quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A ciência explica por que o pão sempre cai com a manteiga para baixo...


Por que o pão sempre cai com a manteiga para baixo  A ciência explica!
Pesquisadores acreditam ter chegado a uma fórmula que explica o motivo de você sempre sujar a toalha da mesa ou o chão durante o lanche.

Pesquisadores da Manchester MET University, na Inglaterra, investigaram as curiosas razões que fazem com que uma fatia de pão com manteiga quase sempre caia com a manteiga virada para o chão.
Para chegar a essa conclusão, Chris Smith, um especialista em ciência alimentar, e sua equipe derrubaram cem fatias de pão da altura de 76 centímetros de uma mesa em um ambiente recriado no laboratório. A partir daí, os pesquisadores começaram a desenvolver fórmulas para explicar que a maneira com que o pão cai não é uma mera coincidência.
Assim, os pesquisadores descobriram que em 81% das simulações, o pão caiu com a manteiga virada para baixo. Comprovada a teoria, foram buscar as razões.
Os cientistas concluíram que ocorre uma combinação de forças de arraste e gravidade para que o evento aconteça. Isso faz com que, durante a queda, o pão só tenha a oportunidade de realizar meia volta no ar antes de tocar o chão. Resultado: uma toalha de mesa suja ou o chão lambuzado de manteiga.
O estudo foi conduzido em uma ação pensada para divulgar o seriado de TV Big Bang Theory, produção norte-americana que tem dois físicos entre seus personagens principais. No Brasil, o seriado é exibido pelos canais SBT e Warner Channel.
A questão do pão cair com a manteiga para baixo é o tipo de dilema que deixaria os protagonistas da série sem sono”, diz o pesquisador Chris Smith, professor da Universidade britânica.
Nossa pesquisa mostra que a Lei de Murphy existe quando falamos de torradas derrubadas no chão.
Fonte: NZN
E se você ficou curioso para entender melhor como o fenômeno acontece, confira a fórmula que os pesquisadores desenvolveram depois de realizar o experimento:
( ω – Rav ) / t = R
Onde, a velocidade de rotação (ω) menos a taxa de rotação influenciada pela força de arraste (Rav) é dividida pelo tempo disponível (t), o que determina o número de rotações (R) enquanto a fatia de pão cai. Resumindo, é sujeira na certa!
OU seja... tem gente curiosa pra tudooooooooooooooooooooooo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário