terça-feira, 11 de junho de 2013

Fósforo realmente elimina cheiro de cocô (ou caca, ou obra rara, etc...)?


Sim, é possível. Esse milagroso efeito desodorante ocorre porque, quando aceso, o fósforo libera dióxido de enxofre, uma substância que tem um cheiro muito forte. Por serem muito sensíveis ao dióxido, nossos sensores nasais reduzem momentaneamente a capacidade de detectar outros odores, assim, o nariz deixa de sentir o cheiro do cocô.

Atribui-se outros fatores de menor importância que ajudam a reduzir o mau cheiro com essa clássica, infalível, barata e tudo-de-bom técnica caseira. Um deles é a fumaça de cor branca produzida durante a queima do fósforo. Essa fumaça é constituída de enxofre coloidal, que tem alta capacidade de absorver odores.

E o efeito pode ser reforçado com uma simples ação. Após acender o fósforo, molhe a cabecinha (opa!). O processo produz mais fumaça branca, potencializando a absorção. Isso aí, é pra apagar com o dedinho molhadinho.

Além disso, naquele momento tão íntimo de você consigo mesmo há uma pequena porção de gases que, além de fedidos, são inflamáveis. Neste caso, a queima do fósforo ajuda a reduzir ainda mais o odor por meio da combustão dos gases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário