domingo, 14 de julho de 2013

PANELA DE PRESSÃO! AFINAL, QUE MILAGRE É ESSE!

A panela de pressão permite que os nossos alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais.

Uma panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição (100 graus Celsius) da água à pressão ambiente, possibilitando portanto um tempo de cozimento reduzido.

Estas panelas - inventadas pelo francês Denis Papin, a antiga "Marmita de Papin"- são providas de tampas que vedam hermeticamente o seu interior e de válvulas para que escape o vapor e permita a utilização segura. Normalmente existe uma válvula para controle da pressão e uma válvula de segurança, que se rompe abaixo da pressão máxima que a panela suporta.

Este tipo de panela também pode ser usado como esterilizador já que a alta temperatura sem dúvida ultrapassa os 100°C. Uma panela em estado normal, com válvula e borracha da tampa em perfeito estado, chega a 120 °C, gerando assim uma esterilização muito mais segura. É recomendada para pessoas que trabalham com instrumentos de manicure e também para instrumentos cirúrgicos.

Funcionamento da panela de pressão: Ao fechar a panela, ela já contém uma quantidade de ar que está com a pressão igual à atmosférica. Visto que nela há uma borracha que veda a panela, ao aquecermos, os vapores de água vão aumentando e seu escape fica impedido. Desse modo, a pressão do ar aprisionado se soma com a dos vapores, fazendo com que a pressão interna se torne ainda maior. Com uma alta pressão, o líquido demora mais para entrar em ebulição e cozinha mais rapidamente os alimentos.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário