O químico Luis Roberto Brudna Hölzle, 35, acha ciência uma coisa engraçada. Foi justamente a curiosidade "pelo maluco e pelo estranho" que o atraiu para a área.
Com pós-doutorado em eletroquímica pela Universidade de Paris 11, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Pampa (RS) coleta "piadas científicas" desde 1999 e é pai do site Humor na Ciência, com cerca de 1.500 visitas por dia.
Arquivo pessoal |
O químico Luis Roberto Brudna Hölzle, 35, autor do site "Humor na Ciência"; desde 1999, coleta "materiais engraçados" pela internet |
O físico norte-americano Richard Feynman (1918-1988), pioneiro da eletrodinâmica quântica e Nobel de Física em 1965, é a principal referência de Brudna.
O Nobel em Física chegou a publicar até um livro contando histórias engraçadas de sua vida ("O Senhor Está Brincando, Sr. Feynman?", edição brasileira em 2006).
"Tento praticar uma vida alegre e divertida inspirado nele", diz o químico blogueiro. "O humor é a forma mais eficiente de se levar conceitos básicos para a população".
Para quem quer dar risada com o mundo da ciência, Brudna indica os famosos prêmios anuais Ig Nobel, sobre pesquisas estúpidas, organizados pelo site Improbable Research.
Divulgação |
Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel de Física em 1965 |
Há ainda o site brasileiro Efeito Ázaron e o Science Jokes, em inglês, organizado pelo holandês Joachim Verhagen. A página estrangeira afirma ter coletado mais de 2.500 piadas científicas desde 1979, quando o compartilhamento ainda era feito pela rede de mensagens Usenet.
Os últimos posts no blog de Brudna abordam temas comuns ao dia-a-dia de quem acompanha o noticiário. Em um deles, comenta a novela das sete "Tempos Modernos", exibida na TV Globo, que mostra o "primeiro modelo de computador com o fenomenal conceito de Burrice Artificial.
O outro post recente do químico refere-se à reportagem "Amor em Londres é tão raro quanto encontrar aliens". Brudna conclui: "Acho que é melhor não exigir demais".
Uma das piadas que Brudna mantém no site é sobre umaversão da história dos três porquinhos em estilo de exercício de matemática. Nela, o lobo mau até ameaça denunciar um porquinho por crime ambiental, e o porquinho mais esperto constrói um dispositivo com sensor térmico para detectar o vilão.
Há também uma receita para se construir uma máquina do tempo com um buraco negro. "É bom avisar os vizinhos para que não se assustem com a explosão", adverte.
Reprodução |
Nano vaso sanitário; ampliação em 15.000 x, de Takahashi Kaito, SII Nanotechnology Inc. |
Veja outras piadas curtas que ele selecionou:
*
Guia prático para a ciência moderna:
-Se se mexe, pertence à biologia
-Se fede, pertence à química
-Se não funciona, pertence à física
-Se ninguém entende, é matemática
-Se não faz sentido, é psicologia
-Se fede, pertence à química
-Se não funciona, pertence à física
-Se ninguém entende, é matemática
-Se não faz sentido, é psicologia
*
Reprodução |
Nanotubos de carbono em formato "Playboy", produzido por John Hart e colaboradores |
Foi comprovado que pesquisa causa câncer em ratos.
*
Você soube que um biólogo teve gêmeos?
Ele batizou um e manteve o outro para controle.
Ele batizou um e manteve o outro para controle.
*
Preciso arranjar 1/2 de levar-te a 1/4 e fazer de teu pai 1/9...
*
Estatísticas são iguais a biquínis; o que elas revelam é sugestivo, mas o que elas escondem é essencial.
Reprodução | ||
"NanoPutianos", síntese de moléculas antropomórficas, "inúteis mas divertidas", segundo Brudna FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u690028.shtml |
Nenhum comentário:
Postar um comentário