terça-feira, 25 de novembro de 2014

Condicionantes sobre o Trabalho Docente: A Utilização de Atividades Experimentais em Uma Rede Escolar Pública Municipal

Imagem de www.nre.seed.pr.gov.br
Amadeu Moura Bego
Gabriela Salvador
Amanda M. Germano
Natália E. Gomes
Eloíza H. B. Centurion
Jamila Ibrahim

O trabalho escolar pode ser concebido como o resultado de complexas relações entre as prescrições legais, os diversos atores e as condições materiais da realidade objetiva de determinada escola, apresentando diferentes dimensões que condicionam seu desenvolvimento, envolvendo aspectos de natureza organizacionalestrutural e de natureza político-ideológica. O presente trabalho é resultado do curso de extensão realizado com professoras de ciências naturais de uma rede escolar pública municipal. Utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, objetivamos identificar os principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente e que são responsáveis pela baixa frequência de utilização de atividades experimentais. Os condicionantes identificados no estudo realizado se enquadraram em quatro fatores: relacionados à organização da escola e das aulas; ligados às condições estruturais e materiais; relacionados ao professor;e relacionados ao comportamento do aluno.

Palavras chave: trabalho docente, condicionantes, atividades experimentais

Leia artigo completo em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_3/04-EA-60-13.pdf

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