Imagem de www.nre.seed.pr.gov.br |
Amadeu Moura Bego
Gabriela Salvador
Amanda M. Germano
Natália E. Gomes
Eloíza H. B. Centurion
Jamila Ibrahim
O trabalho escolar pode ser concebido como o resultado de complexas relações entre as prescrições legais, os diversos atores e as condições materiais da realidade objetiva de determinada escola, apresentando diferentes dimensões que condicionam seu desenvolvimento, envolvendo aspectos de natureza organizacionalestrutural e de natureza político-ideológica. O presente trabalho é resultado do curso de extensão realizado com professoras de ciências naturais de uma rede escolar pública municipal. Utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, objetivamos identificar os principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente e que são responsáveis pela baixa frequência de utilização de atividades experimentais. Os condicionantes identificados no estudo realizado se enquadraram em quatro fatores: relacionados à organização da escola e das aulas; ligados às condições estruturais e materiais; relacionados ao professor;e relacionados ao comportamento do aluno.
Palavras chave: trabalho docente, condicionantes, atividades experimentais
Nenhum comentário:
Postar um comentário