Os lenços umedecidos são extensamente utilizados na faixa etária infantil e têm em sua composição básica o TNT (tecido), água, ativos com benefícios à pele em alguns casos e conservantes, fragrâncias, dentre outros.
⠀
Mas eles podem ser indicados em recém nascidos?
⠀
• Existem poucos estudos clínicos com os lenços umedecidos e a quase totalidade é patrocinada pela indústria farmacêutica.
⠀
• Alguns estudos da Proctle and Gamble e Johnson e Johnson mostram que os lenços não apresentaram diferença entre o uso entre algodão e água, mas será que podemos extrapolar esses estudos para outros lenços umedecidos?
Estrutura molecular da Metilisotiazolinona (clique na imagem e veja um pouco mais desse composto) |
⠀
• Algumas marcas podem ter conservantes questionáveis como : Metilisotiazolinona (pode ter efeito neurotóxico e potencial alergênico) e formaldeído (metanal) ou os produtos liberadores de formaldeído como Hidantoína DMDM (pode ter efeito carcinogênico e potencial alergênico). Alguns marcas já retiraram esses elementos de sua composição mas algumas outras não.
Estrutura molecular da Hidantoína DMDM (clique na imagem e veja um pouco mais desse composto) |
⠀
• Questão Ambiental: o TNT não é biodegradável e gera fibras microplásticas que contaminam o oceano e vidas marinhas.
⠀
• O TNT poderia conferir um maior atrito à pele.
⠀
Opinião pessoal da Dra. Joice: use algodão e água no dia a dia e reserva os lenços umedecidos para aquela situação em que não consiga usar o algodão.
⠀
Se for utilizar o lenço umedecido prefira os de marca confiável e verifique a composição excluindo os que tem conservantes questionáveis.
Fonte:
Referências e inspiração a dermatopediatra: @dramarjorieuber
Recomendo fortemente!
Dra. Joice TrigoMédica - CRM 34177
Alergista e Imunologista Fiocruz - RQE: 18338
Pediatra Fiocruz - RQE: 18018
⠀
Vídeo Consulta – Inbox e no WhatsApp 21 98356-0295⠀⠀
Atendimento particular para crianças e adultos. ⠀
Nenhum comentário:
Postar um comentário