domingo, 16 de junho de 2013

Caminhão com Ciência: Divulgação científica de primeira na Bahia!!!


O projeto Caminhão com Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que foi contemplado pelo Projeto Ciência Móvel, do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia - DEPDI, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social -SECIS, do Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT e coordenado pela Academia Brasileira de Ciências. Nesse projeto, o DEPDI/SECIS/MCT/ABC tiveram como objetivo a utilização de veículos adequadamente equipados, para incursões nas grandes cidades ou pelo interior do país em atividades de divulgação científica de caráter itinerante.

Os objetivos específicos para o Caminhão com Ciência são:
1- Ampliar a consciência do público alvo acerca da função da Ciência na vida cotidiana. 
2- Atualizar profissionais da educação, líderes comunitários, agricultores, integrantes de movimentos sociais, da saúde e outros, acerca do conhecimento científico e inovações tecnológicas.
3- Estreitar as relações entre o conhecimento produzido e difundido no meio acadêmico e demais setores da sociedade.
4- Reduzir a incidência de doenças nas comunidades trabalhadas.
5- Ampliar a consciência do homem sobre o Bioma Mata Atlântica e demais recursos naturais da Região Sul da Bahia.
6- Consolidar na UESC atividades de extensão voltadas a divulgação e socialização do conhecimento científico. 

Os resultados pretendidos são fundamentais a uma mudança de atitude dos indivíduos frente ao inusitado. Colocando de forma mais mensurável, o numero de pessoas que virão, no futuro, a procurar carreiras cientificas. Ao mesmo tempo, o cidadão comum terá instrumentos de buscar explicações lógicas para os fatos e acontecimentos do seu dia a dia, tornando-se assim um individuo mais informado a cerca de sua realidade , tendo, portanto, condição de exercer a sua cidadania de forma plena.

O projeto conta com exposições nas áreas de Biologia, Física, Matemática, Paleontologia, Química, dentre outras mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário