sexta-feira, 8 de março de 2013

A Química nos cosméticos... um alerta!!!!!



Hoje não se imagina a vida sem cosméticos. Cremes, loções, xampus e uma vasta gama de produtos fazem parte da rotina de higiene e beleza de milhões de pessoas, mas poucos consumidores se dão conta de que sem a química os cosméticos não existiriam. Os efeitos obtidos pelos cosméticos são resultados de componentes e reações químicas cuidadosamente estudados. Na verdade, a ciência cosmética é extremamente vasta porque trabalha com a inter-relação de muitas disciplinas, como a química, a dermatologia, a biologia, a farmácia e a medicina, além de ser diretamente afetada por hábitos culturais, moda e fatores econômicos. 
(in: http://crq4.org.br/default.php?p=texto.php&c=historiadoscosmeticosquimicaviva)


O cuidado com a aparência existe desde os primórdios da civilização. No antigo Egito já se fazia uso de perfumes, unguentos e maquiagem nos olhos. Essa busca pela beleza foi se tornando cada vez maior, o que resultou em tecnologias cada vez mais avançadas para a fabricação dos cosméticos a que temos acesso atualmente. 

A Indústria de cosméticos é responsável pela elaboração dos mais variados produtos de beleza, e para isso ela investe bilhões de dólares anualmente. Conheça a química de alguns desses produtos:

Perfumes: os ingredientes Geraniol (aroma de rosa) e Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico.
                                  GERANIOL                                                             JASMONA

Cremes para a pele: são compostos por óleo de amêndoas, vaselina, lecitina, lanolina, etc.

Pós faciais: CaCO3 (carbonato de cálcio) e ZnO (óxido de zinco) são ingredientes do popular pó compacto. 

Batons: possuem na composição: álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelim, cera de abelha, etc.

Xampus: álcool comum, álcool oleico (age como condicionador) e alginato de sódio (age como espessador) estão entre os ingredientes dos produtos que deixam seus cabelos limpos.

Desodorantes: o ingrediente AlCl3.6 H2O é fundamental, além de álcool e perfume.         
(in: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/quimica-dos-cosmeticos.htm)


Pois é,  mas nem tudo é um "mar de rosas", são centenas de milhares de dólares gastos com testes (em seres vivos...), acumulo de detritos que podem fazer um grande mal ao ambiente, e muito mais...

Veja vídeo abaixo que fala e retrata sobre esse assunto, indique esse post, fale com suas amigas, quanto mais pessoas sabendo da verdade, melhor a escolha de "marcas" ou empresas que são politicamente corretas:


2 comentários:

  1. A reportagem é interessante mas o vídeo é tendencioso. O que são químicos tóxicos? " O banheiro se tornou um campo minado de toxinas porque contém produtos químicos?" Desde quando produto químico é tóxico? É interessante diferenciar toxicidade de produto químico. A toxicicidade de um produto está atrelada à concentração deste no organismo e não somente a sua presença no organismo. O que seria um produto químico atóxico? Aquele que pode ser "consumido" ou "usado" indiscriminadamente? Cuidado... "a quantidade é que faz o veneno"(Paracelso, sec. XV).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente caro Leandro dos Santos, o tendenciosismo do vídeo é provocador mesmo, de acordo com quem o fez/eleborou (que não fui eu), e a intenção é chamar atenção dos problemas que podem ser causados.
      Muito obrigado pela contribuição e atenção, estes são muito valiosos e sempre devem ser expressos para dirimir as controvérsias.
      Forte abraço.

      Excluir