quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Química dos chás

Molécula do EGCG, princípio ativo do chá verde
Já falamos sobre café, chocalate e outras substâncias. Mas nada com um bom chá para  quem aprecia a bebida ou para se aquecer nesse inverno que vem chegando, principalmente quem mora na região sul do país. Mas além de uma excelente bebida os chás podem ser utilizados como estratégia de ensino como propõe Denise da Silva em sua Dissertação Química dos chás: uma temática para o ensino de química orgânica.


Presentes em diversas culturas ao redor do mundo, muitos o consomem em razão de  suas propriedades medicinais, pois são ricos em compostos biologicamente ativos (flavonóidescatequinaspolifenóisalcalóides, vitaminas e sais minerais) que ajudam na prevenção e no tratamento de inúmeras doenças.
Mas nem tudo o que chamamos de chá é realmente denominado chá. Originalmente os chás são oriundos de um arbusto proveniente da China, Camellia sinensis, que produz flores parecidas com as camélias, por isso seu nome científico, que em latim significa camélia da China. Todos os demais, que não são derivados da Camellia sinensis são denominados infusões herbais ou somente infusões.

A partir das folhas da Camellia sinensis pode-se produzir há diferentes tipos de chás de acordo 

com o processo de fermentação ao qual as folhas são submetidas: o chá branco não passa pelo processo de fermentação, o chá verde  possui uma fermentação leve ; o chá oolong é produzido com fermentação média e o chá preto é bem fermentado e possui o sabor ais forte.
E esses são apenas alguns exemplos. Ao variar o precesso de secagem da folhas é possível obter outros tipos.
  Os chás provenientes da Camellia sinensis possuem cafeína e concentração desta substância no chá depende  de vários fatores. Já as  infusões herbais geralmente não possuem cafeína.

A estrutura química de alguns chás pode ser observada na figura.
Chá de Boldo - princípio ativo o Eugenol, ou 4-prop-3enil-2-metoxibenzen-1-ol, possui fórmula molecular C10H12O;chá de camomila - camazuleno é um dos seus principais princípios ativos, sua fórmula molecular é C14H16 o 7-etil-1,4-dimetilazuleno; chá de hortelã - princípio ativo é mentol, 2-isopropil-5-metilciclohexanol de fórmula molecular C10H20O.
Além dos chás e infusões existem os blends, obtidos de combinações de diferentes plantas, e os chás goumert. São muitas possibilidades de se apreciar a bebida e são muitas moléculas orgânicas para trabalhar em sala de aula.

4 comentários:

  1. Gostaria do nome completo do professor pois quero me referenciar o texto que achei muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Valdilene, conforme está na publicação a fonte do texto está no link: http://www.cientistadidatico.com.br/2012/06/quimica-dos-chas.html

      Excluir
  2. Digite seu comentário...goster por ter apreciado este estudo que se referenciou em relacao as formulas moleculares de cha. tenho uma duvida professor...

    ResponderExcluir
  3. Qual e a fórmula estrutural do poejo

    ResponderExcluir