quinta-feira, 3 de maio de 2018

Bicarbonato de sódio reduz a dor no treino e acelera a recuperação muscular

Sodium bicarbonate.jpg

Bicarbonato de sódio (nome IUPAC: Hidrogenocarbonato de sódio) é um composto químico com a forma de NaHCO3. É um sal composto por íons bicarbonato e íons sódio. O bicarbonato de sódio é cristalino mas geralmente parece um pó fino.

SodiumBicarbonate.png
Hidrogenocarbonato de sódio (bicarbonato de sódio)
Aplicações
Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico. Em algumas formulações farmacêuticas, é misturado aos ácidos cítrico e tartárico, ambos sólidos.

Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante ("fermentos químicos"), para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, em especial quando misturado ao ácido tartárico, e na produção de bebidas gasosas (refrigerantes).

Além do uso farmacêutico e culinário, o bicarbonato de sódio também é um ótimo auxiliar na limpeza de ambientes e de roupas. O produto tem ação anti-mancha, anti-mofo e elimina o mau cheiro.

Outras utilizações do bicarbonato de sódio são como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes. A forma anidra do composto usa-se para absorver umidade e odores.

É utilizado na fabricação de extintores de incêndio com produção de espuma. No interior destes extintores encontram-se NaHCO3 sólido mantido em compartimento separado de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4). Quando estes extintores são virados, o que causa seu acionamento, o NaHCOe o H2SO4 se misturam e reagem, com liberação de CO2, propiciando pressão dentro do vaso, que causa sua ejeção e produzindo a espuma. Esses extintores são inadequados para uso em chamas em equipamentos e instalações elétricas, pois seu meio aquoso e salino conduz corrente elétrica, causando curtos-circuitos.

As reações envolvidas são:
2 NaHCO3H2SO4→ Na2SO4 + 2 H2CO3
H2CO3 → H2O + CO2(g)


Mas vamos ao assunto do título da postagem

por Paola Machado
Em exercícios com movimentos de alta intensidade e curta duração — como um treino HIIT, lutas, futebol –, o desempenho físico pode ser limitado pela acidose muscular, que ocorre quando temos aquela sensação de que o músculos está “queimando”. Mas você sabia que esse quadro de desconforto pode ser minimizado com um suplemento muito barato? Sim, o bicarbonato de sódio é uma ótima opção para evitar o problema. 

O pH dentro dos nossos músculos é neutro. Conforme você realiza a atividade física, o pH é reduzido ficando cada vez mais ácido –o que, além de gerar dor, pode diminuir a produção de energia, reduzir o desempenho e até levar à fadiga. Para evitar esse quadro, nosso organismo produz substâncias tamponantes, que evitam uma queda brusca no pH. No entanto, chega um momento do exercício que sua capacidade de tamponamento não é suficiente para evitar a acidose muscular. É aí que entra o bicarbonado de sódio. 

Bicarbonato de sódio e acidose intramuscular
O pH intramuscular de repouso é cerca de 7,1. Conforme o atleta faz o exercício, o pH reduz para cerca de 6,5 (exercício máximo). O músculo tem tamponantes e mantemos uma estabilidade durante esta ação, sem quedas bruscas. A capacidade que o músculo tem de neutralizar estes ácidos é diretamente proporcional a capacidade de resistir ao exercício, com consequente melhora na performance.

Assim, quando aumenta a capacidade tamponante, aumenta também sua capacidade de resistência à fadiga.

O corpo dispõem de vários sistemas de tamponamento de ácidos e regulação de pH, como os pulmões, rins, musculatura esquelética, vasos sanguíneos. No exercício, a ação mais importante são dos músculos esqueléticos e sistemas de tamponamento sanguíneo. 

Há estratégias para aumentar a capacidade tamponante extracelular, como a ingestão de bicarbonato de sódio, citrato de sódio e lactato –esse último é o único que tem um efeito ergogênico incerto, por este motivo, não será abordado aqui. Tanto o bicarbonato quanto o citrato de sódio têm efeito ergonômico comprovado no aumento da concentração de bicarbonato sanguíneo (substância tampão mais importante do sangue). 

As características do exercício –tempo e intensidade — vão determinar se os tamponantes vão ter efeito ergogênico. Exercícios muito longos e de intensidade moderada não são limitados pela acidez, portanto, o efeito ergogênico dos tamponantes não é tão evidente. Exercícios de curta duração e alta intensidade são limitados pela acidez. Neles os recursos tamponantes são efetivos como ergogênico.
  
Estudo feito com voluntários que praticavam exercícios contínuos mostra a faixa de duração da atividade física em que o efeito do bicarbonato de sódio tem efeito ótimo:
10 segundos | Sem efeito 
30 segundos | Sem efeito 
120 segundos | Melhora significativa 
240 segundos | Melhora significativa 

Sim, eu falei que os tamponantes têm efeito só em atividades curtas. Mas, como você viu, em exercícios curtos demais eles não geram efeito nenhum, pois a principal fonte de energia é o ATP-CP. Nesse caso, a formação de ácido é pequena e não provoca limitações. A maior produção de ácido ocorre em atividades em que há queima de oxigênio para gerar energia. 

Qual a dose eficaz de bicarbonato de sódio? 

A dose que melhora o desempenho e potência é entre 300 mg a 500 mg por quilo de peso corporal. Porém, a quantidade mais recomendada é de 300 mg/kg, já que doses muita acima desse valor causam efeitos colaterais, principalmente, gastrointestinais. Para evitar problemas, procure orientação médica para saber qual a quantidade certa para você. 

Quando ingerir o bicarbonato? 

O ideal é consumir a substância de 90 a 120 minutos antes do treino, pois esse é o tempo que leva para o bicarbonato ser digerido e atingir a circulação, aumento a concentração plasmática. 

A suplementação tem um problema: os benefícios trazidos pelo bicarbonato (ou citrato) sofrem influência direta do horário de ingestão. Portanto, é exatamente utilizar a substância no momento certo antes do treino/prova, para que ela traga efeito. Ou seja, mais uma vez, a orientação de um nutricionista ou médico é essencial para não errar. 

Referências: – McNaughton, L.R. Ergogenic effects of sodium bicarbonato. ACSM. Vol.7, n.4, 2008. – McNaughton, L.R. Bicarbonate ingestion: effects of dosagem on 60 s cycle ergometry.

FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_s%C3%B3dio
https://paolamachado.blogosfera.uol.com.br/2018/05/02/bicarbonato-de-sodio-reduz-a-dor-no-treino-e-acelera-a-recuperacao-muscular/

Nenhum comentário:

Postar um comentário