quarta-feira, 27 de março de 2013

Nobel da Química hoje se beneficia do remédio que ajudou a criar


Químico Akira Suzuki é autor de estudo que possibilitou a criação de remédios mais eficazes contra a hipertensão. Em vista ao Brasil, falou ao site de VEJA.

Akira Suzuki: "Os jovens devem dar ouvidos aos mais experientes,
mas devem tomar as decisões sobre a profissão sozinhos" 
(Idário Café)
O Brasil recebeu nesta semana a visita ilustre do químico japonês Akira Suzuki, laureado com o prêmio Nobel da Química em 2010. Em 1979, aos 49 anos, ele publicou na revista Synthetic Communications o estudo em que descrevia a complicada reação química que lhe garantiria o prêmio Nobel três décadas depois. O procedimento facilitou a criação de remédios contra a hipertensão, câncer e defensivos agrícolas. 

Hoje com 80 anos, Suzuki é um dos 22 milhões de seres humanos beneficiados pela sua criação: é levemente hipertenso e toma, a cada dia, um comprimido que só existe porque se dedicou à carreira química. Narrando a própria vida, o químico deu um puxão de orelha em pais que controlam a carreira dos filhos, disse que o segredo para o sucesso está na originalidade e que se nascesse de novo, apesar de inicialmente ter desejado ser matemático, não abandonaria a química. Suzuki falou a jornalistas no Conselho Regional de Química de São Paulo e conversou reservadamente com VEJA.

Leia a entrevista completa aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário