segunda-feira, 28 de maio de 2018

De olho no laboratório--> INFOGRÁFICO: símbolos de perigo e seus significados

por Carla Goulart

Símbolos de Perigo
imagem de http://www.quimicanaarea.com
Se você é daqueles que não ligam para rótulos, saiba que na Química o rótulo diz muito sobre a substância! Conheça agora os símbolos de perigo e os riscos associados a eles.

Conhecer os símbolos de perigo é um pré-requisito essencial para quem atua em laboratórios de ciências. Antes de manipular um composto químico é imprescindível ler as informações contidas no rótulo, como temperatura e local adequados ao armazenamento, e os pictogramas associados aos símbolos de perigo.

Estes pictogramas fazem parte do Globally Harmonized System (GHS), sistema internacionalmente adotado para classificação e rotulagem dos produtos químicos. Cada pictograma representa uma característica e os tipos de risco associados ao produto. Conhecendo os símbolos e os riscos a ele atrelados é possível planejar os métodos de proteção individual ou coletiva apropriados. Veja o infográfico a seguir.

imagem de http://www.quimicanaarea.com
Mas, e aqueles símbolos cor de laranja comumente encontrados nos rótulos? Estes estão sendo substituídos, para que os pictogramas sejam unificados no mundo inteiro. Vale ressaltar que, exceto o pictograma “IRRITANTE”, todos os demais são bem semelhantes nas duas versões. Fica fácil associar!
Irritante
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os símbolos de perigo, aproveite para baixar aplicativos de laboratório que trazem informações sobre os tipos e o grau de periculosidade de determinados solventes e reagentes. Esteja sempre atento e bem informado. Segurança em primeiro lugar!
Referências e Leitura AdicionalGlobally Harmonized System for Classifying Hazardous Chemicals – ACS
Understanding the Label – Sigma-Aldrich
FONTE: http://www.quimicanaarea.com/simbolos-de-perigo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário