sábado, 26 de maio de 2018

De olho no laboratório --> Sete aplicativos essenciais (bem legais) para laboratório de Química


Prepare o celular! Estes sete aplicativos gratuitos farão você economizar tempo, aprender sobre segurança no laboratório e adotar princípios de Química Verde! 

por Carla Goulart
imagem de www.quimicanaarea.com
Além de tirar belas fotos dos seus experimentos, seu celular pode fazer muito mais do que você imagina! Economize tempo, trabalhe com mais segurança e adote princípios de Química Verde utilizando aplicativos para laboratório! Confira nossa lista de sete apps gratuitos essenciais para químicos.
1- Periodic Table
Já precisou de uma tabela periódica e não tinha nenhuma em mãos para usar? Baixando um app específico para isso você nunca mais ficará perdido! O aplicativo Periodic Table vai muito além de uma tabela periódica básica. Desenvolvido pela Royal Society of Chemistry o app conta com diversas informações sobre os elementos químicos, como distribuição eletrônica, densidade, pontos de fusão e ebulição, eletronegatividade, raio atômico entre outras, além de belas ilustrações e vídeos sobre os elementos e suas aplicações. Disponível para IOS e Android.
2- Pró-Química
Muito mais que um simples app, Pró-Química é um manual rico em informações sobre as características e o grau de periculosidade de diversos compostos químicos. Além de oferecer conteúdo sobre riscos potenciais, este aplicativo para laboratório traz notas sobre segurança e ação em casos emergenciais. O app traz também legendas descritivas para os símbolos de perigo. A interface é simples e fácil de utilizar. Item essencial no celular de qualquer químico. Baixe agora: IOS | Android
3- Green Solvents
Se você está sempre atento aos princípios de Química Verde em seus experimentos, o aplicativo Green Chemistry será um grande aliado! Este app classifica os solventes de acordo com sete quesitos: segurança, inflamabilidade, descarte, ciclo de vida, toxicidade, periculosidade para o meio ambiente e reatividade. Para cada quesito os solventes recebem pontuação em uma escala de 1 a 10. Quanto mais próximo de 10, mais impróprio o solvente é. Assim, solventes com notas mais próximas de 1 são preferenciais para o uso. Além disso o app traz informações sobre massa molecular, pontos de fusão e ebulição e densidade dos solventes. Download: IOS | Android (Lab Solvents)
4- Solventes
Se o seu objetivo é obter informações sobre solubilidade, polaridade e ponto de ebulição, o aplicativo Solventes vai te ajudar. Super fácil de usar, o app contém informações diretas sobre propriedades dos solventes orgânicos. É uma mão na roda quando bate aquela dúvida: “dissolve ou não dissolve?”. Disponível para dispositivos Android.
5- Calculadora de Química
Este app é essencial para quem precisa constantemente fazer cálculos no laboratório. Indicado para calcular concentrações, massas ou volumes utilizados no preparo de soluções, Calculadora de Química é simples de usar e não ocupa muito espaço no seu celular. Poupe o tempo gasto com as contas! Baixe no seu smartphone Android agora mesmo!
6- Molar Mass Calculator
Também utilizado para realizar cálculos químicos, este app fornece a massa molar a partir da digitação da fórmula molecular, permite a conversão de massa para mol, a determinação da massa e do percentual de cada elemento em um composto, entre outras funções. Baixe no seu dispositivo Android.
7- Química
O aplicativo mais versátil dessa lista traz uma tabela periódica atualizada, informações sobre solubilidade, calculadora de massa molar e porcentagem ponderal, além de um campo para busca de reações químicas. Basta digitar os reagentes para verificar os produtos da reação. Baixe o app Química agora mesmo: IOS | Android
E se você conhece outro aplicativo para laboratório super funcional, compartilhe conosco nos comentários!

FONTE: http://www.quimicanaarea.com/aplicativos-para-laboratorio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário