quarta-feira, 23 de maio de 2018

De olho no laboratório--> Cinco regras fundamentais de laboratório de Química

Iniciar a rotina no laboratório de Química é uma experiência fantástica e ao mesmo tempo assustadora para muitos estudantes. Descubra cinco regras que te ajudarão a entrar com o pé direito no laboratório e no universo da pesquisa científica.
por Carla Goulart
Laboratório de Química
imagem de http://www.quimicanaarea.com
A boa dinâmica no laboratório de Química depende essencialmente do compromisso e dos hábitos de seus membros integrantes. As regras a seguir são fundamentais para que todos desfrutem de um ambiente experimental mais seguro e agradável.


1-
 EPI é fundamental

Para entrar sempre com o pé direito no laboratório de Química a primeira missão do dia é utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). São eles que garantem a segurança no desenvolvimento dos experimentos. Jaleco, óculos de proteção e luva são essenciais. Não entre no laboratório sem estar usando calça comprida e sapato fechado. Utilize sempre cabelo preso (segurança em primeiro lugar!) e evite apoiar o antebraço nas bancadas.
Mantenha sempre o foco no seu experimento. Conversar durante a realização de um procedimento pode colocar o seu trabalho a perder, ou até mesmo causar um incidente.

2- Estude os símbolos de perigo

Os símbolos de perigo são extremante úteis para sabermos como lidar com cada reagente, uma vez que eles mostram o tipo de risco associado a cada substância. Alguns reagentes podem ser corrosivos, outros tóxicos, explosivos, inflamáveis, etc. 
Para manter a segurança do laboratório em dia verifique também onde se encontra oextintor de incêndio do seu laboratório e esteja sempre atento a validade deste equipamento de segurança. Aprenda como manuseá-lo e instrua seus colegas a fazerem o mesmo. Faça isso o mais breve possível! Você não sabe quando precisará utilizá-lo.

3- Cuide de sua bancada

Sua bancada é um espaço que seu orientador separou para você trabalhar. Cuide dela com bastante zelo. Mantenha seus materiais de uso cotidiano organizados em gaveteiros ou caixas para liberar espaço de trabalho. Não esqueça reagentes e vidrarias de uso coletivo na sua bancada; os outros membros do laboratório podem estar procurando por esses itens. Lave sua vidraria ao término do dia de trabalho (você não vai querer iniciar um novo dia com serviço acumulado). Limpe sua bancada e os demais espaços do laboratório que você utilizou para manter o ambiente organizado e até mesmo evitar incidentes com resíduos das substâncias que você trabalha.

4- O caderno de laboratório pertence ao laboratório

Imagine que por algum motivo você leve seu caderno de laboratório para casa e acabe o esquecendo em algum lugar por onde passou. Agora pense que você jamais vai encontrar aquele caderno, e que nele estavam anotados dados de sua pesquisa, a rota ideal que você desenvolveu para produzir uma substância ou a sequência de procedimentos para fazer a extração de um grupo de substâncias de uma determinada planta. Aumente seu pesadelo imaginando que falta menos de seis meses para a defesa do seu TCC. Você não vai querer passar por isso. Portanto, mantenha seu caderno de laboratório no laboratório e não o tire de lá por nada! Ao término de sua pesquisa seu caderno deverá ficar em posse de seu orientador, para que os futuros integrantes do laboratório iniciem novos trabalhos tendo suas metodologias como base. A pesquisa continua!

5- Coloque etiquetas em tudo

Continuando na linha dos dramas de laboratório, imagine que você conseguiu sintetizar uma substância difícil de ser produzida e que deixou seu produto na bancada, sem etiqueta, junto com diversos outros frascos contendo substâncias. Qual deles contém o seu produto? Para não passar por isso, coloque etiquetas com códigos/nomes em tudo! Os códigos devem ser de fácil compreensão, para que seu orientador também saiba o que há em cada frasco. Anote todos os códigos e seus significados em seu caderno de laboratório e, se possível, faça uma tabela com os códigos de todas as substâncias que você produziu, para facilitar o acesso a eles em sua rotina diária.
Também não esqueça de verificar se os nomes dos reagentes antigos estão bem legíveis nos frascos. Com o tempo os rótulos dos reagentes vão se deteriorando e é de suma importância que a equipe do laboratório verifique e faça uma manutenção destes rótulos com frequência, para evitar que um reagente não seja encontrado por não estar devidamente nomeado.
Siga essas regras e entre de cabeça na pesquisa. O sucesso do laboratório depende da responsabilidade, dedicação e compromisso de seus integrantes.

FONTE: http://www.quimicanaarea.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário