segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PILHA DE BATATA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL UTILIZADA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

RESUMO

O trabalho realizado objetivou trabalhar numa proposta contextualizada os conceitos químicos que estão envolvidos na temática “Pilhas e Baterias”, fazendo-se uso da experimentação, uma importante ferramenta metodológica que facilita a compreensão dos conceitos químicos. A atividade foi desenvolvida com duas turmas da 2ª série do Ensino Médio de um Colégio localizado na cidade de Aracaju, no segundo semestre de 2011. Para a obtenção dos dados foi aplicado dois questionários: no intuito de identificar as concepções dos alunos sobre as atividades experimentais e outro no intuito verificar se os alunos compreenderam os conceitos trabalhados durante a atividade experimental. A análise dos dados nos possibilitou verificar que a utilização desse tipo de estratégia ajuda a proporcionar nos alunos uma melhor compreensão dos conceitos químicos e a relação dos mesmos na sua vida cotidiana. 

Veja mais: http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/viii-evequim-anais-e-resumos.pdf

sábado, 16 de agosto de 2014

Boa formação de docente pode fazer aluno aprender 70% a mais

Imagem: educacao.estadao.com.br
A formação continuada é tão importante para a melhoria da qualidade das aulas - e para o aprendizado -, que um aluno pode aprender de 47% a 70% a mais se exposto a bons professores, revelam dados do trabalho feito pelo Instituto Ayrton Senna, com The Boston Consulting Group. Os bons resultados, segundo especialistas, não dependem de mais horas de curso, mas da qualidade dos treinamentos.

Segundo a diretora de Educação da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, formações em campo dentro da sala de aula são as que renderam mais frutos. “Isso provocou discussões porque as estratégias mais tradicionais tiravam o professor da sala de aula, para palestras e conferências”, afirma.

Depois do nível socioeconômico e a escolaridade da mãe, a qualidade do professor é o fator que mais afeta o desempenho da classe, diz Patrícia. “Conseguimos ver essa diferença em escolas da mesma área, com o mesmo perfil de alunos, mas que têm resultados diferentes. Se olhar de perto, aquela escola onde os professores usam melhores práticas tem um desempenho melhor.”

Outro desafio para turbinar a formação continuada é diminuir a resistência dos profissionais da educação, que temem perda de autonomia. “É preciso mudar a cultura. O professor ainda resiste a expor o que acontece em sala de aula”, explica Cláudio Oliveira, diretor do Instituto Singularidades, voltado para a formação docente. “O paradigma mudou. O bom professor hoje deve trabalhar na lógica de colaboração para tornar a classe mais atrativa”, defende.


Partilha de experiências.

A colaboração entre docentes faz parte da receita de sucesso da rede de ensino de Sobral, no interior cearense, outro exemplo citado no estudo. “No início havia resistência, mas depois os próprios professores viram que as formações eram positivas e eles ainda poderiam compartilhar as melhores práticas”, conta Júlio César da Costa, secretário municipal de Educação.

Iniciada há 14 anos, a reforma educacional no município alavancou a aprendizagem dos alunos no ensino fundamental e inspirou programas federais na área. Para a capacitação, Sobral montou uma escola própria de formação do magistério, que oferece cursos que aperfeiçoam a didática e a bagagem sociocultural dos professores. “Também faz a diferença o acompanhamento na escola, de perto”, afirma o secretário. “Damos gratificação aos professores que superam as metas, mas vemos que não é isso que mais os motiva”, diz.

Até a escolha dos materiais didáticos, feita de acordo com a realidade de cada escola ou classe, também influencia os treinamentos. “O material didático deve se adequar às ações propostas e é a base dessa formação. Com isso, o professor tem condições de preparar seu plano de aula”, descreve.

Veja também em: 
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20573:estudo-revela-que-desempenho-de-alunos-melhora-em-ate-70-com-professor-capacitado&catid=211&Itemid=86

FONTE: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,boa-formacao-de-docente-pode-fazer-aluno-aprender-70-a-mais,1524662

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Abacate: a gordura que faz bem à saúde

Abacate faz bem à saúde (Foto: Divulgação)Abacate faz bem à saúde (Foto: Divulgação)

Quando se pensa em alimentação saudável, muitas pessoas podem considerar o abacate como um dos principais vilões em termos calóricos. Mas, seus benefícios vão muito mais além; e para desmistificar isso os nutricionistas afirmam que as gorduras que concentram alto teor de ômega 9 são benéficas ao organismo pois melhoram os níveis sanguíneos de colesterol, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, e beneficiam a atividade cerebral e a locomoção.
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Os ômega 9 ou ómega 9 (ácidos graxos ω−9) são ácidos graxos, ajudam no desenvolvimento humano, assim como os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. O nome ômega 9 significa que eles têm uma ligação dupla C=C no nono carbono a partir da extremidade oposta à carboxila.
Podemos encontrá-lo nos óleos vegetais.
Os ácidos ômega 9 mais importantes são:
Oleic-acid-skeletal.svg
Erucic acid.png
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Em dietas específicas onde é necessária a restrição de gordura ou calorias, o abacate deve ser evitado ou consumido com moderação, e preferencialmente, sob orientação de um especialista. De acordo com Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, qualquer pessoa saudável pode consumir a fruta. “O consumo pode variar entre um abacate pequeno ou metade de uma fruta maior, porém para quem precisa reduzir o consumo calórico a ingestão deve ser esporádica”, afirma.

Abacate para TPM
A boa notícia para as mulheres que sofrem com a tensão pré-menstrual (TPM) está relacionada com o consumo do abacate na diminuição das cólicas menstruais. “A fruta possui dois nutrientes que podem auxiliar no alívio dos sintomas da TPM - o magnésio que auxilia na produção de progesterona; e a vitamina B6 que auxilia a produção de serotonina que possui influência direta na sensação de bem estar e humor”, explica Cintya.

Saiba como escolher o melhor abacate:
1- Escolha aqueles que tenham a casca verde claro, lisa e fina. Uma fruta com muitas manchas não é o ideal.
2- Quando o abacate está muito duro significa que ainda não está bom para o consumo, porém, ele costuma amadurecer bem fora do pé.

Curiosidades sobre o abacate:
1- No Brasil o abacate passou a ser consumido a partir do início do séc XIX e seu cultivo depende de solo fértil e do calor.
2- Na culinária a fruta é muito utilizada em países como Guatemala e México.
(Reportagem: Raquel Vito)

FONTEs: https://br.mulher.yahoo.com/blogs/vamos-comer/abacate-gordura-faz-bem-%C3%A0-sa%C3%BAde-172826448.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94mega_9

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cientistas criam material mais escuro do mundo

Feito com nanotubos de carbono, o Vantablack absorve 99,96% da luz, o que o torna praticamente impossível distinguir qualquer detalhe em sua superfície.

O material pode ser usado em telescópíos, câmeras e sistemas ópticos
O material poderá ser usado em telescópíos, câmeras e sistemas ópticos (Divulgação Surrey NanoSystems)
Cientistas britânicos inventaram o material mais escuro do mundo. Ele é tão negro que o olho humano não é capaz de discernir suas formas e limites, tornando-o praticamente invisível. Batizado de Vantablack e criado por uma companhia de nanotecnologia no Reino Unido, ele será apresentado no próximo fim de semana na feira de aviação Farnborough Airshow, no sul da Inglaterra.

O material, feito de nanotubos de carbono, absorve 99,96% da luz (para ser perceptível pelo olho humano, um objeto deve ser capaz de emitir ou refletir a luz). A cor preta convencional absorve entre 95% e 98% dos raios luminosos. Isso significa que os contornos do Vantablack são vistos apenas contra um fundo mais claro e é impossível distinguir qualquer detalhe na superfície do material, mesmo se ele for totalmente irregular e repleto de desníveis.
De acordo com a companhia que desenvolveu o produto, trata-se do material mais escuro já testado pelo Laboratório Nacional de Física do Reino Unido e pelo Instituto de Padrões e Tecnologias dos Estados Unidos.
Produzido em alumínio, o Vantablack foi desenvolvido para ser utilizado em telescópios, câmeras e sistemas ópticos que precisam reduzir a reflexão e difração da luz. Isso melhoraria a capacidade de telescópios fotografarem astros distantes e aperfeiçoaria a sensibilidade de instrumentos de navegação terrestres e aéreos. 
FONTE:http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-criam-material-mais-escuro-do-mundo

sábado, 9 de agosto de 2014

Alimentos (e suas substâncias) que desinflamam

Emagrecer não é fácil (nós sabemos), mas com algumas horinhas de atividades físicas por semana e alimentos certos no seu cardápio tudo pode ficar mais fácil. Que tal colocar no prato alguns alimentos anti-inflamatórios, que deixam seu intestino mais saudável, favorecem no funcionamento do organismo e facilitam no processo da perda de peso (além de deixar a cintura fininha)? A lista é do livro "Dieta Seca Barriga", da editora Abril.


Alimentos
Foto de Istok
Probióticos - Os microorganismos originados da fermentação do leite auxiliam no controle da obesidade, fortalecem o sistema imunológico e protegem contra o câncer de cólon. Consumir diariamente iogurte e leite fermentados (se não houver nenhuma alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose) ajuda a prevenir gases e prisão de ventre, além de melhorar a absorção de vitaminas e minerais.

Alimentos
Foto de Istok
Semente de abóbora - Essa semente contém cucurbitacina, princípio ativo que funciona como vermífugo natural. A semente de abóbora ainda previne e trata a constipação e afasta as doenças intestinais.

Alimentos
Foto de Istok
Melancia e melão - Esses alimentos também têm a cucurbitacina e garantem que os vermes passem longe do intestino. Eles ainda contém muitas fibras, minerais e vitaminas. O melão tem muito potássio (que ajuda a eliminar o sal), já a melancia é composta de 95% de água e lava o aparelho digestório.

Esqueleto geral da cucurbitacina
Alimentos
Foto de Istok
Suplemento de glutamina - Esse aminoácido pode ser encontrado em alimentos de origem animal, mas a suplementação pode ajudar a recuperar a integridade da mucosa intestinal após inflamações causadas pela alergia e intolerância alimentar.

glutamina

Alimentos
Foto de Istok
Chá de limão ou abacaxi - Beber um copo de 200 ml dessas frutas facilita a digestão. Sem açúcar, por favor!


Alimentos
Foto de Istok
Carnes cozidas - Prefira as proteínas de fácil absorção, como a carne dos peixes e do frango.

Alimentos
Foto Thinkstok
Farinha de banana verde - Essa farinha, desenvolvida por pesquisadores em nutrição, tem amido resistente, que não é absorvida nem digerida ao passar pelo intestino delgado. Isso resulta em substâncias benéficas, capazes de favorecer a digestão e proteger contras doenças intestinais. A banana verde ainda contém mais nutrientes do que a madura.

Alimentos
Foto Thinkstok
Evite os alérgenos - Quem tem alergia à lactose, deve evitar o leite e o feijão (pode consumir o caldo). Produtos industrializados que contém glúten, proteína presente no trigo, centeio, cevada, aveia e malte, também devem ser ingeridos em menor quantidade. É melhor evitar os doces também.

                
Lactose
              

Alimentos
Foto Thinkstok
Suco verde - Se você deseja eliminar a prisão de ventre, melhorar a digestão, combater o envelhecimento precoce e de quebra perder peso, o suco verde é ótimo para o seu caso. Esses sucos são ricos em vitaminas, nutrientes e minerais: aminoácidos, oligoelementos, fitoquímicos e principalmente enzimas. Alguns deles possuem ação antioxidante que melhora a qualidade sanguínea e ajustam o metabolismo, proporcionando uma sensação de bem-estar. É preciso tomar todos os dias.

Alimentos
Foto Thinkstok
Orgânicos - Esses alimentos são produzidos sem os pesticidas convencionais, muito menos fertilizantes químicos e estão livres de contaminação de dejetos humanos e industriais. Dessa forma, você fica livre das toxinas que prejudicam o funcionamentos do intestino e levam doenças ao seu corpo.

Alimentos
Foto Thinkstok
Óleo de coco - O óleo de coco é fonte de ácido caprílico, poderoso antifúngico e que ajuda a regular a função intestinal nos casos de diarreia e prisão de ventre. Use o produto diariamente e reduza a quantidade de bactérias nocivas e aumente a população das boas bactérias.

Acido Caprílico

Alimentos
Foto Thinkstok
Sementes de linhaça, girassol e gergelim - Todas são ricas em vitaminas E, zinco e cálcio, sem contar que contém gorduras saudáveis e fitoesterois, que combatem no mau colesterol. Essas sementes também auxiliam na eliminação de toxinas e facilitam o bom funcionamento do intestino por ter boa quantidade de fribras.



Alimentos
Foto Thinkstok
Frutas oleaginosas - Soja, castanha, milho, avelã e amêndoas ajudam no controle do colesterol e açúcar, fortalecem o sistema imunológico e previnem contra graves doenças, como câncer e Alzheimer. E o melhor: sem fazer você torcer o nariz!


Alimentos
Foto Thinkstok
Casca das frutas - A casca das frutas é rica em água e em fruto-oligossacarídeos, uma substância que age como fibras.

FONTES:
https://br.mulher.yahoo.com/fotos/alimentos-que-desinflamam-slideshow/alimentos-photo-1349735626.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ABORDAGEM CTS: UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA TRABALHAR COM A TEMÁTICA RECURSOS ENERGÉTICOS

Fig da homepage.no.comunidades.net
RESUMO


Este trabalho foi desenvolvido com as turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Luiz Alves de Oliveira, situada no município de Lagarto/SE, possibilitando uma nova visão no ensino de química. Teve como objetivo verificar como intervenções didáticas, desenvolvidas a partir das concepções prévias dentro de uma perspectiva CTS com ênfase construtivista, influenciam a evolução conceitual dos alunos. O projeto desenvolve uma temática sobre recursos energéticos que foi desenvolvido dentro de uma abordagem que utiliza os três momentos pedagógicos de ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO (2009), que são: a problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Verificou-se que os alunos se sentiram motivados a participar das aulas, assimilaram o conhecimento científico e demonstraram uma visão mais crítica do tema proposto ao final das aulas. 

Palavras Chave: abordagem CTS, construtivismo, recursos energéticos.

FONTE: http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/viii-evequim-anais-e-resumos.pdf

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Alimentação (e algumas substâncias) que influenciam no humor


A conhecer algumas estruturas químicas...
Amminoacido triptofano formula.svg
Triptofano
L-Ascorbic acid.svg
Vitamina C ou Ácido Ascórbico


Ácido fítico(antioxidante presente Cereais integrais, milho, legumes)


Oxalic acid.png
Ácido oxálico ou Àcido etanodióico
    (antioxidante presente Grão de cacau e chocolate, espinafre, nabo e ruibarbo.)

FONTES:
http://saude.terra.com.br/nutricao/ovo-afasta-mau-humor-veja-alimentos-que-ajudam-e-atrapalham,cd3df116b1127410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tript%C3%B3fano

http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-triptofano/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_C

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antioxidantes

sábado, 2 de agosto de 2014

10 dicas para incentivar o seu aluno/filho a ler

Conheça atividades simples - e baratas! - que podem transformar seu filho em um pequeno grande leitor

Foto: Nana Sievers
Foto: Leitura desde cedo: incentive seu filho a ter amor pelos livros

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença

"O comportamento da família influencia diretamente os hábitos da criança. Se os pais leem muito, a tendência natural é que a criança também adquira o gosto pelos livros", afirma Rosane Lunardelli, doutora em Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina (UEL). A família tem o papel, portanto de mostrar para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo. "As crianças precisam ser encantadas pela leitura", diz Lucinea Rezende, doutora em Educação e também professora da UEL. 

Para seduzir pela leitura, há diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prática com a criança e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido. No período da alfabetização - antes dela e um pouco depois também -, especialistas sugerem que se misture a leitura com brincadeira, fazendo, por exemplo, representações da história lida, incentivando a criança a criar os próprios livros e pedindo que a criança ilustre uma história. "Para encantar as crianças pequenas, é essencial brincar com o livro", recomenda Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Maria Afonsina também dá uma dica: nunca reclame dos preços dos livros diante do seu filho. "O livro precisa ser valorizado", diz ela. 

Leia a seguir dicas para transformar o seu filho em fase de alfabetização em um pequeno grande leitor: (
Para ler, clique nos itens abaixo:)




















FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/incentivar-leitura-624840.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar