segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Batata frita pode ser mais benéfica que a cozida, diz estudo

Segundo uma pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, a batata, se frita da forma correta, é mais benéfica do que a versão cozida
McCain
imagem de exame.abril.com.br/
Para alegria geral, a ciência voltou a encontrar benefícios surpreendentes em comidas demonizadas pelos defensores da alimentação saudável. E a hora chegou: as incríveis, crocantes e douradas batatas fritas estão oficialmente redimidas.

Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que vegetais fritos podem trazer mais vantagens para o corpo do que quando são cozidos – desde que a fritura seja feita em azeite extra virgem.

A universidade espanhola estava estudando a famosa Dieta Mediterrânea, que já foi associada a prevenção de doenças degenerativas por ser rica em antioxidantes.

A alimentação típica da região é rica em vegetais frescos e azeite extra virgem – que, segundo os pesquisadores, não só contém vitaminas C, E e betacarotenos, mas também outro grupo de antioxidantes chamados de fenóis.

Vegetais crus como batata, abóbora, berinjela e tomate são cheios de fenóis, mas os pesquisadores queriam descobrir se esses antioxidantes se perdiam quando os alimentos passavam por algum processo de cozimento.
Algumas estruturas de compostos fenólicos antioxidantes encontrados em vegetais
Aí testaram formas diferentes de preparar os alimentos: fritar mergulhando em azeite extra virgem, cozinhar em água, cozinhar em água com óleo e saltear.

O que eles descobriram é que a quantidade de fenóis não muda muito quando a batata e os outros vegetais são cozidos. Mas, quando passam pelo azeite extra-virgem, que também é rico em fenóis, esses compostos são transferidos para a comida – aí a quantidade de fenóis dá um salto.

As calorias e gorduras dos alimentos, é claro, também aumentaram. Mas os pesquisadores acreditam que os resultados desafiam a ideia corrente de que toda fritura é ruim: não só a quantidade de fenóis aumentou mais que em qualquer outro método de preparo, mas o potencial antioxidativo desses compostos foi mantido. Ou seja: batata frita em azeite extra virgem demonstrou um potencial maior em prevenir câncer, diabetes e outras doenças degenerativas do que a versão cozida.

Vale lembrar que os benefícios extras da batata frita observados na pesquisa vinham de um cenário bem específico:
a) Primeiro, os fenóis transferidos para a comida vinham do do tipo mais nobre de azeite, que é obviamente mais caro e não se encontra a cada esquina.
b) Em segundo lugar, as batatas e os demais vegetais da pesquisa estavam frescos antes de fritar, ao contrário das batatas congeladas que vemos lanchonetes afora.

Nada impossível de fazer, mas não tão simples quanto entrar na fila do McDonalds. Batata frita pode ser mais saudável sim – mas não sem um toque de gourmetização.

-------------------------------------------------------------------

Convém (re)lembrar de coisas importantes acerca da batata frita (em geral):

Informações nutricionais da batata frita
Quantidade                                            10 batatas (20g)
Água (%)                                                       3
Calorias                                                        105
Proteína (g)                                                    1
Gordura (g)                                                    7
Ácido Graxo Saturado (g)                            1,8
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)                 1,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)                    3,6
Colesterol (mg)                                              0
Carboidrato (g)                                             10
Cálcio (mg)                                                    5
Fósforo (mg)                                                 31
Ferro (mg)                                                    0,2
Potássio (mg)                                              260
Sódio (mg)                                                    94
Vitamina A (UI)                                              0
Vitamina A (Retinol Equivalente)                   0
Tiamina (mg)                                              0,03
Riboflavina (mg)                                        Traços
Niacina (mg)                                                0,8
Ácido Ascórbico (mg)                                    8

Qual são os malefícios da batata frita causado na saúde?

Gorduras saturadas
Tanto as batatas pré-fritas congeladas quanto as tipo chips são ricas em gordura saturada. Dependendo da marca, uma xícara de batata palha, por exemplo, pode ter 20 gramas de gorduras totais, o que representa mais de 35% do valor diário de referência de consumo, em uma dieta de 2.000 calorias. Essa mesma quantidade pode levar 10g de saturadas (45% do VDR).

Uma porção de 50 gramas de batata chips pode ser ainda pior, já que há marcas em que há quase 20 gramas de gordura, sendo 17 gramas do tipo saturado (quase 80% do indicado por dia). Já uma porção de 85 gramas de batata inglesa frita em casa (12 tirinhas) tem 10 gramas de gorduras (quase 20% do VDR).

Esse excesso é prejudicial ao organismo já que, além de engordar, pode provocar problemas cardiovasculares, nas artérias e no coração, aumentar o colesterol ruim (LDL), a pressão arterial e provocar doenças como diabetes.

Gorduras trans
A conservação das batatas industrializadas (pré-fritas, servidas em redes de fast-food ou do tipo salgadinho) depende, em alguns casos, das gorduras trans (formadas pelo processo de hidrogenação dos óleos vegetais). Em excesso é capaz de aumentar o mau colesterol e baixar o nível de bom colesterol (HDL), além de estar associado à incidência de cancro e doenças cardiovasculares.
Sódio em excesso
O sódio é outro ingrediente muito existente nas receitas de batatas industrializadas e que faz mal se houver abuso. “A conservação delas é feita com sal e gordura”. Em quantidade excessiva, esse ingrediente pode levar ao aumento de pressão arterial, aumentando o risco de infarto, AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência renal e cardíaca, doenças neurológicas, aneurisma, problemas respiratórios e retenção de líquidos.

Fertilidade
O Consumo de alimentos fritos, como a batata frita, podem diminuir a fertilidade tanto de homens, quanto de mulheres. Estudos desenvolvidos no Instituto Sapientiae, em São Paulo, revelam que pacientes que modificaram seus hábitos alimentares durante o tratamento de fertilização duplicaram suas chances de engravidar.  No caso dos homens, a produção de esperma foi maior para os que reduziram drasticamente o consumo de fast food.

Câncer
As batatas fritas contêm gordura trans e uma perigosíssima substância cancerígena, a acrilamida, que se forma quando a batata branca é aquecida em alta temperatura. Além disso, os níveis de acrilamida são ainda mais elevados nas versões congeladas das batatas, aquelas que podem ser compradas em supermercados, já fatiadas e prontas para fritar.

FONTES:
http://exame.abril.com.br/ciencia/estudo-mostra-que-batata-frita-e-mais-benefica-que-a-cozida/
http://remediodaterra.com.br/maleficios-da-batata-frita/

Nenhum comentário:

Postar um comentário