Introdução
O extintor de incêndio é uma necessidade em qualquer casa ou escritório. Embora exista uma grande possibilidade dele ficar na parede durante anos acumulando poeira, também pode acabar salvando a vida de alguém.
Neste artigo, veremos exatamente o que fazem e como funcionam os extintores de incêndio. Também iremos aprender o que pode causar um o incêndio, o jeito certo de usar um extintor e que tipo funciona melhor em cada caso.
O que é um incêndio?
O fogo é o resultado de uma reação química de combustão, normalmente uma reação entre o oxigênio presente na atmosfera e algum tipo de combustível, madeira ou gasolina, por exemplo. É claro que a madeira e a gasolina não pegam fogo espontaneamente só por estarem cercadas por oxigênio. Para que haja a reação de combustão, o combustível precisa ser aquecido até sua temperatura de ignição.
Segue, como exemplo, a seqüência de acontecimentos em um incêndio de madeiras:
* algo esquenta muito a madeira, podendo ser: luz focada, fricção, outro objeto que já esteja pegando fogo etc;
* quando a madeira atinge, aproximadamente, 260°C, o calor decompõe parte da celulose que forma a madeira;
* o material decomposto é liberado na forma de gases voláteis, normalmente um composto de hidrogênio, carbono e oxigênio;
* quando o gás está quente o suficiente, as moléculas compostas se quebram e os átomos se unem novamente com o oxigênio para formar água, dióxido de carbono e outros produtos;
*os gases, que se propagam pelo ar, formam a chama. Os átomos de carbono que estão na chama emitem luz quando ficam quentes.
* o calor da chama mantém o combustível em sua temperatura de ignição, então continua a pegar fogo enquanto houver combustível e oxigênio.
Como você pode ver, existem três elementos essenciais envolvidos neste processo:
calor excessivo
oxigênio
combustível
Os extintores de incêndio são desenvolvidos para retirar ao menos um destes elementos, para que o fogo seja apagado. Existem várias maneiras de fazer isto, conforme veremos na próxima seção.
Dentro de um extintor de incêndio
Vimos que existem três elementos essenciais envolvidos no processo de produção do fogo: calor, oxigênio e combustível. Para acabar com um incêndio, é preciso retirar completamente um destes três elementos.
- O melhor jeito para acabar com o calor é jogando água no fogo, pois isto resfria o combustível a uma temperatura abaixo do seu ponto de ignição, interrompendo o ciclo de combustão.
- Para retirar o oxigênio, pode-se abafar o fogo, para que ele não fique exposto ao ar. Um jeito de abafar um pequeno incêndio é cobrindo-o com um cobertor pesado. Outro jeito é jogar material não inflamável no fogo, como areia ou bicarbonato de sódio.
- Retirar o combustível é o jeito mais difícil de acabar com a maioria dos incêndios. Em alguns casos ( madeira de uma casa, por exemplo) o combustível só será retirado quando o fogo o tiver queimado por inteiro.
Os extintores de incêndio são cilindros de metal que contém um agente extintor (água, espuma, pó químico ou dióxido de carbono - CO2. Quando você pressiona a alavanca da parte superior do cilindro, o material é expelido com grande pressão, parecida com a pressão utilizada em uma lata de aerosol. O diagrama abaixo mostra um projeto simples.
Tipos de extintores
Classe A - conseguem apagar incêndios de "combustíveis comuns" como madeira, plástico ou papel.
Classe B - conseguem apagar líquidos inflamáveis comogasolina ou graxa.
Classe C - conseguem apagar incêndios elétricos.
Os extintores que forem marcados com A, B e C conseguem apagar todos os tipos.
Classe D - projetados para apagar metais que estejam pegando fogo, são raros.
Verifique as letras e figuras do seu extintor para saber o que ele consegue fazer.
|
A água é o material mais conhecido para apagar incêndios e é um dos mais eficazes, mas pode ser perigosa quando usada em uma situação errada. Um extintor de águaconsegue apagar o fogo em materiais como madeira, papel ou papelão, mas não funciona em incêndios elétricos ou naqueles que envolvam líquidos inflamáveis (em inglês) . No caso de um incêndio elétrico, a água pode conduzir a corrente, o que pode causar eletrocução. A água só irá espalhar um líquido inflamável, o que irá piorar o incêndio.
Outro material popular que elimina fogo é odióxido de carbono puro. Num extintor de dióxido de carbono, este material é mantido sob pressão, em forma líquida, dentro do cilindro. Quando o container é aberto, o dióxido de carbono se expande para formar um gás. Este gás é mais pesado do que o oxigênio, então ele elimina o oxigênio que está ao redor do combustível em chamas. Este tipo de extintor é comum em restaurantes porque não contamina os equipamentos da cozinha nem a comida.
Outro material utilizado para eliminar é a espuma ou pó químico, normalmente feita de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, quase idêntico ao bicarbonato de sódio ou fosfato monoammonium. O bicarbonato de sódio começa a decompor em 70°C e, quando se decompõe, libera odióxido de carbono, que, junto do isolamento da espuma, serve para abafar o incêndio.
A maioria dos extintores tem uma pequena quantidade de material eliminador de incêndio: você pode gastar tudo em questão de segundos. Por isso, os extintores só são eficazes em incêndios relativamente pequenos, que podem se facilmente contidos. Para apagar um grande incêndio, é necessário um equipamento muito maior: um carro de bombeiros, por exemplo, e os profissionais que sabem usá-lo. Mas para apagar as chamas que podem aparecer na sua casa, o extintor de incêndios é um salva-vidas inestimável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário