sexta-feira, 19 de abril de 2013

Azedamento do leite e cansaço muscular: tem alguma relação isso?

       O gosto azedo da coalhada devido ao ácido láctico, produzido na fermentação do leite, sob a ação de bactérias.
       O ácido láctico ou lático ( do latim laclactisleite), é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool que apresenta fórmula molecular C3H6O3 e estrutural CH3 - CH ( OH ) - COOH. Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é a forma ionizada deste ácido. Foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, no leite coalhado.
      Esse ácido , produzido por bactérias do gênero Lactobacillus, diminui o pH do leite e coagula proteínas, formando o coalho.
     O ácido láctico também é produzido em nossas células quando realizamos intensas atividades físicas. Em situação de repouso ou atividades físicas normais, há oxigênio suficiente para que nossas células respirem de maneira aeróbica. 
       Mas, quando a concentração de oxigênio torna-se insuficiente, como ocorre no caso da prática de uma partida de futebol, ocorrerá a fermentação láctica. Nesse processo, parte da glicose transforma-se em ácido láctico , que se acumula no tecidos musculares, provocando dor.
        Este é chamado cansaço muscular, que pode ser atenuado por massagens ou atividades físicas moderadas (alongamento ), e que desaparece completamente com o repouso.

Fonte: http://juninhostefanelli.blogspot.com.br/2008/03/azedamento-do-leite-e-cansao-muscular-h.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário