dica útil para o preparo de arroz é usar a fruta, misturada com sal, para lavar os grãos antes de levá-los ao fogão.

6 Tirar sal do feijão
Errou a mão na hora de fazer o feijão e deixou-o muito salgado? Pingue algumas gotas de limão na panela e deixe ferver bastante, e o excesso de sal será absorvido.

7 Reaproveitar o óleo do peixe
O óleo usado para a fritura do peixe pode ser reutilizado! É só esperar que ele esfrie, picar pedacinhos de limão e colocá-los na panela, deixando que o óleo aqueça novamente. O cheiro vai sumir e ele poderá ser usado mais uma vez.

8 Evitar que a panela escureça
Sempre que for cozinhar algo em banho-maria, coloque rodelas de limão na água. Isso impedirá o escurecimento da panela.

9 Evitar que frutas escureçam
Algumas frutas, como a maçã e a pera, tendem a escurecer depois de cortadas. Para evitar que isso aconteça, coloque-as em um recipiente com água e algumas gotas de limão ou até mesmo borrife o suco de limão diretamente nas frutas.

10 Mensagem secreta
Essa dica é uma boa maneira de se divertir com as crianças. Use o suco do limão como tinta para escrever e as letras só aparecerão quando o papel for exposto ao sol: um jeito legal de mandar recados secretos.

FONTE: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/noticia/2015/06/10-dicas-uteis-para-usar-o-limao-em-casa.html

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Utilidade Pública: Use vinagre contra o Aedes Aegypti!!

Resultado de imagem para vinagre contra dengue
imagem reprodução

Como Funciona

 A larva do mosquito da dengue encontrou um inimigo definitivo. O milenar vinagre, produto de múltiplas aplicações, mais conhecido na culinária, mas cada vez mais usado como poderoso auxiliar no tratamento de saúde, é a mais nova e barata arma para combater a larva que origina o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. Presente em todos os lares brasileiros, o vinagre pode ajudar a erradicar de maneira rápida, segura e barata os causadores da dengue. Pesquisas científicas comprovaram a ação do ácido acético contido no vinagre, sobre as larvas do Aedes. A Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (Anav) está em campanha  para conscientizar a população brasileira sobre a eficácia do uso do vinagre no combate ao mosquito da dengue.
CAMPANHA NACIONAL - A diretoria da Anav e seus associados têm desenvolvido uma ampla campanha de divulgação em todos os meios de comunicação do País, explicando a utilização do vinagre na eliminação da larva do mosquito da dengue.  Esse reforço resultou nesse site voltado exclusivamente para o tema.
A Anav entende que não existe uma única e definitiva solução para essa importante questão de saúde pública, que aflige milhões de brasileiros. O objetivo da entidade é somar esforços e apoiar as autoridades, em todas as esferas de governo, cooperando para a solução  desse problema de saúde pública.
Graças ao apoio da Imprensa  (Jornais, Revistas, Rádios, TVs e Internet) a informação sobre a utilização do vinagre tem chegado aos mais diferentes pontos de todo o Brasil. A divulgação também de blogs entre os internautas tem proporcionado uma multiplicação exponencial dessa informação.
No final de 2006, a nota técnica nº 109/2006 do Ministério da Saúde incorporou na rotina do Plano Nacional de Combate à Dengue, o vinagre como uma  metodologia alternativa no controle ao vetor da dengue.
EPIDEMIA - O período mais crítico de ocorrência da dengue vai de janeiro a maio, quando faz calor e há incidência de mais chuvas. Ainda não existe vacina contra a dengue e a melhor forma de combater a doença é a prevenção, eliminando a larva e o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Os números crescentes de registros de casos de dengue em todo o Brasil, comprovam a necessidade de um combate rápido e eficaz ao mosquito. Os casos dessa epidemia que assola o País, de Norte a Sul, mostram que a conscientização da população é fundamental.
PESQUISA - O pesquisador e engenheiro agrônomo Reinaldo José Rodella, em 2003, no município de Piracicaba, interior de São Paulo, realizou com a sua equipe, uma série de pesquisas utilizando o vinagre diluído na água, onde as larvas dos mosquitos estão depositadas.
Rodella relatou as suas experiências de forma precisa, produzindo um vasto material técnico, descrevendo através de ensaios estatísticos variados a eficiência do vinagre para a eliminação das larvas do Aedes. O pesquisador explica que usou-se vinagre diluído em água, em concentrações variadas, a fim de se testar o efeito do ácido acético, contido no vinagre, sobre as larvas do mosquito. "Os resultados indicaram que a partir de 5% de vinagre na água, todas as concentrações testadas foram letais para as larvas, constantando-se ainda um efeito residual de oito dias". explica o pesquisador.
USO DO VINAGRE - Na prática, Rodella resume como se pode acabar com as larvas do mosquito da dengue: uma colher de sopa de vinagre jogada na água, depositada em vasos, panelas, pneus, garrafas ou outros locais de proliferação, em três ou quatro horas, provoca a erradicação completa das larvas.
O pesquisador frisa que o vinagre é um produto de baixíssimo custo (no mercado em embalagem de 750 ml pode ser encontrado em torno de R$ 1,00 a R$ 2,00) e sem nenhuma contra-indicação de nocividade à população.
Resultado de imagem para vinagre contra dengue
imagem Correio Popula
ELIMINAÇÃO DAS LARVAS - A explicação para a eficiência do ácido acético na eliminação dfas larvas também é bem simples: as larvas do Aedes alimentam-se de bactérias, fungos, protozoários, detritos orgânicos animais ou vegetais, além de sais minerais e outras substâncias presentes na água. Tais alimentos são atraídos para a abertura oral da larva, graças aos movimentos das escovas ali implantadas e assim formam-se correntes aquáticas que arrastam as várias partículas para o orifício bucal e daí ao tubo digestivo. Não existe nenhuma evidência da existência de qualquer processo seletivo de alimentos. Dessa forma, o vinagre diluído na água confere ao ambiente aquático um caráter ácido, provocando no trato digestivo da larva danos, que levam à sua eliminação. Essa ação do vinagre independe dos estágios da larva do mosquito.
CAMPANHA - Na sua campanha de divulgação a Anav explica que o vinagre, produto bastante popular e barato é produzido em todo o País e portanto pode se tornar a solução mais eficiente para eliminação das larvas do mosquito causador da dengue. O segmento das indústrias de vinagre, que congrega cerca de 30 empresas distribuídas em todo o Brasil, responde por uma produção anual em torno de 175 milhões de litros do produto para uso doméstico. A Anav afirma que o setor está preparado para atender uma demanda maior do mercado.
FONTE: http://www.vinagrecontradengue.com.br/comofunciona.php