sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Calorias dos alimentos... termoquímica em prática!

A caloria é uma unidade de energia que se refere à capacidade dos alimentos em fornecer energia ao organismo. Na linguagem corrente, caloria é a forma prática e abreviada de kilocaloria (kcal). Esta energia é fundamental para as diversas funções do organismo como respirar, caminhar, pensar e manter os órgãos funcionando. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, há um excesso de calorias que começa a ser armazenado na forma de gordura gerando o excesso de peso e a obesidade.
As calorias vêm dos nutrientes presentes nos alimentos. Todos os alimentos contém quantidades variáveis dos três nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. O álcool, embora não seja considerado um nutriente, também fornece calorias ao organismo. A água, vitaminas e minerais não possuem calorias.
A quantidade de calorias varia de acordo com o nutriente:
1 grama de carboidrato  =  4 calorias
1 grama de proteína =   4 calorias
1 grama de gordura  =  9 calorias
1 grama de álcool  =  7 calorias

Como se pode observar, a gordura possui grande densidade calórica (mais que o dobro da proteína e carboidrato) e por isso é tão importante ficar atento às suas quantidades na dieta. As calorias dos alimentos dependem de seus nutrientes. A batata, por exemplo, é um alimento rico em carboidrato, mas não é 100% carboidrato; como também a carne não é 100% proteínas. Para se ter uma idéia, cada 100 g de batata cozida contêm 18 g de carboidrato, 1,9 g de proteína e 0,1 g de gordura e, portanto, 80,5 calorias.
Pessoas diferentes possuem metabolismos diferentes e isso afeta a maneira como o organismo usa e estoca as calorias. Sabemos que, em média, são necessárias 7000 calorias em excesso (ou seja acima do gasto calórico diário) para que a pessoa engorde um quilo de peso. Da mesma forma, para emagrecer um quilo é preciso um déficit acumulado de 7000 calorias. Em termos práticos, isso significa que comer 500 calorias a menos por dia corresponde a um emagrecimento de meio quilo por semana. Pode parecer muitas calorias para pouco emagrecimento mas basta imaginar que se uma pessoa aumentar apenas 100 calorias (ex: uma maçã média) a mais por dia ou caminhar 20 minutos a menos por dia já seria suficiente para um aumento de 5 kg em um ano!
Atualmente, todos os alimentos industrializados trazem em seu rótulo a composição nutricional bem como a quantidade de calorias. Prestar atenção a estas informações é de grande utilidade para o programa de reeducação alimentar e traz uma maior conscientização do valor de cada alimento para seu metabolismo. Isso, com certeza, permite escolhas mais saudáveis e resultados mais duradouros.
Fonte: Setor de Nutrição do Instituto Mineiro de Endocrinologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário