quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

5 USOS PARA O GELO QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU

Refrescar bebidas é apenas uma das muitas funções que os cubos de gelo podem ter.
-----------------------------------------------------
Gelo (do latim gelu) é o estado sólido da água cristalizada no sistema hexagonalSeu aspecto é vítreo e semitransparente. A sua densidade é inferior à da água, ficando em 0,9178 gramas por centímetro cúbico. O seu ponto de fusão é de 0 grau Celsius a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido tem volumes diferentes, pois, ao passar de um estado para o outro, o volume aumenta cerca de 9 por cento: ao contrário de todos os outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma líquida até atingir os 4 graus centígrados.
------------------------------------------------------
Chega dessas informações e descubra a seguir, e surpreenda-se!

gelo, cubos de gelo (Foto: ThinkStock)
imagem de revistacasaejardim
1. Deixar o arroz de ontem com gosto de novo
É muito simples. Coloque o arroz em uma travessa e acrescente duas pedras de gelo no centro. Leve ao micro-ondas. O gelo vai derreter e vai evitar que o alimento fique ressecado. Melhor ainda é fazer gelo com cubinhos de cenoura, ervilha e salsinha. Além de deixar o arroz fresquinho, você garante um sabor extra.

2. Tirar manchas dos móveis e roupas
Você deixou cair café no sofá? A taça de vinho derramou em cima da cadeira estofada da sala de jantar? O molho de tomate sujou a sua blusa? Alguns cubos de gelo podem resolver. O segredo é esfregá-los na mancha bem devagar e ir secando o excesso de umidade com uma toalha. A baixa temperatura desfaz o sinal escuro aos poucos, sem alterar a textura do tecido nem deixar marcas, o que pode acontecer se você passar um pano ou usar água quente.

3. Retirar o excesso de gordura da sopa
Sabe aquele caldo vigoroso que você decidiu preparar para o jantar? Experimente acrescentar algumas pedras de gelo no final de preparação. Mexa bem para a gordura aderir no gelo e retire as pedras antes que derretam.

4. Sai fora, chiclete
Só de pensar na goma de mascar grudada na roupa já dá vontade de chorar. Mas com apenas um cubo de gelo você resolve o problema. Esfregue-o pelo avesso do tecido e veja que o chiclete vai endurecendo (por causa da baixa temperatura) e se soltando aos poucos. Se preciso, use uma faca para completar a retirada - só tome cuidado para não danificar a roupa.

5. Refrescar o ambiente
Durante as noites quentes, tente colocar um saquinho com pedras de gelo em frente ao ventilador. Dessa forma, o ar gelado torna o ambiente mais fresco.

FONTE: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/10/5-usos-para-o-gelo-que-voce-nunca-imaginou.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário