quinta-feira, 25 de outubro de 2018

10 dicas de como estudar Química para o ENEM

Se você é daqueles que passam horas pensando por onde começar a estudar para uma prova, esse artigo é para você! Confira 10 dicas valiosas de como estudar Química para o ENEM!
por  Carla Marins Goulart
Resultado de imagem para 10 dicas de como estudar Química para o ENEM
Começar a estudar para uma prova nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se essa prova for o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São tantos conteúdos e tantas formas de estudar que se torna difícil encontrar um ponto de partida e selecionar um método ideal, que facilite o aprendizado. Para facilitar seus estudos preparamos 10 dicas valiosas para você se organizar e estudar Química para o ENEM.
1 – Monte um cronograma viável de estudos
Seu primeiro passo será montar um plano de estudos que você realmente consiga executar. Coloque os horários que você tem disponibilidade durante a semana e inclua os conteúdos que você estudará em cada dia. Distribua os conteúdos nas datas até dois dias antes da prova. Reserve a véspera para relaxar. Você precisará estar com a mente descansada no dia da prova.
2 – Comece pelo começo
Se você não lembra os conteúdos ou se você tem dificuldades em aprender Química, comece seus estudos pelos conteúdos iniciais dessa disciplina. Um bom tema de partida é Átomos, moléculas e íons, que trata da composição da matéria (tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço), objeto de estudo da Química. Não esqueça de relembrar conteúdos como notação científica, conversão de unidades e regra de três. Ele são fundamentais para o estudo das ciências exatas.
3 – Aprenda a ler gráficos e tabelas
Pegue seus livros e questões da internet! Veja se você consegue analisar gráficos e tabelas de diferentes disciplinas. Isso te dará mais experiência para a hora do exame, poupando um tempo essencial para a resolução das questões.
4 – Busque questões que avaliem diferentes habilidades
Essa dica é super importante! Para saber se realmente você aprendeu um conteúdo é indispensável avaliar se você consegue resolver questões que envolvam diferentes habilidades. Por exemplo: se o tema de estudo for “pilhas” haverá questões sobre cálculo do potencial da pilha, identificação dos componentes (ânodo e cátodo) e dos processos (oxidação e redução) envolvidos, escrita das semi-reações, da reação global e da notação química, montagem de pilhas em série, entre outras. Se você decidir resolver 15 questões sobre o tema, por exemplo, certifique-se de que essas questões são diversificadas, avaliando partes diferentes do conteúdo, para que você possa explorá-lo e compreendê-lo de forma mais ampla. Assim, a chance de você ser pego de surpresa, com um tipo de questão que você nunca viu, diminuirá consideravelmente!
5 – Foque nos conteúdos que você tem mais dificuldade
Inicie seus estudos pelos conteúdos mais simples. Caso perceba de imediato que já tem bom domínio sobre eles, prossiga para os próximos conteúdos. Dê uma atenção especial para os conteúdos que você considera mais complicados. Aumentando seu conhecimento sobre eles você aumenta suas chances de obter um bom resultado na prova. Lembre-se: Você só vence o monstro se enfrentá-lo!
6 – Veja os conteúdos que mais caem no ENEM
Focar nos assuntos que mais caem no ENEM pode otimizar seu tempo. Alguns conteúdos estão presentes em todas as provas. Não deixe de estudá-los! Clique aqui para conferir uma lista completa desses assuntos.
7 – Contextualize
Geralmente as questões de Química envolvem situações do cotidiano e/ou estão relacionadas a assuntos de Biologia ou Física. Nesse caso, a leitura constante de textos sobre meio ambiente, saúde, fontes de energia, entre outros assuntos do dia a dia pode te salvar na hora da prova. Leia os textos de forma crítica, associando-os a conceitos de Química, Biologia e Física. Estude os conceitos e tente associá-los a situações do seu cotidiano. Assim você estará mais preparado para as contextualizações do exame.
8 – Aproveite o que a internet tem a oferecer
Diversos sites e canais no Youtube apresentam conteúdos gratuitos e de qualidade sobre Química para vestibulares. Veja alguns destaques abaixo:
Plataformas de Estudo
Sites
Canais no YouTube
9 – Pratique!
Não fique só na teoria, lendo livros e mais livros, e assistindo várias videoaulas sobre o mesmo assunto. Otimize seu tempo! Faça uma leitura calma e atenciosa de uma parte do conteúdo, e em seguida tente resolver alguns exercícios. São eles que te mostrarão seu nível de aprendizado sobre o conteúdo. Quanto mais exercícios, melhor!
10 – Não se desespere!
Apesar de ser considerada uma das disciplinas mais difíceis do Ensino Médio, a Química não é nenhum bicho de sete cabeças. O segredo é estudar os conteúdos em uma sequência correta e estar aberto ao aprendizado. Adotando uma boa estratégia e se dedicando ao seu objetivo sua jornada até o ENEM será bem mais prazerosa e edificante.

FONTE: http://www.quimicanaarea.com/10-dicas-de-como-estudar-quimica-para-o-enem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário