quarta-feira, 16 de maio de 2018

Mindfulness (Atenção plena) pode melhorar a concentração

Quantas vezes você já pensou ou falou a frase “PARE E CONCENTRE-SE!” para si mesmo no meio da rotina de trabalho ou estudos? Pois é, com toda a distração que o mundo moderno traz, está cada dia mais difícil se concentrar. Por mais que muitas coisas possam ser feitas no modo automático, algumas precisam de muita atenção e concentração.

No ano de 2000 as pessoas se concentravam completamente por 12 segundos, de acordo com uma pesquisa recente. Em 2015, esse tempo caiu para apenas 8.25 segundos. O estudo constata, para comparação, que um peixe dourado se concentra por cerca de 9 segundos. Ou seja, o tempo de concentração total dos humanos está menor do que o de um peixe dourado.

Além disso, passamos mais ou menos onze minutos no máximo concentrados em uma atividade antes que alguém nos interrompa, segundo as estatísticas. E, se ninguém nos atrapalha, nós mesmos nos desconectamos. Para piorar, cada momento de distração faz com que se leve entre 10 a 20 minutos para recomeçar a atividade.

Dica: enquanto lê o artigo, que tal ouvir uma música relaxante?

Infelizmente, não estamos mais acostumados com o presente. Nosso corpo está aqui, mas nossa mente não. Estamos viciados em ficar constantemente conectados e atualizados, que até nos esquecemos do mais importante: nos conectar com nós mesmos. Nos acostumamos com esse agito diário, essa correria, esse mundo de distrações, e por isso não conseguimos mais viver no presente. Você consegue, por exemplo, ficar um único minuto sem pensar em nada? Quando não tem nada para fazer, você pensa em meditar, respirar profundamente e relaxar, ou já está buscando alguma distração?

Resultado de imagem para Mindfulness
imagem de Positive Psychology Program
Concentrar-se parecer algo tão simples, não é mesmo? Porém, na era digital ser plenamente consciente do que está ocorrendo aqui e agora é um desafio. E a falta da concentração não faz apenas com que a produtividade no trabalho e nos estudos desapareça. As distrações e o excesso de informação podem produzir estresse e ansiedade, além do sentimento de estar sempre atrasado e não ter tempo para nada.

Com a correria e o estresse do dia a dia, é comum observar que as pessoas tentam fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, porém no fim, acabam fazendo muito menos. O famoso e tentador multitasking (ato de realizar várias coisas ao mesmo tempo) não funciona para todos. O ideal mesmo é focar e se concentrar em uma única tarefa, sempre priorizando a qualidade, não a quantidade.


imagem de www.primecursos.com.br
Os budistas já sabiam há mais de dois mil anos – de acordo com pesquisas científicas – que além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, um estado de atenção consciente pode melhorar a criatividade, sendo possível avaliar e julgar as situações com mais clareza, desfrutar do que estamos fazendo e aumentar a resistência emocional.


Mas como podemos mudar isso? O que podemos fazer para obter concentração e foco total no que estamos fazendo?

Se você já é nosso leitor, provavelmente já viu nosso artigo com dicas para melhorar a concentração com a neurociência. Se ainda não viu, leia, e tente adotar alguns hábitos para a sua vida, pois podem melhorar muito sua concentração. Além disso, hoje vamos te ensinar a prática de mindfulness.

O que é mindfulness?

A mindfulness é a técnica de atenção plena, e pode ser uma excelente maneira de aumentar a concentração. Com alguns exercícios é possível treinar a consciência para que, sempre que você estiver desatento, perceba, pare, e consiga redirecionar a atenção. O treino de atenção plena deve ser frequente, pois assim você conseguirá provocar a neuroplasticidade – adaptação do cérebro – e fazer com que “voltar ao foco” se torne um hábito.

“A atenção é um "músculo" que deve ser treinado”

Assim como treinamos os músculos, também devemos treinar a atenção, para que seja fortalecida e não atrofiada. Os resultados aparecem com o tempo, por isso a importância de treinar diariamente.


O objetivo é que você comece a prestar atenção no que está fazendo, ou melhor, em TUDO o que está fazendo, seja estudar, comer, se exercitar ou ler um livro. Concentre-se em cada atividade do seu dia. Faça as coisas com calma, e mantenha-se no presente. Observe tudo, sempre respirando profundamente. Se alguma distração, pensamento ou preocupação vier à tona, simplesmente deixe passar, sem se prender ou julgar, e volte à sua atividade com concentração. Finalize o que começou.


imagem de www.primecursos.com.br
Durante a pausa do trabalho ou dos estudos, se afaste do computador, da TV, do tablet e até do smartphone. Sente-se por um momento e perceba as sensações em seu corpo e mente. Aprenda a relaxar.

Sempre que se sentir ansioso ou estressado, pare, respire, e tente meditar por alguns minutos. Coloque uma música relaxante ou apenas respire fundo e concentre-se apenas na sua respiração.

“SOMENTE O HOJE.
SEM O PESO DO ONTEM.
SEM A ANSIEDADE DO AMANHÃ.”


Aprenda a viver o agora. Que horas são? Que dia é hoje? Concentre-se no momento atual. Faça tudo com calma e sempre priorize a qualidade. Teste, e nos conte se está conseguindo melhorar sua  concentração. Não se pressione se não conseguir agora: faça aos poucos, mas não deixe de praticar. Os benefícios irão aparecer!

FONTE: https://www.primecursos.com.br/blog/prime-cursos/mindfulness-pode-melhorar-a-concentracao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário